Exames preventivos para o coração: cuidando de dentro para fora!

Compartilhe
exames preventivos para o coração
exames preventivos para o coração

Cuidar do nosso sistema cardíaco é muito importante, pois é necessário que o sangue seja bombeado para todo o corpo, para o bom funcionamento. Saiba mais sobre os exames preventivos para o coração e como eles agem exatamente!

Exames preventivos para o coração

Escore de cálcio (pontuação de cálcio cardíaco)

A tomografia computadorizada verifica a placa aterosclerótica (composta de cálcio, colesterol e tecido cicatricial) nas artérias do coração. Depois que os eletrodos estão ligados ao peito e a uma máquina de ECG (que monitora seus batimentos cardíacos), o paciente fica deitado em uma mesa de exame, que se desliza para um túnel curto em forma de rosca, segurando a respiração por 10 a 20 segundos.

“A pontuação de cálcio é o melhor previsor de um futuro ataque cardíaco.”

— Cardiologista Arthur Agatston.

A placa calcificada – um sinal de alerta importante da doença arterial coronariana (principal causa de ataques cardíacos) – é capaz de mostrar pelo menos 10 anos antes a possibilidade de ataque cardíaco ou AVC. Ao detectar o problema cedo, você pode tratá-lo antes do acúmulo desencadear estreitamento das artérias, que causariam um possível ataque cardíaco.

Tempo de duração do exame: 10 minutos.

Teste de espessura da camada íntima-média das artérias carótidas

É como um ultrassom do pescoço, que tira uma foto das artérias carótidas esquerda e direita, as quais fornecem sangue à cabeça e ao cérebro. Depois de colocar um gel no pescoço, um técnico desliza um transdutor de ultrassom sobre as carótidas, para medir a espessura do revestimento arterial.

Estudos mostram um vínculo entre uma espessura anormal do revestimento da carótida e doença arterial coronariana.

De acordo com profissionais da saúde, este teste pode detectar até os primeiros estágios, antes do fluxo sanguíneo estar bloqueado. Como não utiliza raios-x, também pode ser feito por gestantes.

Tempo de duração do exame: 15 minutos.

Teste de proteína c-reativa de alta sensibilidade

Um exame de sangue mede a CRP (uma proteína no sangue, que é um forte indicativo de inflamação em todo o corpo).

A placa de colesterol quebra os vasos sanguíneos, desencadeia inflamação e aumenta os níveis de PCR no sangue. Isso é perigoso, porque as mulheres com essa alteração podem ser mais propensas a sofrer ataques cardíacos ou Acidentes Vasculares Cerebrais. Um PCR alto é mais perigoso nos casos em que a pessoa também possui uma circunferência da cintura de mais de 35 polegadas, indicando a presença de gordura da barriga.

Tempo de duração do exame: 5 minutos.

Perfil avançado de lipídio e teste de lipoproteína (a)

Ao contrário do teste de sangue tradicional de colesterol, que mede o HDL, LDL e triglicerídeos, o teste avançado também examina o tamanho de partícula. Isso é importante porque algumas partículas são grandes e macias, então, elas tendem a “saltar” sobre as paredes arteriais enquanto viajam pelo corpo. Do contrário, algumas são pequenas e densas, o que significa que eles podem penetrar o revestimento da artéria, formando aglomerados de placa. O teste de sangue de lipoproteína (a) analisa um tipo específico de colesterol, que pode triplicar o risco cardíaco.

Dimensionar as partículas dá uma imagem mais clara dos riscos ao coração do que um teste convencional: ter um monte de grandes partículas reduz o risco, enquanto inversamente, os pequenos aumentam. Quanto mais lipoproteína (a) você tem, pior é, pois torna as partículas de LDL extra pegajosas, se apegando ao revestimento de vasos sanguíneos, causando placas e coágulos.

Tempo de duração do exame: 5 minutos.

Teste de glicose no sangue A1C

exames preventivos para o coração
exames preventivos para o coração

Um exame de sangue indica seu nível médio de açúcar na corrente sanguínea nos últimos três meses. Ao contrário de outros testes de glicose, que requerem jejum ou ingestão de alguma bebida açucarada, este não requer nenhum dos dois.

O Dr. Agatston alega: “esta é a maneira mais simples de detectar seu futuro risco de diabetes“.  Esta doença faz com que a pessoa tenha 5 vezes mais risco de desenvolver problemas cardíacos.

Tempo de duração do exame: 5 minutos.

Testes genéticos

Uma amostra de sangue é testada em um laboratório, para mutações dos genes KIF6 e APOE.

Uma variação comum no gene KIF6 e duas mutações no gene APOE podem aumentar os riscos de doença cardíaca.

Médicos dizem que você não possui controle sobre seus genes, mas esses testes podem auxiliar na detecção e adaptação em relação ao ataque cardíaco.

Tempo de duração do exame: 5 minutos.

Ecocardiografia de estresse

Este exame é uma melhoria em relação ao teste de stress padrão, porque adiciona um ultrassom antes e depois do exercício, que consiste em avaliar o fluxo sanguíneo para as câmaras de bombeamento do coração, verificando se existem bloqueios nas artérias que “alimentam” o coração.

Adicionar ecocardiografia ao teste de estresse padrão aumenta a precisão em até 85% para as mulheres, sendo uma excelente maneira de saber se a doença cardíaca é suficientemente severa, para que se possa exigir tratamentos como um stent ou uma derivação.

Se o teste detectar um fluxo sanguíneo reduzido, uma ou mais das artérias coronárias podem ser bloqueadas.

Tempo de duração do exame: 45 minutos.

reposicao-hormonal

Gostou de saber mais sobre os tipos de exames preventivos para o coração? Conte-nos! Deixe seu comentário, aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui