7 Benefícios da melancia para a saúde

Compartilhe
os-beneficios-da-melancia-para-a-saude
Conheça o que a fruta queridinha do verão pode fazer pela sua saúde. São tantos benefícios que você irá querer obter uma plantação.

Você conhece os benefícios da melancia para a saúde? Não?! Que ela é a fruta mais requisitada no verão isso você sabe! Não é?! Pois é, a melancia é a fruta mais consumida quando as temperaturas estão nas alturas, todavia, os seus predicados não se delimitam apenas com a hidratação e o refrescamento do corpo.

Ela possui inúmeros nutrientes, que podem ajudar você a obter uma saúde forte e resistente contra inúmeras mazelas. Do desempenho sexual à saúde dos olhos, a melancia pode ajudar com o seu arsenal de vitaminas e minerais.

A fruta tricolor oferta tanta coisa boa e do bem, que você irá alterar completamente os seus pressupostos em consumi-la apenas no verão, e, passará a degusta-la sempre que houver a possibilidade. Portanto, pegue a faca e compartilhe com os seus conhecidos os benefícios da melancia para a saúde.

Quais são os benefícios da melancia para a saúde?

A melancia é um dos frutos com maior índice de água do nosso planeta. Para você ter uma noção da quantidade de líquido de que ela é constituída, saiba que fica em torno dos 90% de água. Apesar desse grande volume de líquido engana-se quem acha que por isso ela é pobre em nutrientes, veja a seguir as vitaminas e os sais minerais que a fruta oferta:

  • Vitamina C;
  • Licopeno;
  • Betacaroteno;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B3;
  • Vitamina B6;
  • Ácido pantotênico;
  • Biotina;
  • Ácido fólico;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Cobre;
  • Citrulina;
  • Cucurbitacina.

reposicao-hormonal

1. Prevenção das doenças cardíacas

A melancia pode colaborar na prevenção das doenças cardíacas, isso porque, ela oferta a citrulina. Quando consumimos a citrulina, o nosso corpo a metaboliza em um aminoácido chamado de arginina.

Por sua vez, a arginina é aproveitada pelas enzimas existentes em nossos organismos para sintetizar o gás óxido nítrico, responsável por melhorar o desempenho de nossas artérias, bem como, colabora com o relaxamento dos vasos sanguíneos. Com isso, quem sai ganhando é o nosso coração que fica ainda mais robusto e saudável.

Os nutrientes: licopeno, betacaroteno e a vitamina C colaboram revertendo os quadros de estresse oxidativo, quadro responsável pela oxidação de proteínas e lipídeos que levam a propagação de placas arterioscleróticas que podem resultar em um infarto dentre outras doenças.

2. Combate a pressão alta

Graças a conversão de citrulina em arginina, as pessoas que são hipertensas são beneficiadas quando consomem a melancia. A sintetização do gás óxido nítrico é um fantástico vasodilatador e relaxador da musculatura das artérias. Esse processo é fundamental para reduzir a pressão arterial e impedir que ocorra um AVC ou outra doença resultada da hipertensão. O potássio também age como um vasodilatador contribuinte para com a pressão arterial. É não é? digno de estar entre os benefícios da melancia para a saúde?

3. Colabora na formação óssea

É sabido que a pós-menopausa traz consigo, a perda da densidade óssea para o corpo feminino, todavia, é possível reverter essa situação consumindo a melancia, isso porque, ela oferta licopeno, que é um estimulante natural da formação óssea. Portanto, a fruta é uma forte aliada das mulheres que sofrem ou não querem ser acometidas pela osteoporose.

4. A melancia é parceira dos rins!

A melancia é um diurético natural que ajuda a eliminar a urina aumentando o fluxo de excreção. E quem ganha com isso? Os seus rins, bem como, o seu corpo como um todo, isso porque, na urina são eliminadas todas as toxinas e micro-organismos que podem ser maléficos para a saúde.

E a parceria entre a melancia e os rins não para por aí! Através do potássio presente na fruta, o par de órgãos responsáveis pelo sistema urinário realiza uma faxina, com o intuito de deixar tudo um brinco para continuar trabalhando em todo vapor e “urina”.

beneficios-da-melancia-para-a-saude

5. Ajuda a enxergar melhor…

Com o avanço da idade o desempenho de alguns órgãos pode não ser tão potente, todavia, é possível reverter essa situação aumentando a dosagem dos nutrientes que estão escassos. Um bom exemplo é a visão, com o tempo a acuidade pode sofrer um declínio, todavia, a melancia pode colaborar contra esse processo. Isso mesmo!

A fruta gigante oferta o betacaroteno que em nosso organismo é transformado na vitamina A. Não é mágica é bioquímica! A vitamina A ajuda a combater a degeneração da visão, bem como, impede a cegueira noturna.

6. Auxílio na luta e prevenção do câncer

A melancia oferta a vitamina C, licopeno e o betacaroteno. Que são antioxidantes fundamentais na luta, bem como, na prevenção de alguns tipos de cânceres:

7. Disfunção erétil

A melancia ajuda na disfunção erétil, pode comprar uma dúzia e mandar o seu companheiro devorar todas (brincadeira!). Lembra a citrulina? Aquela que se transforma em arginina em nosso organismo que sintetiza o gás óxido nítrico? Pois bem, esse gás não só vasodilata as artérias do aparelho cardíaco, os vasos sanguíneos do aparelho reprodutor também são beneficiados com esse processo. E quando ocorre uma vasodilatação, o sangue circula com mais facilidade e irriga o pênis facilitando a ereção.

A melancia é ótima, mas não é remédio!

Por mais que saibamos que a fruta é magnífica para com a nossa saúde, não devemos deixar de tomar os medicamentos e passar a consumir apenas ela. Lembra-se, o excesso também faz muito mal. A melancia deve ser um complemento em prol da saúde.

Gostou? Então deixe o seu comentário dando a sua opinião sobre os benefícios da melancia para a saúde. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui