Complexo B: 8 vitaminas fundamentais para o corpo!

Compartilhe
complexo-b

É muito recorrente escutarmos que necessitamos consumir alimentos com vitaminas do complexo B, entretanto, pouco é explanado sobre o que esse conjunto de nutrientes pode fazer em prol do nosso organismo, bem como, o que pode acontecer quando ficamos carentes desses elementos.

É preciso sinalizar que essas vitaminas são fundamentais para as funções básicas e primordiais para a vida. Elas estão intrínsecas em processos que garantem a vitalidade, força, equilíbrio e energia para o corpo.

 “Cada vitamina do complexo tem uma determinada função no organismo, mas no geral agem como fator de reações enzimáticas diversas. Atualmente neste grupo encontram-se as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7 (biotona), B9 (ácido fólico) e B12. Existiam outras vitaminas que compunham grupo a B4, B8, B10 e B11, no entanto estas moléculas foram descobertas como não-essenciais ou que podem ser sintetizadas pelo corpo e então deixaram de ser consideradas vitaminas e não fazem mais parte do complexo vitamínico.”

-Aline Pacheco de Oliveira Lima, bióloga.

Você sabia: Os pesquisadores achavam que se tratava apenas de uma única vitamina, todavia, após algumas analises e pesquisas foram descobertas características particulares entre elas, que as diferenciavam e que, portanto, não as enquadravam como sendo o mesmo vitâmero.

Um grupo vitamínico hidrossolúvel

As vitaminas do complexo B ao contrário de muito outros nutrientes são hidrossolúveis, ou seja, são solúveis na água, por isso, se faz necessário garantir que elas estejam em quantidades consideráveis em nossos organismos.

Pois, o corpo humano consegue eliminá-las sem muitos esforços através da urina e das fezes, portanto, é de suma importância inserir na dieta, os alimentos que garantam o reabastecimento delas diariamente.

complexo-b
Tabela com os sinais no corpo com a falta das vitaminas do complexo B.

As funções de cada vitamina do complexo B

Cada vitamina do complexo B, conforme foi mencionado, está envolvida em uma atividade que garantirá a manutenção da saúde corporal. Veja a seguir a função de cada uma das 8 vitaminas:

B1 (tiamina)

A vitamina B1 garante o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda no sistema circulatório, mas ela ainda pode colaborar com o:

“A falta da vitamina B1 pode desencadear um problema conhecido como beribéri, uma doença que pode até mesmo causar a morte. Os sintomas do beribéri são dormência e formigamento dos membros, dificuldade respiratória e problemas cardíacos.”

-Vanessa Sardinha da Silva, Bioquímica. 

B2 (riboflavina)

A riboflavina já foi chamada pelos cientistas de vitamina G, hoje em dia é reconhecida como a B2. Veja a seguir qual é a sua contribuição para a saúde do corpo:

B3 (Niacina)

Assim como a B2, a B3 colabora para o bem-estar cutâneo, todavia, ela ainda está atrelada na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. Os outros benefícios são:

B5 (Ácido pantotênico)

O ácido pantotênico está intrínseco na produção de hormônios básicos para a nossa saúde mental e sexual, entretanto, os benefícios não se limitam apenas para com essas funções, veja a seguir outras qualidades da quinta vitamina do complexo B:

  • Produção de hormônios suprarrenais;
  • Formação de anticorpos;
  • Desintoxicação química;
  • Conservação dos lipídeos.

B6 (Piridoxina)

A vitamina B6 está envolvida em quase todos os processos metabólicos; é sem sombra de dúvidas, o nutriente que mais participa das funções no organismo. A seguir, destacamos algumas qualidades da piridoxina:

  • Prevenção de doenças cardíacas;
  • Equilíbrio hormonal;
  • Síntese de neurotransmissores;
  • Conservação do sistema nervoso;
  • Formação de anticorpos.

B7 (biotina)

A sétima vitamina do complexo B, já foi chamada de vitamina H, mas, após inúmeras pesquisas passou a se chamar biotina, ou simplesmente B7.

  • Crescimento celular;
  • Produção de ácidos graxos;
  • Regulação da expressão gênica;
  • Reduz o açúcar no sangue.

reposicao-hormonal

B9 (ácido fólico)

A B9 é associada à saúde o bem-estar do cérebro, mas também pode ajudar o corpo a se precaver das enfermidades do coração, assim como, ajuda a prevenir o aparecimento de células cancerígenas. Veja a seguir outros benefícios:

B12 (Cobalamina)

A cobalamina é fundamental para as células e está sob a sua tutela a formação, manutenção celular e a estruturação do DNA. Mas, além de todo esse suporte, a B12 ainda colabora com a (o):

  • Prevenção e combate da anemia;
  • Auxílio do processo digestivo;
  • Prevenção de danos nos nervos;
  • Bom funcionamento da medula óssea.

Fontes de alimentos do complexo B

A seguir segue uma lista com todos os alimentos que ofertam vitaminas do complexo B. Vale destacar que dentre as carnes vermelhas, o fígado é o maior ofertante desse conjunto vitamínico.

Você conhece outras fontes que ofertam as vitaminas do complexo B? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui