Entenda quais são os sintomas da menopausa aos 44 anos

Compartilhe
sintomas-da-menopausa-aos-44-anos

Os sintomas da menopausa começam a aparecer, geralmente, em mulheres entre 45 e 50 anos, mas há exceções. Como a menopausa é um fenômeno demorado, seus sintomas já começam a aparecer bem antes de sua chegada definitiva. Logo, muitas delas já sentem os sintomas da menopausa aos 44 anos.

Essa fase é difícil para muitas mulheres. Além da perda da fertilidade, a menopausa simboliza uma transição da vida adulta para a terceira idade.

Além disso, as mulheres nessa faixa etária, geralmente, estão no auge da carreira e têm muitas outras responsabilidades, seja com a educação dos filhos ou com outras atividades. Se estiverem passando por problemas no casamento, eles podem agravar ainda mais os sintomas da menopausa.

reposicao-hormonal

Se você já está próxima dessa faixa etária e está preocupada com os sintomas da menopausa aos 44 anos e os efeitos que eles podem trazer em sua vida, continue lendo, vamos falar mais sobre eles!

Calorão

Entre os sintomas da menopausa aos 44 anos, estão as ondas de calor ou os fogachos, como são conhecidas. Os calores ocorrem porque a diminuição dos níveis de estrogênio afeta o centro termorregulador — região do cérebro responsável por regular a temperatura do organismo. Algumas mulheres podem transpirar excessivamente nesse período e, outras, simplesmente se sentem levemente mais quentes.

Se você está passando por isso, não se desespere, pois alguns hábitos podem ajudar a amenizar o problema. Optar por roupas mais leves, fazer yoga ou meditação e consumir alimentos saudáveis podem auxiliar no alívio do incômodo.

Tontura

É comum que algumas mulheres sintam tonturas nessa fase. Esses sintomas podem ser causados por ataques de pânico  (taxa respiratória e cardíaca irregular podem reduzir o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro).

Mas a tontura pode ser causada também pelos efeitos dos hormônios sobre os vasos sanguíneos, fazendo com que haja oscilação na pressão arterial.

Inchaço

O estrogênio é importante para manter a quantidade correta de água e bile no corpo. Quando os seus níveis diminuem, o corpo da mulher retém mais líquido, fazendo com que ela se sinta inchada.

sintomas-da-menopausa-aos-44-anos

Quando a produção de bile diminui, além disso, o corpo não digere bem as gorduras, o que leva à flatulência (os famosos gases).

O menopausa pode até mesmo acarretar no ganho de peso, pois no momento em que ela é estabelecida, o metabolismo da mulher encontra-se mais lento. Somados ao inchaço, silhueta e as curvas femininas podem mudar de forma, por isso atividades físicas são muito recomendadas nessa etapa.

Falta de libido

Um dos sintomas da menopausa aos 44 anos que pode afetar as mulheres é a redução da libido. As responsáveis por esse fato são as alterações hormonais, típicas dessa fase.

Além disso, as paredes da vagina ficam sensíveis e secas durante essa fase, esse fenômeno se chama secura vaginal. Tal problema pode provocar dor na hora da relação, diminuindo assim a vontade de fazer sexo. O uso de lubrificantes íntimos pode ajudar, namorar bastante antes da penetração também, isso ajuda a estimular a lubrificação.

Questões psicológicas, como insegurança com o corpo — algo comum em meio as mudanças nessa fase —, também podem contribuir para a falta de apetite para o sexo. Por isso, contar com a paciência e consideração do parceiro é fundamental, ter uma conversa aberta sobre sexualidade pode ajudar o casal a encontrar juntos uma solução.

Irritabilidade

A irritabilidade é outro sintoma muito comum em mulheres que estão no período pré-menopausa. Uma mulher com seus 40 e poucos anos pode achar que está irritada por causa das cobranças no trabalho e nas relações familiares.

Mas, se você notar que está ficando mais nervosa por coisas insignificantes ou que antes não a irritavam tanto ou, ainda, se você se sente ansiosa, desmotivada e vulnerável, deve ficar atenta. Esses sinais podem indicar que a menopausa está chegando — e que você precisa tomar os devidos cuidados.

Depressão

A depressão também é um sintoma muito comum em mulheres que estão entrando na menopausa. Quando a mulher sente-se deprimida, perde o interesse em fazer atividades que lhe davam prazer. O relacionamento com familiares, amigos e colegas de trabalho fica abalado, pois ela fica irritada, triste e costuma isolar-se de todos.

Lembramos, aqui, que a depressão é um doença grave e, se não for tratada logo no início, pode trazer sérios danos à pessoa deprimida. Por isso, se você sentir tristeza e desânimo, não hesite em procurar ajuda médica.

É importante que você busque também o apoio de sua família, principalmente de seu marido e de seus filhos. Mesmo que seus filhos sejam adolescentes, você precisa explicar a eles que está passando por uma fase difícil e que precisa de apoio, amor e carinho. Isso vai te ajudar a ter mais força para enfrentar a doença.

Insônia

A qualidade do sono nas mulheres também é afetada nesse período. A mulher pode ter dificuldades para dormir ou acordar várias vezes durante a noite. Como a pessoa não consegue dormir, fica sempre cansada, irritada e ansiosa.

Outras consequências da falta de sono são a falta de concentração, a diminuição da capacidade de memória, o mal-estar e a sonolência durante o dia. A falta de sono pode atrapalhar o desempenho no trabalho, pois uma mulher cansada não consegue desempenhar suas tarefas.

A relação com o marido e os filhos também pode ser comprometida, pois a mulher fica irritada e nervosa e pode acabar descontando seu mau-humor nos entes queridos.

Importância dos sinais, principalmente os sintomas da menopausa aos 44 anos

Quanto antes você conseguir identificar os sinais da menopausa, melhor você vai conseguir passar por essa fase. Afinal de contas, você ainda é jovem e não pode deixar que uma fase natural da vida influencie negativamente suas relações, principalmente as familiares.

Vale lembrar que nem todas as mulheres sentem dores e incômodos nesse período — alguns fatores dependem de herança genética e do estilo de vida da mulher. Além disso, os sintomas da menopausa podem ser aliviados com tratamentos naturais e hábitos saudáveis, sem depender de hormônios artificiais da reposição hormonal.

Você pode conferir o nosso INFOGRÁFICO EXCLUSIVO sobre os Sintomas da Menopausa neste Link Aqui.

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

31 COMENTÁRIOS

    • Olá Lenilda! Não fique assustada. Assim como você, milhares de mulheres ficam inseguras quanto as mudanças de seu corpo e sintomas como calorão, insônia, tontura e as mudanças repentinas de humor… Conheça um tratamento Natural para menopausa clicando nesse link aqui: https://xomenopausa.com.br/xomenopausa2/ . Muita Saúde pra vc! Beijos

  1. Excelente artigo. No entanto, estou numa aflição enorme, pois, tenho 44 anos e tenho observado alguns desses sintomas em mim, só q minha última menstruação foi em 30/10/2017, há uma semana ando meio estranha com queimação no estômago, nas relações meu marido ejacula fora, será q estou grávida?. Estou aguardando mais uns dias para realizar um exame e procurar um médico.mas gostaria de saber sua opinião. Obrigada.

    • Olá Cristina! Quanto aos sintomas que você está sentindo podem ser do climatério, já que assou dos 40. Sua menstruação está desregulada, mas ainda não encerro, por esse motivo não podemos considerar menopausa. Para constatar a gravidez é necessário fazer o teste de farmácia e depois confirmar com o de sangue.

  2. Olá!
    Boa tarde!
    Eu tenho 44 anos também, a médica me disse que estou na pré-menopausa e estou sentindo meus seios muito grandes, inchados e extremamente doloridos e outra coisa que notei também, foi uma sensível queda de cabelos…será tudo normal? ou estou ficando louca…rsrs

    • Olá Luciana! Boa tarde. Todos os sintomas que você informou são normais sim. Algumas mulheres tem mais sensibilidade nos seios no período do climatério. Quanto ao cabelo se deve as alterações hormonais e com o passar dos anos, muito provavelmente o fio ficará mais ralo. Não esqueça de ter sempre em dia sua mamografia, ok? Tenha uma ótima semana! Abraços – Equipe Saudável & Feliz

      • Boa noite eu tenho 43 anos ja vou fazer 44 este ano ja vai fazer 5 anos que fiz uma laquiadura depois da cirurgia minha mestruação foi diminuindo os dia das regras ja faz uns 2 anos que percebi esses sintomas será que ja estou entrando na fase da menopausa?

        • Olá Andreia! Pela sua idade e sintomas sim. Este período se chama climatério, ou seja, o nível de estrogênio está diminuindo gradativamente no seu corpo, porém não tem relação direta com a laqueadura e sim com a faixa etária. Abraços.

  3. Bom dia, Tenho 43 anos e nos últimos dias tenho sentido dores no corpo, pele ressecada, sensação de desmaio e muito calor, principalmente na região da nuca seguido de frio de arrepiar os pelos do corpo, semana passada, tive febre após tomar banho. Será que tudo isso faz parte da pré-menopausa ou não?

    • Olá Rosangela! A febre é um sintoma de infecção e não tem relação com a pré menopausa. Os outros sintomas podem são característicos do climatério, mas como você está sentindo tudo de uma vez é melhor procurar um médico para realizar alguns exames e ter mais certeza do diagnóstico. Cuidado com a febre, ok? Desejamos melhoras! Abraços.

  4. Olá, no mês de novembro tive relação na pausa do anticoncepcional…no mês de dezembro antes do Natal veio uma borra de café em um dia e meio mais ou menos, e nada mais. Até o dia de hj não fiquei mais menstruada já tenho 45 anos, e senti vários sintomas da menopausa com os 44 anos de idade, eu usava apenas preservativos, mas ela nunca foi certinha, com data x … mas nunca deixou de descer um mês se quer. Resolvi tomar a pílula p regular já q vinha em excesso chegando a ficar 15, 20 ou até mais de um mês. Não tenho uma vida sexual ativa e nem libido p isso. Em novembro na pausa da pílula tive relação … Veio a borra de café como relatei …estamos Eno fim de janeiro e nada. Fiz o teste de farmácia na semana passada deu negativo e fiz hj de novo e deu negativo novamente. Não sinto sintomas de gravidez. Alguém pode me ajudar?

    • Olá Angela! Bom, nunca confie em testes de farmácia – por mais que eles sejam bons, nada substitui um exame de sangue. Você pode fazer em um laboratório particular sem pedido médico. Quanto a falta de menstruação – se não por conta de gravidez – pode ser o começo do seu climatério. Como explicamos na matéria, com as mudanças hormonais a menstruação tende a falhar, então acostume-se a vir durante um mês e ficar três sem ciclo. Observe outros sinais em seu corpo como calores em excesso, falhas na memória e tonturas. Se ainda estiver com dúvidas procure um ginecologista. Tenha uma ótima semana!

      • Bom dia, hj fiz um exame de sangue, e pego o resultado hj a tarde. Há dois anos sinto esse calorão em excesso e ao mesmo tempo frio, o ano passado passei a ter tonturas e falha na memória mesmo, percebi isso pq sou professora e não posso esquecer das coisas,rsrs… Um único sinal q não tenho é de gravidez, tirando a falta da menstruação há dois meses. Qd pegar o resultado saberemos se gravidez ou não. Obrigada pela atenção, bom dia!

  5. Boa tarde!
    tenho 49 anos e estou sentindo muita coisas, sinto calor imenso, suor em excesso e minha menstruação vem muito e depois fica aquele resto por muitos dias uns quinze a vinte dias. As vezes minha menstruação vem acompanhada de muita cólica.Estou com a memoria fraca, abro a geladeira e fico lá pensando o que fui pegar. As vezes me falam algo e mais tarde tento lembar e não consigo. Estou muito sensível, qualquer coisa me deixa magoada. Sinto muitas dores nas pernas e sonolencia durante o dia.Muito nervosa. Estou doida que essa menstruação acabe. aff

    • Poxa vida Lenir…. Bom, isso tudo é característico do climatério. O lado bom é que milhares de mulheres passam por estes mesmos sintomas que você e aqui você pode encontrar algumas delas que compartilham do mesmo sentimento e podem dividir histórias contigo. Tente se acalmar… mesmo sendo um período difícil, é necessário que você fique tranquila para que as emoções tenham menos influência sobre você. Tente fazer caminhadas regularmente também. Isso irá te ajudar bastante. Recomendamos o AW Plus – um suplemento natural que pode te ajudar nesse momento. Tenha uma ótima semana!

  6. Olá, meu nome é Luciana e estou há 3 meses dos 44 anos, porém, ha um bom tempo já tenho tido todos esses sintomas citados aqui.
    Poxa…esse tal de climatério judia de nós…
    Há mtos anos, tenho sofrido com dores e inchaço nas mamas no período que antecede a menstruação, mas de um ano pra cá, está mto intenso isso. A ginecologista me examinou e percebeu q as mamas são densas, mas nada anormal foi constatado.
    Minha menstruação vem regularmente, as vzs oscilando com diferença de atraso de alguns 7 dias, mas dentro do normal, porém, no último mês, fiz um tratamento com Metronidazol por conta de uma bactéria ( geléia e comprimidos) e após os 10 dias de tratamento, já era hora de menstruar. Assim q terminou o período menstrual, começou a descer uma água com mto mal cheiro, parecia ser sujeira, q se prolongou até menstruar agora novamente. Bastava tossir ou espirrar pra descer. Passei o mês com protetor de calcinha.
    Agora, estou menstruando e o sangue esta mto escuro e cheirando mto mal, insuportável…
    O que estaria acontecendo?

    • Olá Luciana! Independente de estar aos 44 anos, a queda de estrogênio começa a partir dos 40, sendo assim as dores nas mamas são um sinal clássico da alteração hormonal que seu coro vem sofrendo, e isso é normal. Quanto a essa situação que você citou, após usar a medicação, o ideal é procurar um médico para ver o que realmente aconteceu. Um simples exame ginecológico pode indicar se foi algo temporário (um efeito colateral, por exemplo), ou algo mais grave. A resposta 100% objetiva só um exame poderá te indicar com precisão. Obrigada por compartilhar sua história e por nos acompanhar.

  7. Boa noite,tenho 44 anos e 11 meses ,menstruei em dezembro depois dia 15 de janeiro e depois dia 28 de janeiro,mas em fevereiro não veio, sou ligada a 20 anos, ando sentindo um calor estranho na cabeça,minhas pernas dói,estou estufada, posso estar na menopausa? Estou com medo de minha ligadura voltar,corro esse risco ? obrigada fiquem com Deus

    • Olá Rosana! Você não está na menopausa. A menopausa só é decretada quando está 01 ano inteiro sem menstruação. O que está acontecendo é a alteração hormonal do seu corpo – chamada climatério, onde os níveis de estrogênio estão caindo e todos esses sintomas que relatou são normais de acontecer. Não fique assustada – esse é um processo que seu corpo terá que enfrentar, mas que se encarado com uma boa alimentação e caminhadas, ficará mais fácil passar por isso. Indicamos também o suplemento natural: AW Plus para diminuir todos esses sintomas. Abraços!

  8. Olá Boa tarde! Me chamo Luciana tenho 44 anos fiz a Histerioctmia a cerca de 6meses para retirada de um mioma , de uns tempos pra cá venho tendo sudorese noturna , tacardiaco,fraqueza , falta de apetite ânsia de vômito,gostaria de saber se alguns desses sintomas se relacionam com a menopausa.

    • Olá Luciana, bom dia! Tudo bem? Esperamos que a sua recuperação tenha sido promissora! Em relação aos sintomas notificados por você, é possível sim, que você esteja apresentando os sinais do desequilíbrio hormonal. Procure o seu ginecologista, para que ele possa avaliar com mais clareza se realmente você está menopausando. Talvez seja necessário realizar a reposição hormonal, discuta com o seu médico, o melhor método de acordo com as suas condições físicas, e que não coloque-a em risco. Estamos torcendo pela sua saúde! Fique bem. Um forte abraço e um grande beijo. Vá ao médico! Cuide-se!

  9. Meu nome é Guiomar tenho 46anos quase 47. Minha menstruação veio dia 25dmarco e até agora mais nada,n odia 25 de abril tive um forte enjôo um calafrio vontade de vomitar mas depois passou . Meus seios tá doendo muito minha gastrite tá forte sinto cólicas pensando que vou menstruar. Também meus cabelos estão caindo demais mesmo e do nada já fico sem paciência. Sou laqueada a 18 anos. Dia 06 de abril transei sem preservativo isso tá me deixando muito preocupada.

    • Olá Maria! A probabilidade de você engravidar nesta idade e com laqueadura são mínimas – mas se quiser tirar a prova real faça um exame de farmácia. Quanto aos sintomas, são normais do climatério. Se acalme e saiba que somente quando você não menstruar depois de 01 ano completo é que estará na menopausa. Desejamos saúde para você! Equipe Saudável & Feliz

  10. Minha menstruação veio no mês passado dia 18 esse mês já apontou no dia 5 bem pouquinho e no dia no dia 8 aumentou o fluxo será que já estou entrando na menopausa. Tenho 45 anos

    • Bom dia Sandra! Pela sua idade e sintomas você está entrando no climatério – onde os níveis hormonais variam demais, acarretando em ciclos diferenciados, falhas e até meses sem ou com muito sangramento. Se sente alguma dor, além das habituais, procure um ginecologista para ver se está tudo ok. Desejamos muita saúde para você! Abraços, Equipe Saudável & Feliz

    • Boa tarde Leila! A menopausa só pode ser constatada após 1 ano sem nenhuma menstruação. Mesmo com essa idade, você pode ter sintomas do climatério, mas ainda não pode bater o martelo quanto a menopausa, ok? Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui