Os benefícios da uva

Compartilhe
os-beneficios-da-uva
Veja o quanto essa saborosa fruta pode fazer pela sua saúde.

O sabor agradável faz dessa fruta uma das mais populares e presente nas mesas dos brasileiros. Engana-se quem acha que ela é apenas originária do mediterrâneo, a uva é originária de diferentes partes do mundo como África, América do Norte e Ásia.

Por ter o consumo tão disseminado e longínquo, será que conhecemos os benefícios da uva? Ela está registrada em muitos escritos e obras de artes – sendo a estrela do banquete de muitas histórias da humanidade, o cultivo dela remetem a mais de 5.000 anos a.c.

Constituída por várias cores e inúmeros tons, estima-se que há cerca de 60 espécies e um número impressionante de variedades, podendo, ser destinada para o consumo imediato, para a produção de insumos de sucos e vinhos ou para a desidratação tornando-se uvas passas. Veja a seguir alguns dos benefícios da uva para a saúde do corpo.

reposicao-hormonal

Os benefícios da uva para a saúde do coração

Ela é um ótimo anticoagulante sanguíneo, isso porque, a fruta aumenta os níveis de óxido nítrico no sangue e, o resultado é a redução da coagulação, apenas por isso, ela deveria ser considerada a amiga número 1 do coração, todavia, os benefícios não param por aí.

A uva oferta o pterostilbeno que age na redução dos níveis do colesterol, bem como, ela ainda é rica em antioxidantes que colaboram na oxidação do mau colesterol. Já que estamos abordando sobre os antioxidantes presentes na fruta, não podemos negligenciar o resveratrol e a quercetina, ambos são flavonoides e estão presentes nela. Essa dupla dinâmica que não é explosiva, mas é fundamental para a preservação e proteção das artérias de mazelas.

O resveratrol (guarde bem esse nome) é responsável pela diminuição das atividades da angitensina, que é um hormônio propulsor da pressão arterial.

Vale ressaltar que esses antioxidantes impedem que ocorram outros malefícios ao aparelho cardiovascular, pois inibem as ações negativas dos radicais livres, com isso, as toxinas são removidas do sangue, e um corpo sem toxinas será um corpo saudável e belo.

“Os compostos vegetais presentes na uva parecem ter também um excelente benefício no controle dos níveis sanguíneos de açúcar, a glicemia. Pesquisas mostraram que a suplementação com resveratrol promoveu uma queda de 10% na glicemia de pacientes com estado pré-diabético. Além disso, ele pode melhorar a sensibilidade das células do organismo à insulina. Um quadro de resistência à insulina é característico de doenças como síndrome metabólica e é fator de risco para desenvolvimento de diabetes, causando picos de insulina e hipo e hiperglicemia.”

-Mundo boa forma.

os-beneficios-da-uva

O aparelho digestivo

Os benefícios da uva para a saúde do aparelho digestivo são inúmeros. Ela é ótima para o bem-estar do aparelho digestivo, pois possui em grande quantidade fibras, celuloses e ácidos orgânicos. As fibras são excelentes limpadoras do trato intestinal, melhorando com isso o aspecto, bem como, a qualidade da flora.

As fibras ainda evitam a prisão de ventre, são laxantes naturais, auxilia na formação do bolo fecal e colaboram com o bom funcionamento dos órgãos: fígado e estômago. Para com o estômago, o cuidado consiste em ajudar na recuperação de úlceras e da gastrite.

Os benefícios da uva para a saúde mental e cognitiva

A uva pode colaborar no retardamento das demências relacionadas ao envelhecimento do cérebro. Graças ao resveratrol que colabora no impedimento do processo danoso das células cerebrais, esse flavonoide aumenta o fluxo de sangue, melhorando com isso, as funções cognitivas. A fruta ainda é responsável pela diminuição do peptídeo amiloide-beta muito presente em pessoas que estão sofrendo da doença de Alzheimer.

Combate do câncer

Veja os benefícios da uva no combate do câncer. Ela pode receber o título de fruta anti-câncer, pois reduz consideravelmente o metabolismo das células cancerígenas, isso devido ao tão poderoso antioxidante: resveratrol.

Outro antioxidante presente na uva é o proantocianidinas que também se mostrou eficaz na luta contra o câncer. Os antioxidantes combatem o processo de oxidação agressivo causado pelos radicais livres em nossos corpos. O consumo da uva pode colaborar na prevenção dos cânceres de mama, próstata, pele e do cólon.

Os benefícios da uva para a pele

Aqueles mesmos antioxidantes que fazem para os nossos órgãos internos, também ajudam na saúde do maior órgão do corpo humano: a pele. Isso porque, o processo de oxidação dos radicais livres, conforme já foi mencionando, é barrado pelos antioxidantes, com isso, diminuíssem as acnes, rugas e de manchas.

A uva ainda oferta a vitamina C, que colabora contra o envelhecimento da pele e para o bom funcionamento do processo digestivo, que quando está em total equilíbrio reflete na pele proporcionando mais brilho e um aspecto aveludado.

A fruta xodó dos gregos ainda possui ações antimicrobianas e antiinflamatórias, pois mitiga os fatores de necrose tumoral alfa (IL-6), a interleucina 6 (IL-6), interleucina-1 beta (1L-1B).

Curiosidades sobre a uva

A fruta além de ter os benefícios apresentados acima, ela ainda:

  • É rica em sais minerais: cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio;
  • Oferta vitaminas B1 e a K , fundamentais para a saúde dos nossos ossos;
  • Oferta proteínas, carboidratos, iodo e fósforo;
  • É amiga dos rins, pois reduz o ácido úrico;
  • Revigora o sistema imunológico;
  • Combate enxaquecas e as dores de cabeça;
  • Oferta o cobre, fundamental para fixação do ferro na hemoglobina e, com isso, melhora o transporte do oxigênio no sangue;
  • O resveratrol protege a pele contra a ação nociva dos raios ultravioletas.

“[…] um estudo publicado no Internacional Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism, em 2014, identificou que o resveratrol, um dos compostos antioxidantes presentes na uva, pode ser capaz de aumentar o gasto energético no tecido muscular ajudando a queimar mais calorias naturalmente.”

-Mundo boa forma.   

É muita coisa boa em uma pequenina fruta, não é?! Você já conhecia algum desses benefícios ou curiosidades? Deixe o seu comentário. Participe!

  

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui