Caminhada na menopausa: uma aliada indispensável!

Compartilhe
caminhada-na-menopausa
Veja o quanto a caminhada pode ajudar no combate da menopausa.

A menopausa pode acarretar para as mulheres irritabilidade, mudanças de humor, estresse e todos aqueles sintomas corporais que as deixam a beira de um colapso. Todavia, uma atividade física muito simples pode reverter essa situação! Sim, a Caminhada! A caminhada na menopausa, somada com um tratamento hormonal natural pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental das mulheres menopausadas.

reposicao-hormonal

É sabido que o sedentarismo é o grande desencadeador de inúmeras doenças, e quase sempre as mulheres relatam que são sedentárias, pois não possuem tempo ou que não fazem nenhuma atividade física, pois não se sentem confortáveis na atmosfera de uma academia. Entretanto, esses argumentos já não fazem o maior sentido! Visto que, já existem academias voltadas apenas para o público feminino, e é possível fazer atividades físicas na sua casa em apenas 30 minutos. E o melhor, você pode fazer a caminhada diariamente em apenas 30 minutos. Isso não é fantástico?

Mesmo assim, você está sem forças para sair do sofá? E se você souber que a caminhada é ótima para emagrecer, colabora com a saúde do coração e da mente, diminui a ansiedade, combate a depressão, protege contra o AVC e previne à diabetes! Tudo que você já está careca de saber que pode surgir na menopausa, não é mesmo?! Não foi o suficiente? Então veja a lista de benefícios da caminhada na menopausa.

beneficios-da-caminhada-na-menopausa
Lista de benefícios da caminhada na menopausa.

Vale ressaltar que é necessário caminhar no mínimo 2 horas e meia por semana e manter hábitos saudáveis para obter os benefícios citados acima através da caminhada na menopausa.

Caminhada na menopausa no combate ao sobrepeso!

Muitas mulheres procuram a caminhada na menopausa desejando a perda de peso. E é comprovado que essa atividade física pode colaborar com o emagrecimento, visto que, quando a mulher começa a gastar mais energia, a sua necessidade calórica também aumenta, o que resulta na queima de gorduras localizadas. A caminhada na menopausa contribui também para com o funcionamento do metabolismo.

“Uma pesquisa feita pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, identificou que por conta do aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração, o metabolismo também fica acelerado, contribuindo assim para o emagrecimento.”

-Mundo Boa Forma.

Como emagrecer com a caminhada?

caminhada na menopausa

Quando a caminhada é realizada regradamente todos os dias, ela ajuda a perder a tão indesejada barriguinha, chegando a queimar quase 400 calorias por hora. Ela também reduz em média 2,5 cm de barriga por mês. Dica: opte por realizar a caminhada em um local tranquilo e com uma paisagem bonita, pois com isso, você já controla o seu estresse e ansiedade.

Obtendo o tão desejado bem-estar com a caminhada na menopausa

É uma queixa unânime das mulheres menopausadas a falta de bem-estar! Suas rotinas atribuladas, uma dupla jornada e ter que lidar com os sintomas na menopausa as fazem perder aquela sensação gostosa de viver de bem com a vida! Todavia, a caminhada pode reverter essa situação! Veja:

“Uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, no Reino Unido, comparou dados de 1,2 mil pessoas de faixa etária, estado de saúde mental e gênero diferentes e identificou que aqueles que praticavam atividades como caminhada ao ar livre, ciclismo, pesca, canoagem, equitação e agricultura por pelo menos alguns minutos por dia haviam registrado efeitos positivos no que se refere ao seu humor e autoestima.”

-Mundo Boa Forma.

Você está louca por um chocolate, mas está de regime? Faça uma C-A-M-I-N-H-A-D-A!

Sabemos como é difícil driblar o desejo e resistir a um chocolate quando estamos de regime! É um Deus nos acuda para conseguir mudar o foco e não pensar no sabor! Mas calma! Foca no regime! Até por que:

“Uma pesquisa realizada na Inglaterra, na Universidade de Exeter, indicou que o hábito de caminhar pode ajudar a controlar o desejo por chocolate. Tal efeito foi verificado quando pesquisadores reuniram 25 pessoas viciadas em chocolate, que consumiam ao menos 100 gramas do doce por dia, e os separaram em dois grupos: um que fazia uma caminhada diariamente e outro que não praticava o exercício. Eles perceberam que uma caminhada diária de 15 minutos na esteira era suficiente para reduzir significativamente o desejo por chocolate.”  

-Mundo Boa Forma.

Você vai fazer caminhada? Não se esqueça dos itens abaixo:

itens-necessarios-na-caminhada-na-menopausa
Se você está na menopausa e vai fazer uma caminhada não se esqueça desses itens.

Atenção! Jamais faça a caminhada em jejum, pois pode prejudicar a sua saúde! A falta de uma alimentação adequada antes da atividade, pode ocasionar tonturas, enjoos e até mesmo um desmaio. É recomendado se alimentar antes de iniciar a atividade, optando por uma refeição leve.

A matéria despertou em você a vontade de caminhar? Esperamos que sim! Cuide-se, pois é possível passar pela menopausa sem nenhum trauma. Deixe o seu comentário se você já pratica caminhada e como está sendo sua experiência.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui