Parestesia – A sensação estranha de ter formigas sobre o corpo!

Compartilhe
formigamento-no-corpo

Você sabe o que causa o formigamento no corpo? Não? São inúmeros os fatores que desencadeiam essa sensação em nosso organismo. Essas causas podem ser de ordem mental ou fisiológica, bem como ser apenas uma simples pressão em algum nervo, ou até mesmo, um alerta de uma doença mais grave.

“O estímulo que causa o formigamento pode ser tanto resultado de pressão no nervo, quanto de um processo inflamatório ou, o que é mais comum, falta de irrigação sanguínea.”

Portal São Francisco.

O fato é que gera muito desconforto e um certo estranhamento, quem nunca acordou com pernas ou braços formigando? E quando as “formiguinhas” estão em outra área menos comum (boca)? É horrível não é?!

Às vezes estamos com as pernas cruzadas e de repente começa a reverberar o incômodo. Falta firmeza na região, gera raiva, medo, ansiedade e a sensação de não saber como proceder nessas situações. Mas isso irá mudar agora, com as nossas dicas de como se livrar do desconforto, assim como, identificar qual é o fator que está desencadeando o formigamento no corpo.

reposicao-hormonal

É formigamento mesmo?

O que nomeamos popularmente de formigamento, na verdade se chama parestesia, que é determinada como uma sensibilidade desagradável que acomete principalmente as nossas extremidades, ou seja, os nossos braços e pernas, todavia, pode acometer também os nossos rostos, tórax e abdomens.

A parestesia simples é quando os nossos nervos são pressionados, e essa condição faz com eles acionem os estímulos receptores do tato e do controle muscular (movimentação). O sistema nervoso periférico é a região que quase sempre é impactada, principalmente as fibras (nervos) aferentes e eferentes.

Entretanto, o formigamento no corpo pode ser resultado de uma disfunção mental, metabólica e/ou hormonal. Veja a seguir as disfunções que podem causar esse desconforto.

Causas que geram o formigamento no corpo

Conforme foi mencionado, o formigamento no corpo pode ser desencadeado por algumas disfunções no organismo – é de suma importância ao sermos acometidos pela parestesia identificarmos qual é a causa que está por traz dos sintomas. As causas que podem propagar o formigamento são:

O tratamento

O tratamento para o formigamento no corpo está intrínseco a causa, ou seja, através da análise e do diagnóstico que será possível identificar qual será a melhor terapêutica para a situação.

Prevenções para evitar o formigamento no corpo

A prevenção para a parestesia perpassa por inúmeras ações, entretanto, é necessário reforçarmos para você mulher, que todas as prevenções estão relacionadas a mudança de hábito. Viver de uma maneira mais saudável é fundamental para quem deseja se livrar dos formigamentos.

Evitando o mau posicionamento do corpo

Correção de postura

A melhor maneira de prevenir a parestesia simples é através da correção da postura, bem como, da alternação do posicionamento. Evite ficar muito tempo na mesma posição, se você tem o hábito de sentar cruzando as pernas, não se esqueça de trocar as pernas de vez em quando.

Cuidado quando for dormir

Quando você for dormir tome cuidado para não deitar em cima dos braços, ou deixar uma das pernas muito tempo sustentando todo o peso do corpo. Se possível, coloque um travesseiro entre os joelhos caso você tem o costume de deitar de lado, ou coloque de baixo deles, caso você prefira dormir de barriga para cima. Esse atitude ajuda na circulação, bem como, não deixa a coluna sob pressão.

A prevenção no serviço

No seu serviço alterne os momentos em que você fica sentada na cadeira, com períodos de pequenas caminhadas pela sua empresa. Sugerimos que de 1 em 1 hora, você caminhe por alguns minutos pela organização. Aproveite para saborear um cafezinho.

A melhor prevenção é o movimento!

formigamento-no-corpo

Movendo o corpo

Uma boa maneira para prevenir o formigamento no corpo é realizando atividades físicas, pois através desse comportamento, você irá afastar as possíveis doenças que podem propagar o desconforto das formigas e deixará o seu corpo ativo, forte e em movimento. Pois, um corpo que se move, de formigamento não sofre!

Alongando o corpo

Deixamos de alongar o nosso corpo durante o dia, e essa negligência pode colaborar com a parestesia. Devemos alongar-nos pelo menos duas vezes ao dia para evitar os desconfortos causados pelo organismo enrijecido. Alongue os músculos, articulações e tendões e você verá o bem que essa atitude fará para a sua vida.

Dicas para combater a parestesia

Se você já sofre com o formigamento no corpo as prevenções citadas servem também como dicas para combater o quadro. Nós do Saudável e Feliz separamos também, algumas dicas de alimentação para você dizer adeus para esse incômodo. Veja a seguir:

Consuma frutas cítricas

Uma das maiores vilãs causadora do formigamento no corpo é a má circulação, e não há nada no mundo melhor para combater essa situação do que as frutas cítricas. Isso porque, elas são ricas em vitamina C, nutriente que colabora no bem-estar dos nossos vasos sanguíneos. Portanto, consuma as frutas:

  • Laranja;
  • Abacaxi;
  • Acerola;
  • Mexerica;
  • Kiwi;
  • Limão.

Consumir beterraba também é muito benéfico para o nosso sangue! Consuma as frutas vermelhas, pois elas ajudam a ativar a circulação. Que tal uma salada de frutas com:

As verduras de folhas escuras, também devem fazer parte do cardápio de quem quer afastar a má circulação e o formigamento.

Beba chá!

Tomar um chá de camomila é muito relaxante, não é? Você sabia que ele pode ajudar a combater a parestesia causada pela má circulação? Outros chás que você não pode deixar de tomar são:

Combatendo a parestesia causada pelas disfunções mentais

Pode até parecer que não, entretanto, as disfunções mentais podem causar o formigamento no corpo, um bom exemplo é a ansiedade que causa a hiperventilação do organismo e desencadear a parestesia.

Quando estamos envoltos em um quadro ansioso, desregulamos a respiração e como consequência algumas partes dos nossos corpos sofrem com a sensação esquisita (parestesia). É muito recorrente ouvir queixas de pessoas ansiosas que as suas bocas estão formigando, assim como, os braços e/ou as pernas.

Para reverter a situação é de suma importância combater o gatilho que está desencadeando o sofrimento, talvez investir em mais tempo para o lazer, buscar momentos que lhe tragam bem-estar, se afastar daquilo que te faz mal e, caso você perceba que sozinha não conseguirá lidar com esse rompimento procure um psicólogo.

ma-circulacao

Você gostou de saber um pouquinho mais sobre o formigamento no corpo? O que você faz para combater essa sensação? Não deixe de dar o seu depoimento. Nós queremos muito saber como você enfrenta o formigamento. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

  1. A um ano atrás comecei a ter formigamentos no corpo ignorei a um bom tempo então fui a o médico foi uma consulta rápida ele disse apenas para eu comprar um remédio para má circulação que não resolveu em nada e até hoje ainda tenho, minha mãe acha que é besteira e que é da idade e que é coisa temporária, eu tenho 15 anos e tá fazendo mais de um ano que eu tenho esses formigamentos.. fiz exame de sangue não deu nada além de açúcar um pouquinho alto, isso realmente é temporário ? Até hoje não tive nada de efeito colateral dos formigamentos mas é algo que gera um incômodo absurdo.

    • Olá Rodrigo! Tudo bem? Se o formigamento está te incomodando, você está certo em procurar a causa responsável pelo desencadeamento do fenômeno. A sensação de dormência no corpo, não está vinculada apenas a má circulação, problemas na coluna ou nos vasos sanguíneos podem desencadear o sintoma, bem como o sedentarismo. Indicamos que você faça alguns exames para averiguar a saúde das suas artérias, coluna e coração, assim como faça um levantamento dos seus hábitos. Já pensou em se consultar com um cardiologista, ou com um angiologista? Eles podem te ajudar a descobrir o que está por trás do formigamento. Recomendamos também, que você reveja os seus hábitos alimentares e coloque mais atividades físicas na sua vida. Conte conosco! Um forte abraço da equipe Saudável e Feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui