Conheça 3 receitas com soja deliciosas e saudáveis!

Compartilhe
tres-receitas-com-soja

As receitas com soja vêm ganhando um espaço especial entre pessoas que buscam cuidar de sua saúde, você sabia disso? Se não sabe, vou lhe explicar o motivo: a soja é um alimento rico em proteína, carboidrato e fibra. Ah! E a também é capaz de ajudar na produção natural de hormônios femininos.

A soja é um alimento tão nutritivo, que é essencial para aqueles que são adeptos às dietas que excluam a carne ou qualquer proteína animal do cardápio. Pode parecer estranho para algumas pessoas, pensarem em receitas que levem soja no lugar de carne, ou simplesmente acrescentá-la em suas refeições.

Continue com a leitura e você verá que é possível fazer deliciosos pratos com soja e o melhor de tudo, acrescentando inúmeros benefícios à sua saúde!

Benefícios das receitas com soja

Para ficar uma coisa diferente do habitual, vamos intercalando os benefícios da soja com algumas receitas, porque a lista de benefícios é bastante extensa.

Mas o que exatamente na composição da soja que a torna tão especial? Para entrar um pouco mais em detalhes sobre os benefícios das receitas com soja, lhe adianto que ela é uma fonte vegetal de 8 dos aminoácidos essenciais, tornando-a a única proteína não animal completa. Alimentos integrais a base de soja são também uma excelente fonte de:

Então, já que falamos sobre alimentos integrais, que tal aprender a receita de um delicioso biscoito integral, feito com soja? Veja abaixo.

Biscoito integral de soja

Este biscoito, mais conhecido como cookie, é uma receita com soja que, com certeza, fará a cabeça da criançada e dos adultos também, devido ao seu sabor. Você precisará de:

  • 2 xícaras de margarina de soja;
  • 3 xícaras de açúcar mascavo;
  • 4 ovos;
  • 10 gotas de essência de baunilha;
  • 3 1/2 xícaras de farinha de trigo;
  • 3/4 xícaras de farinha de soja;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó;
  • 1 1/2 xícara de aveia em flocos;
  • 2 xícaras de coco ralado;
  • 2 xícaras de gotas de chocolate;
  • 2 xícaras de grãos de soja inteiros e torrados.

Para fazer a massa, você deve misturar primeiro os ovos, o açúcar, a essência de baunilha e a margarina. Depois, basta ir acrescentando os ingredientes sólidos e misturando sem sovar, apenas com as pontas dos dedos. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, faça bolinhas e coloque em uma forma para assar a 160 °C, por 15 minutos, ou até dourar.

É um biscoito que leva muitos ingredientes, mas vale muito à pena, além de ser bem simples de preparar. Não está exatamente entre as receitas com soja mais saudáveis, mas é bom começar com algo para adoçar a vida, não é verdade? Mas então, agora vamos voltar aos benefícios da soja.

Produção hormonal de forma natural

As isoflavonas são uma classe de compostos fitoestrógenos vegetais com atividade estrogênica. A soja e produtos derivados dela são as fontes mais ricas em isoflavonas, que podem ser incluídas na dieta humana. Neste alimento são encontrados os dois tipos de isoflavonas — genisteína e a daidzeína.

reposicao-hormonal

Estas substâncias parecem imitar o hormônio feminino estrogênio. Além disso, geralmente são protetores do coração, pois reduzem os níveis de lipoproteínas (LDL conhecido como colesterol ruim) e são vistas como boas para a saúde óssea, o que é importante para o processo de envelhecimento e da menopausa. Isso mesmo, a soja e alimentos como linhaça e óleo de prímula tem efeitos positivos no combate aos sintomas da menopausa.

Hambúrguer de carne de soja

tres-receitas-com-soja

Como falamos em lipoproteínas ruins para o coração, que tal agora uma receita que troca a carne vermelha, um alimento rico em colesterol ruim, pela carne de soja? Para essa receita você precisará de:

  • 250 gramas de proteína texturizada de soja (conhecida como PTS, ou carne de soja);
  • 500 ml de água morna;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • Tempero a gosto.

Você primeiro precisará deixar que a água morna hidrate a carne de soja (entre 20 a 25 minutos). Depois disso, basta escorrer a água e misturar os outros ingredientes. Feito isto, modele os hambúrgueres no tamanho desejado e faça-os assados ou grelhados. Você também pode guardá-los congelados, para facilitar sua vida, mas não por muito tempo.

Caso você seja daquelas pessoas que não dispensam carne, é possível executar esta receita com soja e carne moída, de modo que fique meio a meio. Mais uma vez, vamos voltar à nossa dinâmica dos benefícios, logo abaixo.

Alternativa para os alérgicos

tres-receitas-com-soja

Para aqueles com preocupações dietéticas ou alérgicas, dentre os derivados da soja também existe uma alternativa ao leite de vaca. Cada tipo de leite tem suas vantagens e desvantagens, dependendo da dieta em particular, da saúde, das necessidades nutricionais, ou preferências de gosto pessoal.

Mas o fato é que para aquelas pessoas com intolerância a lactose, o leite de soja é o mais indicado. Além disso, ele também pode ser uma alternativa para quem está cuidando do colesterol.

Já que falamos em leite, vamos a uma receita na qual você pode usar o leite de soja em vez do de vaca.

Vitamina de frutas com leite de soja

Quem não gosta de um grande e nutritivo copo de vitamina de frutas? Aqui, a fruta para fazer a vitamina será de acordo com o gosto de cada um, mas que tal fazer um mix de frutas. Os ingredientes são:

  • 500 ml de leite de soja;
  • 1/2 mamão papaia;
  • 2 bananas;
  • 3 morangos;
  • 1 maçã.

Bata tudo no liquidificador e pronto! Além da vitamina, você pode fazer inúmeras outras receitas que levem leite de vaca e substitui-lo pelo de soja, alguns exemplos são milk shakes, bolos, pavês, molhos e várias outras.

Viu como é possível fazer diversas receitas com soja e, além de tudo, receber desse alimento todos os seus benefícios? Existem muitos outros pratos como: tomate (ou abobrinha) recheado com grãos de soja e queijo, almôndegas de soja, carne de soja refogada com legumes etc. Você também pode inovar e criar suas próprias receitas.

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email