Sensação de dormência e formigamento: principais causas e tratamentos!

Compartilhe
sensação-de-dormência
Sensação de dormência e formigamento pode indicar fatores de risco através da má circulação sanguínea.

A sensação de dormência pode surgir nos principais membros superiores e inferiores, como braços e pernas, causando incomodo, dores localizadas e sensibilidade. Por ser um sintoma comum, é normal não darem muita atenção quando o mesmo surge.

Saiba quais são as principais causas da sensação de dormência

Se a sensação de dormência e formigamento durar menos de um minuto, e for em uma região pequena, não há com o que se preocupar. Mas se ele vai e vem, e pega um membro inteiro é aconselhável procurar um médico com urgência. Confira abaixo algumas das principais causas:

Má circulação

A má circulação sanguínea pode ser uma das principais causas para o formigamento e dormência, esse fator pode estar relacionado ao mau posicionamento, ou pelo acúmulo de gordura nas artérias locais. A falta de vitaminas pode prejudicar o fluxo sanguíneo.

AVC

Causando fraqueza muscular, quando você sentir a sensação de formigamento apenas de um lado do corpo, e em regiões como rosto, braços e pernas, pode ser um sintoma de AVC. Se tiver algum desses sintomas procure um médico imediatamente.

Síndrome Túnel do Carpo

É uma síndrome causada pela compressão do nervo mediano. Os sintomas mais frequentes são parestesia, que é uma sensação de dormência e formigamento na região da mão e braço, causado por um nervo comprimido no punho.

síndrome-tunel-do-carpo

Hérnia de disco

A hérnia de disco é característica por provocar fraqueza em certos músculos, e pode surgir na região cervical, e na região lombar. Quando fala da região cervical é provável que apresente dormência na região dos ombros, cotovelos e dedos, e dores ao mover o pescoço e braços. Já na região lombar, é provável que a dormência apareça na panturrilha ou na planta do pé, acompanhada de dores no quadril, ou nádegas.

Infarto

A dormência não é muito comum nesses casos, mas se vier acompanhada de náuseas, suor, dores do peito, e aperto na garganta, poder ser um início de infarto, caso isso aconteça, vá ao hospital o mais rápido possível.

Diabetes

Uma das principais características da diabetes é a má circulação sanguínea, que pode acarretar em sensação de dormência nas extremidades, como brações, pernas, mãos e pés.

Outras causas são:

  • Sedentarismo;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Hábito de fumar cigarro;
  • Pressão alta;
  • Trombose;
  • Esclerose múltipla;
  • Síndrome de Guillain-Barré;
  • Mordida de animal.reposicao-hormonal

Tratamentos para formigamento e dormência

Manter o peso, e os níveis de colesterol, diminuir o sal na comida, usar meias de compressão elásticas, são algumas das precauções que devem ser levadas em conta, mas não as únicas. Listamos abaixo outros cuidados e tratamentos que você deve levar em conta.

Exercícios físicos

Corra do sedentarismo, pratique exercícios físicos que estimulem a circulação sanguínea, e previna-se de futuras doenças cardíacas e diabetes, confira abaixo:

  • Procure caminhar pelo menos 30 minutos por dia, para promover o estímulo ao fluxo sanguíneo, curtas caminhadas durante o dia podem ajudar;
  • Veja exercícios para quem tem uma rotina corrida;
  • A hidroginástica é uma das atividades físicas que mais ajudam na circulação sanguínea;
  • Evite dormir em cima dos membros, para não atrapalhar o fluxo sanguíneo e sentir dormência.

Alimentos

Nesses casos os alimentos ricos em vitaminas, cálcio, sódio, potássio, são os mais importantes. Consuma no mínimo dois litros de água por dia, diminua o sal e adicione alimentos que combatem a retenção de líquido, ajudam a passagem do sangue nos vasos e são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios ao seu cardápio, veja abaixo alguns deles:

  • Kiwi, contém vitaminas A, C, Cálcio e Potássio;
  • Salmão, vitaminas D, e B12
  • Laranja, rica em vitamina C;
  • Abacaxi, contém Potássio;
  • Limão, Vitamina C, Cálcio e Potássio
  • Alho, cálcio e potássio;
  • Brócolis, potássio, sódio, cálcio e vitaminas A e C;
  • Cebola, potássio, e vitamina C;
  • Castanhas, vitaminas, potássio e cálcio;
  • Beterraba, contém vitamina C, cálcio, potássio, sódio.

Receitas Caseiras para amenizar a dormência

receita-caseira-cha
Chás caseiros ajudam na circulação sanguínea, e melhoram a sensação de dormência.

Além dos alimentos, muitos chás são usados para aliviar e tratar a má circulação sanguínea que é o principal causador das dormências.  Os principais chás usados nesses casos, são:

  • Erva mate;
  • Erva-de-santa-maria;
  • Camomila;
  • Dente-de-leão;
  • Castanha da índia;
  • Carqueja;
  • Chá verde.

O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras por dia, sem a adição de açúcar ou adoçantes.

Compressa

Uma compressa morna além de auxiliar no fornecimento de sangue para área de dormência, promove relaxamento dos nervos e músculos.

Massagens

Quando a dormência surgir, massageie a área dormente com os dedos firmes, por cinco minutos, em movimentos circulares para promover o fluxo sanguíneo naquela área.

Sensação de dormência, o que deve ser evitado?

Calor excessivo

A exposição ao calor excessivo ajuda os vasos sanguíneos do sistema circulatório sofrerem vasodilatações, e provocam cansaço e prejudicam a circulação.

Pare de fumar

A nicotina, substância presente no cigarro, prejudica as artérias e promove o surgimento de varizes.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína

Quando entram em contato com o nosso organismo pode aumentar a pressão arterial do sangue e prejudicar o a circulação sanguínea.

Gorduras Saturadas

Alimentos como, bacon, lasanha, manteiga, salsicha, frango com pele, são ricos em gorduras saturadas e aumentam o nível de colesterol e triglicerídeos no sangue, e podem causar entupimento nas artérias. Por isso deve ser evitado.

Fique de olho nos sintomas e previna-se. Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Éden! Você pode procurar um cardiologista ou um médico especialista no sistema vascular. Na grande maioria das vezes não é nada grave, mas quanto mais focado em circulação sanguínea for o profissional, melhor. Tenha uma ótima semana! Abraços

  1. Eu tenho neuropatia simetrica bilateral de caráter axonal, desde 2005, tinha um leve formigamento na sola dos pés, que não me incomodava, pensei que era por falta de retorno sanguíneo, um fato que todos os meus tios e meu pai tinham (aquela meia que fica escura com o passar dos anos) em 2010 fiz uma eletroneuromiografia e apresentou o sintoma o diagnóstico acima. Fui ao médico e receitou Etna que não adiantou nada. Comecei a tomar injeções de Citoneurim 5.000 todos os meses e assim vivi bem. Em julho de 2017 fiz nova eletroneuromiografia e ficou constatado que a neuropatia subiu para os membros superiores mas nada grave, apenas, a evolução da doença neurolgogica. Consultei o médico e fez testes motores com o meu corpo e a neurologista me disseque estava bem e até 2018 não tive problemas, apenss o aumento do formigamento ao toca o chão, mas em repouso nada sentia, principalmente com os pés fora do chão. Não seie se teria uma co-relação, mais no final de maio desse ano me Vacinei contra a Febre Amarela e Contra a Gripe, conforme campanha do MS. à partir de meados de junho o formigamento tomou conta dos pés, mesmo em repouso e logo depois os membros inferiors e supeiores com suores noturnos de molhas as vestes e a roupa de cama e fiquei assim quase sem dormir desde esse período. Acabei tendo uma crise de ansiedade, perdi 8 kg e já tive dormência nos lábios e formigamento no rosto, mãos e lingua. Marquei consulta para a Neurologista estou aguardando, minha pressão arterial subiu e sou portador de 2 bloqueios cardíacos, desde janeiro de 2016 (BRE – grau 3) e (BAV – grau 1) o que acompanho com Cardiologista especializado em eletrofisiologia. A pedido do Clinico Geral fiz um exame de sangue completo, que nada revelou para causar esse fato. Perdi toda a qualidade de vida e tenho 75 anos feitos em julho desse ano e moro no Rio de Janeiro, Capital. O que mais devo fazer e pensar. Será que foram as vacinas ? Todas as noites durmo duas horas e acordo com esses sintomas. Mesmo idoso estou muito preocupado e minha esposa, também. Muito grato, pelo espaço.

    • Olá Fernando Conde, com a evolução da doença neurológica é normal que ao passar dos anos os membros superiores sejam acometidos com formigamentos ou sensação de dormência. O recomendado é que a doença seja tratada o quanto antes para que a recuperação seja mais tranquila. O ideal é que você consulte um neurologista e ele poderá te explicar se as causas desses sintomas que incomodam sua rotina, foram causadas pelas vacinas. A indicação do Ministério da Saúde é que as pessoas acima dos 60 anos consultem um médico antes de tomarem a vacina, pois a mesma pode acometer o sistema imunológico do paciente.

      Há chances da evolução da doença não estar correlacionada com as vacinas, por conta disso, uma das saídas é você levar os seus exames para que outro especialista avalie e você tenha uma segunda opinião médica. Assim ele acompanhará seu caso e dirá qual o melhor tratamento para te livrar desses sintomas incômodos. Além disso é importante manter uma boa alimentação e uma prática regular de exercícios e atividades físicas. Um forte abraço de toda equipe do Saudável & Feliz!

  2. olá boa noite já vai fazer 3 ano que operei da coluna lombar coloquei 4 parafuso
    eu veis a ressonância magnética deu fibrose ipedural na lombar l4 agora as minhas dois pé está formicando e pesada o que eu tevo fazer eu não sei o que fazer posso perde o movimento devagar

    • Olá Helder, é recomendado que você procure um clínico geral ou um especialista para que ele possa analisar seu caso em específico, e descobrir as principais causas do formigamento. Dessa forma ele conseguirá aplicar o tratamento mais indicado. É importante lembrar que durante esse período o consumo de bebidas alcóolicas, cafeína, o hábito de fumar cigarro, alimentos gordurosos e calor excessivo devem ser evitados, pois podem afetar a circulação sanguínea. Além disso, é importante ressaltar que devemos manter uma alimentação balanceada e uma rotina ativa de práticas de exercícios. Um abraço de toda equipe do Portal Saudável & Feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui