Os 10 benefícios da quinoa

Compartilhe
os-beneficios-da-quinoa

Os benefícios da quinoa são globais, isso porque ela é uma semente que proporciona benfeitorias para a saúde de mulheres e homens, mesmo sendo crianças, jovens ou adultos.

Originária das Cordilheiras dos Andes, ela ganhou o mundo, tanto que a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas), determinou o ano de 2013 como o ano quinoa. Isso porque ela é uma “super semente” rica em vitaminas, mineiras, proteínas, fibras, aminoácidos, ácidos graxos, flavonoides dentre outros nutrientes.

É importante destacarmos também, a sua versatilidade no momento do consumo, fazendo dela uma aliada perfeita para pratos quentes ou frios, doces ou salgados, bem como uma complementação básica para qualquer hora do dia.

A lista de nutrientes da quinoa de A a Z

reposicao-hormonal

Os benefícios da quinoa além da terra

Os benefícios da quinoa para a saúde das pessoas é de um valor tão relevante, que a NASA determinou que os astronautas devem consumi-la com frequência quando estiverem no espaço. Graças aos seus atributos nutritivos e ao fácil armazenamento.

Quando a fama ultrapassa as delimitações atmosféricas, é sem sombra dúvidas um alimento que precisa ser respeitado e consumido por todos. Enfim, vamos conhecer os 10 benefícios da quinoa? Veja a seguir:

1 –  Ótima opção para quem é vegetariano ou vegano

É sabido que as pessoas que são vegetarianas ou veganas não consomem carne e, essa escolha implica na exclusão de fontes básicas para obtenção de proteínas fundamentais para o corpo. O que é um perigo para a saúde dos músculos, pois eles dependem desse nutriente para a regeneração e manutenção.

O fato é que os outros alimentos que não são de origem animal, ou seja, são vegetais, não são capazes de ofertar a quantidade necessária de proteína que uma carne tem, bem nem todos, apenas uma semente consegue ser à exceção dessa lista: a quinoa.

Ela oferta quantidades significativas e adequadas de lisina e isoleucina, para você ter uma ideia, uma dupla famosa:  o arroz e o feijão nem unidos, consegue bater os teores de nutrientes da quinoa. Portanto, é uma ótima opção para quem precisa buscar alternativas de fonte de proteínas.

2 –  Aliada das pessoas portadoras da doença celíaca

Pessoas portadoras da doença celíaca não conseguem metabolizar o glúten no organismo, o que se torna muito prejudicial para a saúde. Todavia, a semente andina pode se tornar uma grande aliada desses indivíduos, pois não tem glúten.

Entretanto, é importante ressaltar que algumas indústrias no momento da produção podem colar a quinoa em contato com outros alimentos que possuem glúten, e com isso acabam deixando resquícios da substância no produto final. Portanto, mantenha o hábito de sempre ler as embalagens, caso você for comprá-la em supermercados.

3 –  Auxílio contra os sinais da menopausa

A luta contra os sintomas da menopausa ganhou mais uma parceira! Isso porque, a quinoa é rica em fitoestrogênios, substâncias que agem como o hormônio estrogênio no organismo da mulher. O que é fantástico, pois os sintomas são originários do rebaixamento da hormona no corpo.

Outro ponto positivo, é que ao contrário da reposição hormonal sintética que possui uma lista grande de riscos para o bem-estar das mulheres, os fitoestrogênios não possuem contraindicação.

4 –  Combate do colesterol ruim

O grande volume de fibras encontradas na quinoa, a faz uma ótima combatente do colesterol ruim. A fibra é fundamental para a digestão dos ácidos biliares, que são realizados pelo colesterol, refletindo positivamente na digestão. E quando a metabolização ocorre de maneira satisfatória, o fígado utiliza cada vez mais o colesterol para criar ácidos biliares reduzindo o LDL (colesterol ruim).

os-10-beneficios-da-quinoa
Os benefícios da quinoa – Imagem por Freepik.

5 –  Perfeita para quem tem diabetes

Graças ao baixo índice glicêmico, a semente pode ser consumida pelos diabéticos sem causar complicações. O organismo demora mais tempo para metabolizar a quinoa, impedindo as elevações altas da glicemia (açúcar) no sangue. Alimentos com baixo índice glicêmico também ajudam a combater a obesidade, doenças cardíacas e outras disfunções metabólicas.

6 – Ajuda a emagrecer!

Você quer emagrecer? Então precisa consumir a semente andina. Lembra que foi citado nos pontos acima do baixo índice glicêmico e do alto teor de fibras? Pois, são esses dois fatores que ajudarão você a emagrecer.

As fibras potencializam a sensação de saciedade com poucas porções, e o fato de ter um baixo nível glicêmico faz com que a digestão seja demorada, e se a metabolização do alimento é lenta, você demorará mais tempo para sentir fome. Os alimentos com baixo índice glicêmico promovem a saciedade mais duradoura. Esse é um dos benefícios da quinoa que a faz ser a queridinha dos pratos dos fitness.

7 – Tem ação anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória é proveniente dos flavonoides encontrados na quinoa. Estudos já confirmaram que a semente possui mais flavonoides que as frutas vermelhas. E não para por ai! Pois promove ainda ação antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

8 – Ação contra o envelhecimento precoce

A ação contra o envelhecimento precoce é possível, visto que os antioxidantes combatem os radicais livres que são os responsáveis pela degeneração celular propulsora da maturação da pele. E a quinoa é rica em antioxidantes. Outro elemento a favor do antienvelhecimento é a vitamina E, ela promove uma proteção para as membranas das células, formando um escudo contra os “adiantadores” do relógio biológico.

9 – Promove a saúde do sistema cardíaco

O combate do colesterol ruim, a grande oferta de flavonoides e de ácidos graxos fazem desse alimento (quinoa), uma excelente opção para quem quer tratar bem do coração. O ômega 3 e 6 são indispensáveis quando o assunto é manutenção do sistema cardíaco, bem como o seu fortalecimento.

Observação: não tem problema nenhum em ferver a semente, pois ao contrário dos outros grãos que perdem os seus ácidos graxos após o cozimento, a quinoa não perde os seus nutrientes.

10 – Fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular é obtido devido a grande riqueza em proteínas, que são fundamentais para a regeneração dos músculos. Para se ter uma ideia, em apenas 100 gramas de quinoa, são ofertados 12 gramas de proteínas, sendo uma quantidade bem mais relevante que a do trigo, arroz, aveia e da soja. Está em busca de massa magra? Então não deixe de comer a semente provinda das Cordilheiras dos Andes.

Outros benefícios da quinoa

Receita de biscoito de quinoa

Que tal ter uma opção saudável e leve para mordiscar entre as refeições? Faça os biscoitos de quinoa, você irá amar! Veja a lista de ingredientes:

Ingredientes

  • 100 gramas de farinha de trigo integral;
  • 70 gramas de açúcar mascavo;
  • 40 gramas de manteiga;
  • 100 gramas de quinoa cozida;
  • 1 ovo.

Modo de preparo

Misture a manteiga com o açúcar mascavo até formar uma pasta. Acrescente o ovo e volte a misturar, em seguida adicione a farinha até ficar homogêneo. Adicione a quinoa. Em uma forma coloque o papel manteiga e conserve. Faça bolas do tamanho de sua preferência com a massa e espalme-as, coloque-as na forma e leve ao forno a 170º C por 20 minuto, ou até dourar. Você pode acrescentar uvas passas, castanhas ou nozes para deixar os seus biscoitos ainda mais nutritivos.

Gostou de conhecer os benefícios da quinoa? Você já consome essa preciosidade? Então deixe o seu comentário relatando como você introduziu a quinoa nas suas refeições, nós queremos saber. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui