Entenda quais são os sintomas da menopausa aos 44 anos

Compartilhe
sintomas-da-menopausa-aos-44-anos

Os sintomas da menopausa começam a aparecer, geralmente, em mulheres entre 45 e 50 anos, mas há exceções. Como a menopausa é um fenômeno demorado, seus sintomas já começam a aparecer bem antes de sua chegada definitiva. Logo, muitas delas já sentem os sintomas da menopausa aos 44 anos.

Essa fase é difícil para muitas mulheres. Além da perda da fertilidade, a menopausa simboliza uma transição da vida adulta para a terceira idade.

Além disso, as mulheres nessa faixa etária, geralmente, estão no auge da carreira e têm muitas outras responsabilidades, seja com a educação dos filhos ou com outras atividades. Se estiverem passando por problemas no casamento, eles podem agravar ainda mais os sintomas da menopausa.

Se você já está próxima dessa faixa etária e está preocupada com os sintomas da menopausa aos 44 anos e os efeitos que eles podem trazer em sua vida, continue lendo, vamos falar mais sobre eles!

Calorão

Entre os sintomas da menopausa aos 44 anos, estão as ondas de calor ou os fogachos, como são conhecidas. Os calores ocorrem porque a diminuição dos níveis de estrogênio afeta o centro termorregulador — região do cérebro responsável por regular a temperatura do organismo. Algumas mulheres podem transpirar excessivamente nesse período e, outras, simplesmente se sentem levemente mais quentes.

Se você está passando por isso, não se desespere, pois alguns hábitos podem ajudar a amenizar o problema. Optar por roupas mais leves, fazer yoga ou meditação e consumir alimentos saudáveis podem auxiliar no alívio do incômodo.

Tontura

É comum que algumas mulheres sintam tonturas nessa fase. Esses sintomas podem ser causados por ataques de pânico  (taxa respiratória e cardíaca irregular podem reduzir o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro).

Mas a tontura pode ser causada também pelos efeitos dos hormônios sobre os vasos sanguíneos, fazendo com que haja oscilação na pressão arterial.

Inchaço

O estrogênio é importante para manter a quantidade correta de água e bile no corpo. Quando os seus níveis diminuem, o corpo da mulher retém mais líquido, fazendo com que ela se sinta inchada.

sintomas-da-menopausa-aos-44-anos

Quando a produção de bile diminui, além disso, o corpo não digere bem as gorduras, o que leva à flatulência (os famosos gases).

O menopausa pode até mesmo acarretar no ganho de peso, pois no momento em que ela é estabelecida, o metabolismo da mulher encontra-se mais lento. Somados ao inchaço, silhueta e as curvas femininas podem mudar de forma, por isso atividades físicas são muito recomendadas nessa etapa.

Falta de libido

Um dos sintomas da menopausa aos 44 anos que pode afetar as mulheres é a redução da libido. As responsáveis por esse fato são as alterações hormonais, típicas dessa fase.

Além disso, as paredes da vagina ficam sensíveis e secas durante essa fase, esse fenômeno se chama secura vaginal. Tal problema pode provocar dor na hora da relação, diminuindo assim a vontade de fazer sexo. O uso de lubrificantes íntimos pode ajudar, namorar bastante antes da penetração também, isso ajuda a estimular a lubrificação.

Questões psicológicas, como insegurança com o corpo — algo comum em meio as mudanças nessa fase —, também podem contribuir para a falta de apetite para o sexo. Por isso, contar com a paciência e consideração do parceiro é fundamental, ter uma conversa aberta sobre sexualidade pode ajudar o casal a encontrar juntos uma solução.

Irritabilidade

A irritabilidade é outro sintoma muito comum em mulheres que estão no período pré-menopausa. Uma mulher com seus 40 e poucos anos pode achar que está irritada por causa das cobranças no trabalho e nas relações familiares.

Mas, se você notar que está ficando mais nervosa por coisas insignificantes ou que antes não a irritavam tanto ou, ainda, se você se sente ansiosa, desmotivada e vulnerável, deve ficar atenta. Esses sinais podem indicar que a menopausa está chegando — e que você precisa tomar os devidos cuidados.

Depressão

A depressão também é um sintoma muito comum em mulheres que estão entrando na menopausa. Quando a mulher sente-se deprimida, perde o interesse em fazer atividades que lhe davam prazer. O relacionamento com familiares, amigos e colegas de trabalho fica abalado, pois ela fica irritada, triste e costuma isolar-se de todos.

Lembramos, aqui, que a depressão é um doença grave e, se não for tratada logo no início, pode trazer sérios danos à pessoa deprimida. Por isso, se você sentir tristeza e desânimo, não hesite em procurar ajuda médica.

É importante que você busque também o apoio de sua família, principalmente de seu marido e de seus filhos. Mesmo que seus filhos sejam adolescentes, você precisa explicar a eles que está passando por uma fase difícil e que precisa de apoio, amor e carinho. Isso vai te ajudar a ter mais força para enfrentar a doença.

Insônia

A qualidade do sono nas mulheres também é afetada nesse período. A mulher pode ter dificuldades para dormir ou acordar várias vezes durante a noite. Como a pessoa não consegue dormir, fica sempre cansada, irritada e ansiosa.

Outras consequências da falta de sono são a falta de concentração, a diminuição da capacidade de memória, o mal-estar e a sonolência durante o dia. A falta de sono pode atrapalhar o desempenho no trabalho, pois uma mulher cansada não consegue desempenhar suas tarefas.

A relação com o marido e os filhos também pode ser comprometida, pois a mulher fica irritada e nervosa e pode acabar descontando seu mau-humor nos entes queridos.

Importância dos sinais, principalmente os sintomas da menopausa aos 44 anos

Quanto antes você conseguir identificar os sinais da menopausa, melhor você vai conseguir passar por essa fase. Afinal de contas, você ainda é jovem e não pode deixar que uma fase natural da vida influencie negativamente suas relações, principalmente as familiares.

Vale lembrar que nem todas as mulheres sentem dores e incômodos nesse período — alguns fatores dependem de herança genética e do estilo de vida da mulher. Além disso, os sintomas da menopausa podem ser aliviados com tratamentos naturais e hábitos saudáveis, sem depender de hormônios artificiais da reposição hormonal.

Você pode conferir o nosso INFOGRÁFICO EXCLUSIVO sobre os Sintomas da Menopausa neste Link Aqui.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui