Ômega 3 pode auxiliar no tratamento da menopausa. Entenda!

Compartilhe
omega-3
Ômega 3

A menopausa pode causar muitos desconfortos e como a reposição hormonal pode trazer riscos, buscar opções alternativas para combatê-los pode ser a melhor opção. O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que não é produzida pelo corpo humano, mas pode ser encontrada em peixes de água fria e em alguns alimentos de origem vegetal, como a linhaça. Ingerir o ômega 3 é uma excelente alternativa durante o tratamento da menopausa, continue a leitura e entende o porquê!

O ômega 3 alivia as ondas de calor

As ondas de calor são comuns em mulheres que estão na menopausa e causam um desconforto muito grande. O ômega 3 está sendo testado na redução desse sintoma e os resultados têm sido positivos, com uma redução significativa e progressiva.

Reduz o colesterol e evita problemas cardiovasculares

Os ácidos graxos, como o ômega 3, têm a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo os problemas cardiovasculares. Além disso, ele também pode baixar os níveis de triglicerídeos, aumentando o nível das chamadas “gorduras boas” e reduzindo o colesterol.

“Substâncias como os ácidos graxos ômega-3, presentes no óleo de peixes como o salmão, constituem fontes alimentares importantes para quem precisa reduzir triglicérides. Para que sejam ingeridas nas quantidades adequadas, entretanto, é preciso comer cerca de 300 gramas de salmão por dia. Por isso, estão sendo desenvolvidas cápsulas de ômega-3 que supram essa necessidade de forma menos enjoativa.”

— Dr. Drauzio Varella

Ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose

Durante a menopausa existe a queda da produção do estrogênio, o que acaba afetando a capacidade do organismo em repor os minerais, incluindo os que são necessários para os ossos. Isso pode provocar a osteoporose, que é o esfarelamento da massa óssea e, consequentemente, qualquer queda pode causar fraturas.

Ao ingerir o ômega 3, o corpo é capaz de produzir melhor esses minerais, conseguindo restaurar o equilíbrio e fortalecendo os ossos. Sendo assim, além de poder tratar a osteoporose, ele também ajuda a preveni-la.

reposicao-hormonal

Melhora a memória

Como os neurônios possuem algumas membranas de gordura em volta, para mantê-los funcionando adequadamente, essa gordura precisa estar em boas condições. O ômega 3 consegue restaurar as membranas, deixando-as mais flexíveis, o que pode causar uma série de benefícios, como um funcionamento mais eficiente do cérebro. Isso inclui a melhora da memória, além de uma proporcionar uma boa capacidade mental.

Combate o estresse e a depressão

Tanto a depressão quanto o estresse psicológico podem ser causados pela menopausa, pois o corpo da mulher está passando por mudanças significativas nesse período. Uma pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, revelou que o ômega 3 é capaz de combater tanto a depressão, quanto o estresse psicológico. Foram analisadas 120 mulheres com idades entre 40 e 55 anos que tomaram três cápsulas de ômega 3 por dia e conseguiram ter uma melhora significativa nesses sintomas.

Deve ser aliado aos hábitos saudáveis

É importante frisar que, além de tomar o ômega 3 é preciso mudar alguns hábitos para ter resultados mais eficientes. É necessário evitar alimentos industrializados e com altos níveis de gorduras saturadas, como a carne vermelha; diminuir o consumo de cafeína, refrigerantes e álcool, que podem aumentar as ondas de calor e praticar exercícios físicos regularmente.

Já foi comprovado que mulheres que têm hábitos saudáveis como alimentação balanceada e pratica exercícios regularmente, sentem menos os sintomas da menopausa. Sendo assim, todos esses cuidados são necessários para que o tratamento da menopausa possa realmente funcionar.

Onde posso encontrar o ômega 3?

Este elemento saudável pode ser um grande aliado, e é encontrado em vários alimentos que são de fácil acesso e podem ser facilmente incluídos no cardápio do nosso dia a dia.

Veja na tabela abaixo quais deles possuem mais ômega 3:

tabela-omega-3

Além da alimentação, o ômega 3 pode ser encontrado em cápsulas, facilmente encontradas para compra.

Como saber se o ômega 3 é original?

O teste feito para analisar a qualidade do ômega é aquele que consiste em colocar uma cápsula do mesmo no freezer, por 5 aproximadamente 5 horas. Ao passar o tempo, pegue um palito de dente e tente furá-la. Se o palito passar, pode-se confirmar que realmente é ômega 3, já se não passar, é algum outro tipo de óleo. Se o que você compra é barato demais, desconfie, pois até mesmo o processo para extraí-lo não é fácil.

O ômega 3 Vita DHA foi testado e passou nesse teste!

E você, já conhecia os benefícios que o ômega 3 proporciona no tratamento da menopausa? Deixe sua resposta aqui nos comentários!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email