6 atitudes simples para combater o estresse

Compartilhe
estresse

Um dos problemas mais conhecidos no nosso dia a dia é o estresse. Trabalho, trânsito, família, finanças… Tudo parece colaborar para que a sua mente não pare e o estresse venha à tona, trazendo com ele a baixa imunidade, o desânimo, doenças e falta de disposição.

“A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem.”

— Drauzio Varella

Na faixa dos 40 anos, então, a situação parece somente piorar. Afinal, além das conturbações convencionais, ainda é preciso lidar com os sintomas da menopausa que começam a dar sinais nessa idade. Quem nunca ouviu falar sobre os calores, dores, falta de disposição, de libido e alterações de humor que ela traz, não é verdade?

Pensando nisso selecionamos sete dicas sobre como combater o estresse com atitudes simples. Confira e coloque em prática!reposicao-hormonal

Encontre a fonte do estresse

Sabe aquele e-mail que você recebe depois da hora do expediente e que te faz estender a sua jornada mais do que o esperado, mesmo que pouco? Ele pode estar contribuindo para o seu estresse. Tente prever esse tipo de tarefa e deixe os minutos finais do seu dia para resolvê-las. Se for possível, deixe para solucionar tudo no dia seguinte: essa é uma maneira simples para combater o estresse.

Planeje o seu dia

Pode parecer besteira, mas um bom planejamento pode ajudar a evitar nervosismos desnecessários e a combater o estresse. Coloque tudo o que precisa fazer no papel e estabeleça uma ordem de prioridade. E nada de procrastinar, viu? Enrolar para fazer tarefas que podem ser resolvidas rapidamente pode te deixar sobrecarregada e muito estressada. Faça tudo o que precisa dentro de seu planejamento.

Faça exercícios físicos diariamente

combater-o-estresse

Não é preciso fazer um esporte radical, você pode fazer caminhadas, yoga e outras atividades leves para ajudar a relaxar a mente e combater o estresse. Veja o melhor horário para você, muitas pessoas gostam de fazer exercícios antes do trabalho para ter disposição, outras, depois para esquecerem os problemas diários.

Tenha uma alimentação saudável

Você sabia que a alimentação também influencia no stress? O dia a dia corrido nos faz comer mais gordura e açúcar do que o recomendado e eles agem diretamente no nosso bem-estar.

Tenha uma dieta equilibrada, com frutas, verduras, legumes e também castanhas, como nozes e amêndoas. Dê preferência a sucos naturais e água, evite doces industrializados e faça refeições com menos intervalos.

Para mais dicas sobre como comer corretamente, baixe nosso conteúdo exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais. Aproveite, é gratuito!

Viaje mais

Suas férias ainda vão demorar? Não tem problema, você pode fazer viagens para lugares próximos durante o fim de semana. Escolha lugares tranquilos, que oferecem atividades que te tirem da rotina pesada de sempre e que vão ser bastante favoráveis para combater o estresse.

Conhecer um novo lugar sempre faz com que a mente se sinta renovada, cheia de disposição, ou seja, novinha em folha.

Use produtos naturais

Compostos naturais ajudam a manter o corpo e a saúde em equilíbrio em todas as fases da nossa vida. Não seria diferente durante a menopausa. O óleo de prímula, o de linhaça e o gérmen de soja são ótimos aliados no combate aos sintomas da menopausa. Juntos, eles ajudam a manter a saúde e mantém o organismo equilibrado.

Cuide de você sempre

estresse

O primeiro passo para se sentir bem consigo mesma é cuidando da saúde e da aparência também. O stress faz com que nossa auto estima abaixe e para combatê-lo é preciso reservar um tempo para cuidar de você mesma. Separe algumas horas da sua semana para relaxar, fazer exercícios de respiração e ficar de bem consigo mesma.

E então, o que achou? Você tem mais alguma dica para combater o stress? Conte para nós nos comentários aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email