Hérnia de disco: por que aparece e causa tanta dor?

Compartilhe
hernia-de-disco
Dores causadas por hérnia de disco

No Brasil, mais de 5 milhões de pessoas sofrem com doenças na região da coluna. Dos 80% de pessoas que irão ter um episódio de dor lombar em alguma fase da vida, 10 a 30% podem ter estas dores causadas por uma hérnia de disco.

O que é hérnia de disco?

De acordo com o Dr. Helder Montenegro, a hérnia de disco é a saída da parte central do disco, que é uma estrutura de consistência gelatinosa encontrada entre as vértebras. O deslocamento desta “gelatina” pode atingir os nervos, que são estruturas altamente sensíveis ao contato.

“Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.”

— Dr. Drauzio Varella

Sintomas da hérnia de disco

Algumas pessoas são acometidas pela hérnia de disco e nem sabem que estão com a doença, mas na maior parte dos casos os pacientes sofrem de dor intensa, principalmente na coluna.

Os sintomas mais comuns são: dores localizadas com irradiação para pernas ou braços, formigamento, dormência nos membros ou torcicolo, e nos casos mais graves, pode-se sentir perda de força, espasmos nos músculos e reflexos hiperativos.

Tratamentos para hérnia de disco

Mesmo sendo recorrente, até 90% das crises de hérnia de disco se solucionam num período máximo de 6 semanas, sem ter necessidade de cirurgia.

I) Exercícios 

1. Mobilidade

hérnia de disco
Ilustração por: Back Athority

Deite-se no chão com a barriga pra cima, os joelhos dobrados e o abdômen contraído, movimentando lateralmente as pernas, para direita e para esquerda, sem retirar seus pés e sua coluna do chão. Estas movimentações devem ser realizadas 5 vezes para cada lado, e se houver desconfortos para as pernas ou coluna, isto é um sinal de que está sendo feito incorretamente.

2. Yoga

hernia-de-disco
Ilustração por: Back Authority

Este é um dos mais populares exercícios para hérnia de disco. Ao combinar duas poses de ioga, a posição de vaca e de gato, ajudamos o corpo a aliviar a pressão sobre o disco herniado, abrindo o espaço do disco intervertebral. Isso também melhora a mobilidade da coluna, consequentemente aliviando a dor e acelerando a recuperação.

Comece esta série posicionando as mãos e os joelhos. Respire fundo e deixe seu estômago “cair” em direção ao chão, enquanto olha para o teto. Siga inspirando e expirando, curvando lentamente sua espinha, pressionando o chão com as mãos e olhando para seus pés. Repita esta série 5 vezes.

3. Alongamento

hernia-de-disco
Ilustração por: Back Authority

O alongamento na posição cobra, repetido, ajuda a empurrar a estrutura gelatinosa de volta ao centro do disco, permitindo uma cura mais rápida. O objetivo da extensão lombar repetida é a centralização dos sintomas, que basicamente significa que a dor que viaja para baixo da perna afetada ou para o pé, deve regredir de volta para a coxa, nádegas ou parte inferior das costas.

Comece este exercício deitado no seu estômago (posição de bruços) e lentamente se sustente nos cotovelos, enquanto mantém seus quadris em contato com o chão. Segure a posição de suporte durante 10 segundos, antes de voltar para a pose inicial. Aumente gradualmente o tempo, para manter a posição final por 30 segundos. Faça 10 repetições desta série.

Em caso de dor intensa, interrompa os exercícios e consulte um médico de confiança.

II) Cirurgia de retirada de disco

“Remoção cirúrgica de um disco abaulado (hérnia) que pressiona um nervo ou a medula espinhal.”
— Hospital Israelita Albert Einstein

III) Medicamentos

1. Relaxantes musculares

Diminui a tensão dos músculos e auxilia no alívio de dores e desconfortos musculares.

2. Narcóticos

Aliviam a dor, mas podem entorpecer os sentidos e causar sono, podendo viciar.

3. Anti-inflamatórios não esteroides

Aliviam dores, reduzem inflamações e febre.

IV) Procedimentos médicos

1. Ultrassom

Uso do calor e de vibrações de ondas sonoras para o tratamento de distensões, entorses e ferimentos.

2. Injeção epidural de esteroides

Injeção de cortisona e de uma propriedade anestésica na medula espinhal. Pode aliviar as dores nas seguintes regiões: pescoço, costas, braços e pernas.

Gostou de saber mais sobre a hérnia de disco? Como trata? Esta doença de incomoda? Deixe seu comentário e compartilhe sua história aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui