Exercícios físicos que aliviam os sintomas da TPM

Compartilhe
exercicios-fisicos-para-tpm

Os exercícios físicos para TPM e para as outras fases do ciclo menstrual, será que funcionam? Se você, como a maioria das brasileiras, também sofre com os sintomas da TPM, todavia, não quer abrir mão dos hábitos saudáveis, você já deve estar ciente que é uma luta para conseguir continuar com o desempenho ao longo do mês.

As oscilações de humor, as dores no corpo e a falta de disposição fazem com que em alguns dias a vitalidade esteja presente e, em outros o desejo de não sair da cama acaba sendo mais forte. E isso é errado? Não!

Os exercícios físicos para TPM e para as outras fases do ciclo menstrual

O corpo feminino demanda de necessidades especiais, e é isso que nos faz sermos dinâmicas e plurais, devemos intender como os nossos organismos reagem ao ciclo menstrual e buscarmos o que há de melhor para nós. Cada mulher deve desenvolver o seu arsenal de sobrevivência para lidar com essa atmosfera, e os exercícios físicos para TPM podem sim fazer parte da lista de combate aos sintomas.

colicas-na-tpm

As fases do ciclo menstrual

O erro quando optamos por incluir os exercícios físicos é que negligenciamos as fases do ciclo menstrual. Isso mesmo! Cada fase fará com que o corpo reaja e sofra com determinado aspecto e sinal, portanto, não adianta focar apenas em uma atividade física que será difícil de seguir com a rotina de treino.

O correto é montar uma rotina que seja de acordo com o seu corpo e o seu ciclo menstrual. Por exemplo: se você sente enxaquecas em determinada fase, talvez sair correndo pelo bairro não seja uma boa ideia, entretanto, uma meditação e alguns alongamentos leves podem ser realizados. Já pensou nisso?!

Os hormônios influenciam categoricamente o desempenho do corpo da mulher. A oscilação hormonal impacta drasticamente na disposição, o estrogênio e o progesterona diminuem e aumentam os seus níveis durante todo o ciclo e, isso irá refletir nos exercícios que podem ser realizados no dia. Veja a seguir cada fase do ciclo menstrual, bem como, as atividades físicas que podem ser realizadas nesses períodos:

Fase pré-menstrual

Nesse período os níveis de progesterona cai, e o organismo sente essa alteração intensa. É muito recorrente as queixas de falta de concentração, aumento da fadiga mental e corporal, bem como, a fraqueza muscular, as dores de cabeças, dores nos seios e falta de paciência. Alguém consegue fazer um treino na acadêmia nessas condições? Não! Portanto, faça alongamentos suaves e massageie o corpo. Busque alongar-se na cama mesmo, você verá como é possível e é relaxante. Os exercícios para TPM devem ser suaves, entretanto, não deixe de mover o corpo, isso fará muito bem para você.

exercicios-para-tpm
Exercícios para a TPM e para as outras fases do ciclo menstrual.

Fase da Menstruação

Nessa fase o estoque de estrógeno e progesterona caem completamente! É olhar para a dispensa e não encontrar nada! (ou quase nada). Portanto, tanto os sintomas corporais, como os emocionais agem enlouquecidamente. É nesse período que as mulheres são acometidas pelas cólicas, irritabilidade, cansaço, tristeza e etc.

É da para fazer alguma coisa com todos esses sinais desoladores?! Sim, ficar na cama e se possível dormindo! (brincadeira), talvez enfrentar uma academia não seja uma boa ideia (cada corpo é um caso), todavia, existem atividades que você pode fazer na sua casa mesmo, e até mesmo deitada. Seria o seu sonho?

Os alongamentos são ótimos para os casos mais críticos, todavia, se a dor não está  muito intensa, a caminhada também pode ser uma ótima ideia, pois além de exercitar o corpo ajuda com a mente também.

Fase da pós-menstrual

Nesse período ocorre a crescente da taxa do estrogênio, bem como, ocorre também, uma grande secreção da noradrenalina, com isso, as mulheres voltam a obter a disposição máxima para se exercitar. Portanto, pode iniciar aquele treino barra pesada!

Os benefícios da prática esportiva

Quando a prática esportiva está de acordo com as condições corporais a atividade se torna mais prazerosa, bem como, irá proporcionar muitos benefícios para a mulher que está na fase de reprodução. Os exercícios físicos liberam hormônios que podem funcionar como efeito analgésico, aliviando as dores corporais.

São liberados também, endorfinas que colaboram com a melhoria do humor. E não para por aí! Quando o corpo está em movimento aumentamos a temperatura corporal, com isso, damos uma mãozinha para a vasodilatação que proporciona a irrigação dos inúmeros tecidos e como consequência obtemos relaxamento e prazer.

Gostou de conhecer os exercícios físicos para TPM e para as outras fases do ciclo menstrual? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email