Alimentos que fortalecem os dentes

Compartilhe
alimentos-que-fortalecem-os-dentes
Veja quais são os alimentos que podem colaborar com o fortalecimento dos seus dentes.

Os nossos dentes são os nossos cartões de visitas, quem não gosta de ser recepcionado com um sorriso saudável e acolhedor? Mas, para tanto, é necessário que os nossos dentes e gengivas estejam fortes e resistentes.

Será que existem alimentos que fortalecem os dentes, como aliados na conquista de sorrisos blindados contra a maturação corporal?

É sabido que a queda de estrógeno acarreta em inúmeros impactos para o corpo da mulher, e, também está relacionado a fraqueza dos ossos, e como consequência, a debilidade dos dentes e gengivas.

Para repor a ausência do estrógeno já existem produtos naturais, com essa capacidade, e o melhor, não geram nenhum efeito adverso para a saúde, todavia, como recuperar os efeitos nocivos causados aos nossos dentes? É simples! Consumindo alimentos que fortalecem os dentes e, garantindo a limpeza diária deles (escova os dentes, no mínimo três vezes ao dia), bem como, da gengiva.

reposicao-hormonal

Agora, que você já sabe que existem alimentos que fortalecem os dentes, que tal, conhecê-los? Bem como, entender como eles ajudam a fortificar o seu sorriso. Veja a seguir:

O leite

Quando o assunto é ossos, o cálcio não pode ficar de fora! E não existe melhor ofertante desse nutriente, do que o leite. Além de ofertar o cálcio, o néctar alvo também é rico em proteínas, fósforo e ácido láctico, bem como, vitaminas que irão contribuir com a proteção dentária.

O cálcio é responsável pela estrutura dos dentes e colabora com a remineralização do esmalte, ou seja, além de ser responsável pela formação da arca dentária, ele está no processo de proteção. O fósforo é o aliado do cálcio quando o assunto é fortalecer os ossos (dentes).

“O fósforo é um nutriente que se une ao cálcio para tornar os dentes e ossos mais rígidos. Para que ele seja mais bem absorvido pelo corpo, é necessário que os níveis de magnésio estejam equilibrados – a boa notícia é que nas feiras e mercados essa combinação já vem pronta na forma de oleaginosas (castanhas e nozes) e leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, milho e ervilha.”

-Aline Viana, blog Saúde bucal.

O leite ainda ajuda a mitigar a ação ácida na boca, bem como, no bloqueio contra manchas.

O pepino

Esse legume é famoso por seus benefícios para a pele, todavia, ele pode colaborar também para com a saúde dos seus dentes. Por isso, merece estar na lista dos alimentos que fortalecem os dentes.

O pepino por conter muita água, ativa a produção de saliva, fundamental para a limpeza da boca, bem como, realizando uma faxina nos dentes e removendo todas as impurezas e microrganismos que possam impactar na força dos dentes.

Queijos

Além de ser rico em cálcio, o queijo possui um aminoácido chamado de arginina, ela é importantíssima no balanceamento do pH da boca para controlar a acidez, bem como, ajuda na diminuição da possibilidade de aparecer cavidades na boca.

alimentos-que-fortalecem-os-dentes

Morango

É muito comum vermos fotos de bocas mordendo morangos  – é uma verdadeira avalanche de imagens que contêm dentes e morango nos seus enredos. E não é por menos! A fruta da sedução possui o ácido málico que esfolia a arca dentária, promovendo a remoção das manchas, a limpeza e o clareamento natural. E dente limpo é sinônimo de dente forte. O morango ainda oferta a vitamina C, que está intrínseca à produção de colágeno fundamental para o fortalecimento de dentes e gengivas.

Iogurte

O iogurte é um derivado do leite, portanto, é rico em cálcio, todavia, ele não fica na sombra do néctar alvo! Ele possui suas qualidades particulares, que o faz estar na lista de alimentos que fortalecem os dentes com honraria.

Isso porque, o iogurte possui probióticos que diminuem os problemas nos dentes e gengivas, exemplo: a gengivite. Consumir produtos lácteos fermentados ajuda no combate de doenças periodontais.

Linhaça

A rainha das sementes saudáveis está nessa lista e provavelmente, você irá encontrá-la em quase todas as listas que abordam o tema “saúde”. A linhaça é rica em ômega-3, mas os dentes precisam desse ácido graxo para ficarem fortes?

Sim! O ômega-3 aumenta a resistência do nosso corpo, contra inflamações e infecções bocais, e deixar o seu sorriso livre desses infortúnios é assegurar o fortalecimento dentário.

Peixes gordos

Já que estamos divagando sobre a importância do ômega-3, uma outra fonte para obter esse nutriente é através dos peixes gordos (atum, sardinha e salmão). Esses peixes também são ricos em cálcio e vitamina D.

A vitamina D é importante, pois sem ela o seu organismo não consegue absorver o cálcio.

“Consuma alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos, iogurtes, gergelim e linhaça. O cálcio também está presente em folhas verdes como o espinafre, a rúcula e o manjericão. Alguns peixes, particularmente, o salmão e a sardinha, são ricos em cálcio, auxiliando, dessa forma, a saúde dos dentes.”

-Aline Viana, blog Saúde bucal.

Aipo

Se você não tem o costume de consumir o aipo, reveja os seus hábitos! Pois quando o assunto é alimentos que fortalecem os dentes, esse vegetal é fantástico! Isso porque, ele oferta fibras que colaboram na proteção e fortalecimento dos dentes, bem como, do esmalte, graças a sua ação abrasiva.

O aipo ainda, quando é mastigado promove a secreção de saliva, fundamental para o equilíbrio do ph bocal.

Chá verde

O chá verde oferta um antioxidante que apenas por sua ação já zeraríamos a lista! A catequina, simplesmente reduz as chances de aparecer as temíveis cáries em nossas bocas! Não é pouca coisa! E isso não é tudo! Ela ainda barra a produção da formação de placas bacterianas.

Está de boca aberta? É de cair o queixo mesmo! Mas os benefícios do chá verde não param por aí, ele possui polifenóis contendo hidroxilas que são usadas nos produtos dentais para combater as bactérias maléficas.

O chá ainda oferta flúor, um elemento chave para garantir dentes fortes e saudáveis.

Um desjejum para fortalecer os dentes

O saudável e feliz propõem agora para você uma nova experiência. De fazer um belo café da manhã fortalecedor de dentes e de gengivas. Você topa? Então veja o cardápio:

  • Um copo de leite batido com acerola;
  • Um pote de iorgute desnatado com morangos, linhaça e mel;
  • Duas fatias de pão integral com queijo branco, pepino, atum e aipo (você pode temperar o atum com ervas naturais);
  • Uma xícara de chá verde (para energizar o corpo e fortalecer os dentes).

Depois de tomar um café da manhã com os alimentos que fortalecem os dentes, você se sentirá encorajada para espalhar pela cidade sorrisos e mais sorrisos.

Fica a dica: apenas consumir esses alimentos, não dispensa uma visita periódica ao dentista, bem como, a limpeza dos dentes após as refeições.

sucos-para-menopausa

Gostou, então deixe o seu comentário. Conte-nos os seus truques para garantir dentes fortes e saudáveis.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui