Dicas para relaxar – 5 dicas simples e fáceis!

Compartilhe
dicas-para-relaxar
Você está muito estressada, necessitando de relaxar urgentemente? Aprenda as nossas dicas para relaxar e deixar a mente e o corpo mais equilibrados.

Aprenda dicas para relaxar e melhorar a sua saúde! Você está estressada? A sua rotina é exaustiva e intensa? Você sente que a sua vida está rodando sempre em pisca alerta? Você dorme e acorda tensa? Você precisa de dicas para relaxar.

O estresse é um estado propulsor de inúmeras disfunções no corpo, viver sob essa condição desencadeia inúmeras doenças, e a mulher é ainda mais impactada. Obter táticas para se desvencilhar dessa condição é fundamental! Tanto para a sua saúde física e mental, bem como, para as pessoas que pertencem ao seu vínculo de convívio.

A nossa sociedade caminhou a passos largos com inúmeros avanços na ciência e na tecnologia, todavia, estamos pagando o preço pelas conquistas. Vivemos em uma disputa interna e externa por espaço e status, nos tornamos gladiadores contemporâneos em busca do sucesso.

Todavia, viver nessas condições é anormal e, volta e meia, cansamos, adoecemos e perecemos nessa guerra, como manter o mínimo possível de sanidade em meio, a essa atmosfera conflitiva? Precisamos relaxar! Para renovar as energias e forças para seguir na labuta diária. Portanto, seguem as dicas para relaxar do Saudável e Feliz, pois você precisa.

Dicas para relaxar

As dicas para relaxar que serão apresentadas aqui, foram pensadas no cotidiano exaustivo das mulheres. Portanto, elas buscam se readequar com as rotinas diversas e dinâmicas de cada mulher.

Dica 1- Um banho revigorante!

Às vezes após um dia exaustivo, o que mais queremos é chegar a nossos lares, e poder tomar um banho relaxante, e sim, eles realmente funcionam, isso porque, a água em temperatura quente, proporciona o relaxamento da musculatura que está tensa.

O banho permite também, que você pense na sua postura e nas suas atitudes, ou seja, ele é ótimo para analisar e colocar as ideias em seus devidos lugares. É uma renovação do corpo e da mente, isso acontece porque, a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, resultando na fluidez do sangue e do oxigênio. O banho quente também é o convite para o sono, outra dica para relaxar do Saudável e Feliz.

“O banho desacelera a frequência cerebral, suavizando nossas ondas mentais e deixando-as mais próximas do estado alfa, que é aquele de relaxamento profundo, semelhante à meditação ou ao momento de cair no sono. Quando isso acontece, você se desprende totalmente do estado de atenção e alerta e abre sua mente para novas percepções e ideias.”

-Autor desconhecido.

reposicao-hormonal

Dica 2- Uma noite de sono reconfortante

Se você está com fadiga mental e física, o sono pode ser o seu grande aliado para descomprimir toda essa carga. Através do sono, o nosso corpo regenera os desgastes ocasionados durante o dia, bem como, reorganiza as nossas memórias. Uma noite de sono bem aproveitada é o balsamo para os nossos corpos e mentes, tanto que ao despertar do dia, estamos mais relaxados e revigorados.

Invista na qualidade do seu sono, um quarto com condições confortáveis é fundamental, pois noites mal dormidas colaboram para o aumento da carga de estresse, assim como, colabora para o aparecimento de doenças cardíacas, pressão alta e até mesmo um AVC.

Quando for dormir evite o contato com os equipamentos eletrônicos, eles podem impactar na qualidade do sono, assim como, podem prejudicar que você entre em estado de relaxamento.

“A melatonina, o hormônio regulador do sono, só é liberado quando o ambiente está mais escurinho, iluminado por um abajur, por exemplo. A Luz dos equipamentos eletrônicos pode dificultar a produção dessa substância.”

-Denise Pará Diniz, Psicóloga Coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp.

Dica 4- Relaxamento progressivo

A carga de estresse é tão atenuante, que precisamos desenvolver alguma válvula para dar conta de toda a demanda acumulada. Você pode relaxar de uma maneira simples e prática, através da técnica de relaxamento progressivo.

Ela é bem simples, e você pode fazer em qualquer lugar, todavia, para potencializar ainda mais o seu resultado, sugerimos que você faça em um local calmo. Você irá trabalhar com os seus grupos musculares. Veja a seguir os grupos musculares que serão utilizados na técnica:

1º Grupo: Pés;

2º Grupo: Joelhos;

3º Grupo: Coxas;

4º Grupo: Glúteos;

5º Grupo: Abdome

6º Grupo: Mãos, braços e tórax;

7º Grupo: Pescoço, mandíbulas e olhos.

dicas-para-relaxar
Divisão de músculos para o exercício de relaxamento progressivo.

Passo a passo

Para cada grupo que for trabalhado você deverá inspirar fundo pelo nariz, segurar a respiração por 3 segundos e expirar (pelo nariz), lembre-se de que durante o tempo que você prender a respiração os músculos precisam estar tensionados.

Caso você não consiga expirar pelo nariz, você pode esvaziar os pulmões através da boca, todavia, fique 5 segundos segurando a respiração.

Passo 1

Feche os olhos e respire fundo, até sentir que o diafragma está carregado de oxigênio. Enrijece o 1º grupo de músculos por 3 segundos ao mesmo tempo que segura a respiração, em seguida expire pelo nariz e relaxe a musculatura que foi tencionada. Mantenha os olhos fechados desde o momento que você está inspirando até expirar e relaxar os músculos.

Passo 2

Repita o mesmo exercício, todavia, agora além de enrijecer o 1º grupo, você irá tencionar o 2º também. Após os 3 segundos solte o ar pelo nariz e relaxe os músculos.

Passo 3

Agora você irá trabalhar o 1º, 2º e o 3º grupo. Mantenha a concentração, bem como, certifique-se que a sua respiração está profunda e lenta.

Passo 4

Trabalhe agora os 4 primeiros grupos musculares, se você estiver no trabalho, você pode fazer sentado em sua cadeira. Não se esqueça de soltar o ar após 3 segundos, bem como, relaxar os músculos posteriores.

Passo 5

Acrescente agora o 5º grupo constituído pelos músculos do abdome, aproveite para enrijecer bem essa região. Se você estiver na sua casa, ou conseguir ter acesso a músicas coloque para trocar uma seleção de sons da natureza, pois ajuda a relaxar.

Passo 6

Chegamos ao grupo dos braços, mãos e tórax, acrescente, portanto, esse grupo na turma dos grupos que serão tensionados. Não se esqueça de inspirar com os olhos fechados, você só deve abrir quando expirar o ar.

Passo 7

Esse é o último grupo que será incluso no exercício. Portanto, concentre-se, inspire profundamente, até sentir que o seu diafragma está completo de ar, comprima do primeiro até o sétimo grupo, junto com o oxigênio por 3 segundos. Em seguida expire pelo nariz, conforme você for soltando o ar, comece a relaxar a musculatura do corpo e abra os olhos.

Atenção! Esse exercício não deve ocasionar tontura ou qualquer desconforto, caso isso aconteça, diminua o tempo em que fica com a respiração presa no diafragma e nos pulmões.

Dica 4- Ler livros

Está precisando relaxar? Leia um livro! Uma imersão nas páginas de um livro é uma das dicas para relaxar, que é infalível. Pois, é o momento em que deixamos as nossas aflições e angustias de lado, para vivenciar (mesmo que fictícia) a estória de uma outra pessoa, esse afastamento da realidade proporciona  a descompressão.

“Uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, realizada em 2009 mostrou quer ler é uma estratégia mais eficaz, para diminuir o estresse, do que ouvir música ou caminhar. Durante o estudo, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos. A justificativa dos pesquisadores para os resultados encontrados é a de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos, temporariamente da nossa realidade. Ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.”

-Marina Oliveira, Jornalista.

Vale ressaltar que, a estória precisa proporcionar o envolvimento do leitor, como se ocorre-se uma ligação que o transportasse para dentro do livro, é literalmente viajar com o que é contado.

Dica 5- Meditação

A meditação é uma ótima forma para se relaxar, através dessa técnica é possível proporcionar para a mente o corpo um estado de controle de pensamentos e emoções, é uma verdadeira resignificação das ações.

A meditação é uma grande aliada da mente, pessoas que passam por grandes tensões obtêm inúmeros benefícios com essa prática. É uma nova maneira de encarar os fatos e conflitos, dentre todas as dicas para relaxar, provavelmente essa é a que mais se faz necessária, quando pensamos no quanto as nossas rotinas se tornaram exaustivas e densas.

Vivemos em uma fissura insana de ter que fazer de tudo e entregar tudo é uma sensação de acordamos já devendo algo, e alienados nessa contingência é impossível relaxar, pois se relaxarmos perdermos. Portanto, a meditação vem para reeducar a maneira que conduzimos as nossas vidas.

Meditação é a arte de não fazer nada. O descanso na meditação é mais profundo que o sono mais profundo que já teve! Muitas vezes é mais profundo, porque o sono, os desejos continuam persistindo em algum lugar. Entretanto na meditação, você transcende todos os desejos. Isso traz tanto frescor para o cérebro! É como uma revisão ou manutenção de todo o complexo corpo-mente.”

– Sri Sri Ravi Shankar, Líder Humanitário.

Gostou, de aprender as dicas para relaxar do nosso blog? Então deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui