Como medir o índice glicêmico?

Compartilhe
como-medir-o-índice-glicêmico

Para as mulheres que estão buscando a perda de peso, entender como medir o índice glicêmico, se faz de suma importância, pois às vezes as pessoas entram em uma dieta alimentar, entretanto, não possuem o discernimento se realmente os alimentos escolhidos para compor o cardápio serão favoráveis à redução das medidas.

Isso porque, nem sempre um alimento que contém poucos carboidratos – o que acredita ser benéfico para diminuir as medidas – possui um baixo índice glicêmico. Ou seja, consumir alimentos com baixo teor de carboidrato, mas que tenham um alto índice glicêmico aumenta a quantidade de glicose, que por sua vez necessitará de mais insulina, e como consequência deixará a pessoa com fome após alguns minutos – colocando em xeque o regime.

“Índice glicêmico é uma medida que avalia o quão rápido os níveis de glicose sanguínea aumentam, após ingerir um determinado tipo de alimento. A glicose pura, que é o alimento padrão, tem o índice glicêmico de 100. O índice glicêmico estima o quanto de carboidratos em um certo alimento é capaz de aumentar os níveis de glicose no sangue após o consumo, em relação ao consumo da glicose pura.”

-Dr. Maurício Garcia, Médico personal.

reposicao-hormonalAlertamos que de maneira alguma, o IG estimula a exclusão de alimentos das refeições, muito pelo contrário, se reforça a necessidade de um equilíbrio de tudo aquilo que é ingerido ao longo do dia.

Medindo o IG (índice glicêmico)

A medição do índice glicêmico é realizada pelos pesquisadores, e é disponibilizada em sites e em livros de nutrição. Os cientistas utilizam como alimento referência o pão branco ou a glicose, e de acordo os níveis da glicemia os posicionam em uma tabela.

“Tal índice foi proposto para auxiliar a seleção de alimentos, assim quando alimento controle utilizado é o pão, os alimentos analisados que apresentam IG < 75, são considerados de baixo IG. Já os alimentos com IG > 95, são considerados de alto IG. Caso o alimento padrão seja a glicose, considera-se alto, IG > 70, médio IG 56 – 69 e baixo IG < 55. A recomendação para o uso do IG, baseia-se, principalmente, na substituição de alimentos de alto por baixo IG ao longo do dia. Contudo deve-se considerar os efeitos dos outros alimentos sobre a glicemia, quando se consume uma refeição.”

-Dra. Gisele Rossi Goveia, Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica.

Considerações básicas para quem deseja aprender a como medir o índice glicêmico

“A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos, onde, no fígado, se deposita na forma de glicogénico; este depósitos, entretanto, têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídios, que serão armazenados sob a forma de gordura. Caso o indivíduo continue ingerindo alimentos de alto G, o seu organismo começa a adquirir resistência à insulina, uma vez que o seu corpo começa a produzir uma quantidade menor de insulina.” 

-Autor desconhecido.

O ditado popular: menos é mais, pode ser aplicado quando o assunto é índice glicêmico, pois quanto menor for o índice de glicemia, maior será a saciedade e, com isso, menos você comerá; o contrário também é uma verdade aplicada. Por que é importante saber disso? É importante porque você terá maior controle sobre os teores glicêmicos ingeridos.

“Com a redução do índice glicêmico, tem-se uma demanda menor de insulina, melhor manutenção da glicemia e redução da lipidemia. Estes fatores têm importante papel na prevenção e no tratamento das doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de cânceres.”

-Bem estar.

Alguns alimentos com baixo ou médio índice glicêmico

A seguir o Saudável e Feliz disponibilizou alguns alimentos com baixo ou médio índice glicêmico, todavia, é importante relatar que a maneira como as refeições são feitas, bem como, a quantidade interferem no resultado final.

Alguns alimentos com alto índice glicêmico

A seguir destacamos alguns alimentos com alto índice glicêmico, mas é importante notar que alguns alimentos aparecem em ambas as listas, isso porque, a maneira na qual são feitos (alimentos) também interfere no teor de glicemia.

  • Arroz branco;
  • Cereais industrializados;
  • Batata;
  • Biscoitos;
  • Cereais industrializados;
  • Farinhas brancas;
  • Melancia;
  • Pão branco.
tabela-de-indice-glicemico
Tabela com os índices glicêmicos de alguns alimentos. O valor do IG (índice glicêmico) está na frente de cada alimento.

Variações que precisam ser levadas em consideração

O calculo do índice glicêmico não é uma medição precisa, inúmeras variações implicam na exatidão dos resultados, o mesmo alimento pode proporcionar índices discrepantes, assim como, cada organismo também pode alterar esse resultado, portanto, procure um nutricionista para que seja indicada uma dieta de acordo com as especificidades do seu corpo.

Você aprendeu como medir o índice glicêmico dos alimentos? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui