Sucos para anemia: um brinde a saúde!

Compartilhe
sucos-para-anemia

Você já ouviu falar nos sucos para anemia? Eles são uma boa pedida quando o intuito é prover para o organismo, os nutrientes necessários para que se possa reverter o quadro de debilidade nutricional.

“A anemia é uma anomalia que se caracteriza pela diminuição da concentração de hemoglobina (pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos – eritrócitos – e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos) dentro das hemácias, pela redução de hemácias no sangue.”

-Eliene Percília.

A anemia é uma disfunção muito recorrente na população, ela pode estar intrínseca a falta de alguns nutrientes primordiais para a fabricação dos glóbulos vermelhos em nosso organismo. Essa carência pode ser de ferro, vitamina B12, ácido fólico, zinco dentre outras proteínas, ou pode ser por perca de hemácias por consequência de uma doença ou por um acidente (sangramento).

O fato é que para alguns tipos de desequilíbrio ou escassez de nutrientes, os sucos para anemia podem ajudar as pessoas a recompor a “dispensa” de minerais, de proteínas e de vitaminas.

teste-da-menopausa

 

Portanto, separe o liquidificador e não se esqueça de acrescentar na lista de compras os alimentos que fazem parte das receitas dos sucos para anemia que serão ensinados aqui no blog do Saudável e Feliz. Se possível tente variar no preparo das receitas, bem como, deixe a sua criatividade aflorar quando for servir os sucos.

Sucos para anemia

Os sucos para anemia são compostos por alimentos que ofertam em grande quantidade os nutrientes faltantes do organismo anêmico, em especial, o ferro, pois segundo as pesquisas  e os especialistas, esse nutriente é o responsável por 90% dos casos diagnosticados de anemia.

Pensando nisso, separamos apenas as receitas em que o ferro aparece na maioria dos ingredientes, e visando a dificuldade de absorção dele, os sucos foram aditivados com a vitamina C, pois ela colabora para que o mineral seja aproveitado positivamente.

Suco: explosão de vitamina C

A vitamina C é importante, pois ela ajuda na absorção do ferro. Esse suco cai super bem, como acompanhante daquele prato trivial de feijão, arroz e bife de fígado (riquíssimo em ferro), pois irá colaborar para que o seu corpo possa realmente aproveitar o consumo do nutriente.

Ingredientes

  • 3 goiabas (branca ou vermelha sem casca);
  • O suco de 2 limões;
  • 4 fatias de abacaxi;
  • 1 copo de água (200 ml);
  • Açúcar mascavo (para adoçar);
  • Aveia (para decorar).

Modo de preparo

Em um liquidificador bata todas as frutas, com a água e acrescente um punhado de açúcar mascavo (o açúcar mascavo é rico em ferro), mas não exagere na quantidade. Após garantir a mistura de todos os ingredientes despeje em um copo e, polvilhe um pouco de aveia (a aveia também oferta o ferro) sobre o suco e sirva logo em seguida.

Suco: casamento perfeito

Não é segredo para ninguém que a laranja é uma das frutas que mais oferta a vitamina C, em paralelo, a beterraba possui um grande teor de ferro. Juntos esses dois alimentos formam o casamento perfeito.

Ingredientes

  • 1 beterraba;
  • O suco de duas laranjas;
  • Um copo de água (100 ml);
  • Folhinhas de hortelã (para decorar).

Modo de preparo

Corte a beterraba para facilitar o processo do liquidificador. Bata todos os ingredientes menos o hortelã, até formar um líquido homogêneo. Em seguida despeje em um copo e decore com as folhas de hortelã. Se você quiser potencializar o seu suco “casamento perfeito”, você pode adoçar com açúcar mascavo, ao invés do refinado e acrescentar uma colher de sopa de linhaça. A fama desse suco para anemia é tão grande, que muitos médicos o recomendam assim que foi detectada a disfunção de nutrientes.

sucos-para-anemia

Suco: laranja é uma cor saudável

O agrião é um vegetal folhoso que oferta o ferro, a cenoura irá ajudar o corpo a absorver o nutriente (ferro), graças a sua oferta de vitamina C, bem como, das vitaminas A, B2 e B3 que irão ajudar o corpo a ficar mais forte.

Ingredientes

  • 3 cenouras;
  • 2 maços de agrião;
  • 1 copo de água (200 ml);
  • Folhas de hortelã (para decorar).

Modo de preparo

Pique os 2 maços de agrião e corte as 3 cenouras, em seguida coloque-os no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea e consistente. Com as folhas de hortelã decore o copo e sirva-se.

Suco: o sabor do vermelho

Esse suco além de ofertar o ferro para produzir as hemácias, irá proporcionar uma verdadeira faxina no seu sangue. Você ficará revigorada e saudável com o sabor. Sem sombra de dúvida será o seu suco para anemia predileto!

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador coloque as 3 amoras, os 5 morangos, a maçã (cortada sem semente) e a água. Bata até obter uma mistura consistente, em seguida despeje em um copo e acrescente a amora que sobrou para decorar. Esse é um tipo de suco que não necessita ser adoçado, todavia, caso você não consiga consumir sem adoçante, opte pelo açúcar mascavo.

Suco: las niñas saludables (meninas saudáveis)

Esse suco para anemia faz uma menção aos nossos vizinhos da América do sul e central, graças à salsa e ao abacaxi. A salsa possui um alto teor de ferro, e como sempre, é acompanhada de um alimento (abacaxi) que oferte a vitamina C para ajudar na absorção.

Ingredientes

  • 3 talos de salsa;
  • 4 fatias de abacaxi;
  • 1 copo de água (200 ml);
  • Açúcar mascavo (para adoçar).

Modo de preparo

No liquidificador bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. O sabor desse suco é bem peculiar, portanto, fique à vontade para adoçá-lo com açúcar mascavo. Você pode alterar a água, por água de coco.

Atenção! A anemia pode ser um sinal do corpo indicando uma  doença mais complexa, tanto que existem alguns especialista que não a nomeia como uma doença, e sim, como um desequilíbrio nutricional.

O diagnóstico se dá apenas através de especialistas e, por exames clínicos. Cuide-se! Você gostou dos nossos sucos para anemia? Deixe o seu comentário, participe.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui