Conheça os benefícios das frutas cítricas

Compartilhe
os-beneficios-das-frutas-citricas
Quando o assunto é vitamina C, elas são as mais indicadas!

Elas até podem fazer as nossas bocas retorcerem e os nossos olhos comprimirem, todavia, é unânime! Todo mundo sabe quais são as frutas ricas em vitamina C, fibras e flavonoides, não é mesmo?! Sim, as frutas cítricas. Elas ofertam sucos saborosos, mousses deliciosos e caem bem até mesmo quando apenas são degustadas ao natural. É muita coisa boa! Pensando nisso, o Saudável e Feliz com água na boca tem o prazer de apresentar os benefícios das frutas cítricas.

Queridinhas das receitas devido à versatilidade, as frutas cítricas são bastante requisitadas tanto em preparos doces, salgados e agridoces. O que pouca gente sabe é que a vitamina C é supersensível ao calor, ao ar e a luz. Portanto, aquele bolo maravilhoso de laranja que você faz não possui vitamina C, pois o forno destrói ela. Para aproveitar os benefícios das frutas cítricas a melhor opção é o consumo sem nenhum tipo de processo de modificação. Entretanto, caso você queira tomar o suco da polpa alguns cuidados garantem a conservação da vitamina fabulosa, são eles:

  • Conserve o suco na geladeira para evitar o calor;
  • O suco deve ser alocado sempre em jarras escuras e com tampa, para evitar a luminosidade e o ar.

Quais são as frutas cítricas?

As frutas cítricas fazem parte do grupo que tem por característica básica a presença do ácido ascórbico (popularmente conhecido como vitamina C), em grandes níveis de concentração. Elas fazem parte da família rutácea – plantas floríferas. O gênero delas é o citrus e a identificação na natureza é pelo marcante, porém gostoso sabor ácido.

As inúmeras frutas que habitam o nosso planeta deixando-o cheiroso e colorido são divididas em cinco categorias, elas podem ser doces, ácidas, oleaginosas, hídricas ou semi-ácidas. As frutas cítricas fazem parte das categorias ácidas e semi-ácidas. Veja abaixo as frutas cítricas:

os-beneficios-das-frutas-citricas
As frutas cítricas – Imagem por Saudável e Feliz.

Os benefícios das frutas cítricas

Elas não ofertam apenas vitamina C e acabou por aí! As frutas cítricas ofertam também a vitamina A, potássio, flavonoides, fibras, antocianina, vitaminas do complexo B, pectina e ferro. Veja abaixo a importância de cada substância para o corpo humano.

Vitamina C

A vitamina C é fundamental para o sistema imunológico! Ela colabora no combate do escorbuto, das gripes, dos resfriados, tem ação cicatrizante e controla os níveis do colesterol.

Ela é ótima para combater o envelhecimento da pele, ajuda na constipação, digestão, alivia congestão nasal, reduz o odor do corpo, reduz as caspas, cura úlcera oral, protege contra infecções, protege os olhos e previne doenças cardíacas.

É recomendável para um adulto saudável a ingestão de 60mg da vitamina C por dia. Em um copo de suco de laranja natural, uma porção de 100g de morangos ou em apenas três acerolas é o bastante para adquirir a quantidade diária necessária.

Vitamina A

Ela é importante para manter a boca, nariz, olhos e o estômago vigorosos. Proporciona o crescimento adequado e equilibrado dos tecidos dos nossos corpos. E acima de tudo, é preciosa para a nossa visão. Não deixe de comer romã se você quer ter olhos de águia para sempre.

Potássio

O potássio age no balanço e distribuição da água no nosso organismo, proporciona o relaxamento muscular, atua na manutenção do equilíbrio do ácido-base e colabora com os processos de regulamentação das atividades neuromusculares. A ameixa é a melhor pedida, para quem necessita de potássio.

Flavonoides

Os flavonoides possuem ação antioxidante. Eles minimizam a aglomeração das plaquetas e a formação dos temíveis trombos.

Fibras

As fibras colaboram no bom funcionamento do trânsito intestinal, combatem a prisão de ventre, eliminam as toxinas do organismo e favorecem a digestão. Precisa de fibras? Que tal o abacaxi?

Antocianina

Esse antioxidante evita o envelhecimento das células! Sim, isso mesmo! Combate o envelhecimento! Quer antocianina na sua vida para ontem? Então come as casquinhas da jabuticaba.

reposicao-hormonal

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B colaboram positivamente para a saúde dos cabelos , da pele e para o crescimento celular. Elas também auxiliam na saúde emocional e mental das pessoas. Já passou pela sua cabeça plantar um pé de romã na sua casa? Partiu cultivar uma romãzeira?!

Pectina

Ela é de suma importância para a digestão, pois facilita a síntese de proteínas e lipídios. Reduz a sensação de fome e regula a absorção de carboidratos.

Ferro

O ferro atua nada mais nada menos que no processo respiratório, ele está intrínseco no transporte de oxigênio e no dióxido de carbono. Ele também faz parte do grupo de enzimas atuantes no processo de respiração celular. A fruta cítrica que oferta o ferro é o caju. Os benefícios das frutas cítricas são diversos entre eles está à absorção do ferro através da vitamina C. O nosso organismo não consegue absorver esse mineral sem o auxílio dessa excelente vitamina.

Qual é a fruta TOP 1 na oferta da vitamina C no Brasil?

Se você acha que é a Laranja ou o limão, você errou feio! O título de magnífico, todo poderoso e riquíssimo em vitamina C vai para o camu-camu! Ele é um fruto amazônico e a sua concentração de ácido ascórbico (vitamina C) é absurdamente alta.

O camu-camu além de ofertar em altos índices o ácido ascórbico, oferta também o ácido cítrico, fazendo com que esse frutinho seja um implacável anti-oxidante. Ele pode ser consumido para retardar o envelhecimento, fortalecer os sistemas imunológico e nervoso, estimular o sistema cardíaco e colaborar com a eliminação de radicais livres.

os-beneficios-da-frutas-citricas-camu-camu
O camu-camu é a fruta mais rica em vitamina C no Brasil.

É tanto poder que as indústrias farmacêuticas, de cosméticos, de alimentos e bebidas estão colocando ele como matéria-prima base para inúmeros produtos.

A concentração de vitamina C do camu-camu é 20 vezes maior que a da acerola, 60 vezes maior que a do limão e 30 vezes a da laranja. E pasmem! Quando ele é cozido ele não perde a vitamina como as outras frutas cítricas. Entretanto, o seu consumo ainda está restrito aos brasileiros que moram na Amazônia.

Você já conhecia os benefícios das frutas cítricas? Deixe o seu comentário relatando a sua experiência com essas frutas saborosas.

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui