Conheça as melhores atividades físicas para a meia-idade

Compartilhe
conheca-as-melhores-atividades-fisicas-para-a-meia-idade

A prática de atividades físicas para a meia-idade é de grande importância quando falamos de manutenção de saúde e qualidade de vida. A movimentação do corpo espanta o sedentarismo, traz mais alegria para o dia a dia e ainda desenvolve coordenação motora.

Com a chegada dessa fase da vida, o corpo humano sofre algumas alterações, como redução da resistência e força muscular. Porém, isso não é desculpa para se acomodar. Atividades físicas para a meia-idade são verdadeiros remédios no combate à depressão, hipertensão, ansiedade, obesidade e osteoporose, patologias que geralmente acometem pessoas nessa fase da vida, inclusive a menopausa!

Chegou à meia-idade e não sabe quais atividades praticar? Confira alguns exemplos a seguir.

Natação/Hidroginástica

Atividades aquáticas são ótimas, pois proporcionam diversos benefícios às pessoas de meia-idade. Dentro da piscina ocorre fortalecimento muscular, melhora da respiração, adequação da circulação e o melhor de tudo: a piscina protege as articulações, não há qualquer tipo de atrito. Por conta disso os casos de artrite, artrose e osteoporose tendem a melhorar.

Pilates/Ioga

Essas duas atividades são ótimas para desenvolver flexibilidade, equilíbrio e tranquilidade. Além disso, a prática de Ioga e/ou pilates auxilia em diversos fatores, como no alívio de dores, pois há alongamento e também melhora da postura corporal. Os exercícios são realizados através de expiração e inspiração, o que também melhoram a capacidade pulmonar. As filosofias espirituais das práticas também têm efeitos na autoestima de quem pratica.

Corrida/caminhada

Caminhar ou correr pelo menos 30 minutos todos os dias é essencial para quem busca saúde. Esses esportes são dois dos mais praticados por pessoas de meia-idade e regulam a pressão arterial, combatem problemas cardiovasculares, auxiliam a fixação de cálcio nos ossos, combatendo a osteoporose, fortalecem toda a musculatura corporal, além de melhorarem a capacidade respiratória do praticante. Corrida e caminhada são esportes completos que deveriam ser feitos por todos que estão na meia-idade.

Bicicleta

Andar de bicicleta é uma atividade agradável para quem está na melhor idade da vida. Pedalar exige pouco esforço, porém é de grande auxílio no fortalecimento dos músculos do quadril e das pernas. O fortalecimento dessa região, é capaz de proporcionar maior firmeza e reduzir quedas, algo comum na meia-idade, além disso, andar de bicicleta promove o equilíbrio e é vital para manutenção de coordenação motora.

conheca-as-melhores-atividades-fisicas-para-a-meia-idade
Andar de bicicleta proporciona inúmeros benefícios para a saúde das mulheres na meia-idade, além de colaborar com a preservação do meio ambiente.

Musculação

A musculação melhora o condicionamento físico, além de aumentar a resistência óssea e muscular dos praticantes de meia-idade. Diferente do que é feito com os jovens, o foco deve ser a repetição dos exercícios e não o peso. Trabalhando dessa maneira, há significativo fortalecimento, melhora da circulação sanguínea e da respiração.

como-saber-como-seu-corpo-funciona

 

Dança

A dança pode ser de grande valia para as mulheres que estão na meia-idade, pois proporciona o enrijecimento das pernas, glúteos e panturrilhas. Ela melhora a auto-estima e o bem-estar mental feminino. A dança também é muito procurada por mulheres que estão passando por tratamentos médicos, em que a reação aos medicamentos pode acarretar na ceifação de algumas características femininas. Dançar faz com que essas mulheres resgatem e reelaborem os seus significados do que é ser mulher. Através de uma expedição interna é proposto um novo encontro com o corpo, e é descoberto o quanto ainda se é total, frente ao que foi removido.

Pole dance

Está assustada? Calma! Pois, é isso mesmo que você leu: pole dance! O pole dance ajuda as mulheres da meia-idade resgatarem o equilíbrio, a força dos membros, a postura corporal, a flexibilidade e a coordenação motora.

O pole dance pode colaborar muito para com as mulheres que usam a condução pública, pois ajuda a fortalecer os braços e as pernas dando condições para que tenham força para enfrentar um mundo de corrimãos, escadas e ferros de sustentação. Barreiras que irão incomodar muito com o passar dos anos.

Vale lembrar que, para bons resultados esportivos, quem pratica atividade física, independente da idade deve procurar por profissionais que lhe auxiliem, motivem e ensinem como realizar cada prática. Isso evita lesões e demais problemas. O principal objetivo de pessoas que praticam atividade física na meia-idade é saúde, seja ela física ou mental.

E você que está na meia-idade, pratica alguma atividade física mencionada no texto? Quer saber outras formas de manter sua saúde? Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui