A palavra hormônio é originária do grego, e significa movimento ou estímulo.
Hormônios da “felicidade”
Endorfina
Auxilia na redução do estresse devido à sua força analgésica e tranquilizante, trazendo uma sensação de conforto e alegria. A prática de exercícios físicos ou a dança são ótimos meios para a liberação desse hormônio.
Dopamina
Desencadeia impulsos que agem no controle do movimento, da memória, e da sensação do prazer. Pode ser liberada ingerindo alimentos saborosos, tendo relações sexuais ou jogando. Uma boa alternativa de jogo, que cabe na bolsa e ainda exercita a memória, são as palavras-cruzadas.
Serotonina
Este hormônio é responsável pelo sono, ritmo do coração, fome, regulação da atividade dos músculos lisos e de alguns outros hormônios, e claro, uma noite bem dormida, batimentos equilibrados e saciedade trazem uma sensação ótima de bem-estar. O consumo de chocolate também é ótimo para a liberação desse hormônio, mas lembre-se, tudo que é exagerado faz mal!
Ocitocina
Alteração hormonal na menopausa e na andropausa
Os principais hormônios envolvidos na menopausa são estrogênio e progesterona, já na andropausa há queda de testosterona. Veja abaixo a função deles:
Estrogênio
Fabricado nos ovários, o estrogênio tem como função o desenvolvimento das características sexuais femininas (crescimento das mamas, pelos íntimos, crescimento uterino e vaginal, etc.) e do endométrio, além de promover a calcificação dos ossos.
Progesterona
Também produzida nos ovários, a progesterona prepara o corpo feminino para a maternidade, ou seja, molda o útero para recepção do óvulo fecundado e modifica as mamas para lactação, além de controlar as contrações do útero, para impedir o aborto espontâneo.
A alteração hormonal do estrogênio e da progesterona na menopausa desencadeiam uma série de sintomas, como: osteoporose, fogachos, falta de libido, sudorese, insônia, acúmulo de gordura abdominal, etc.
Testosterona
Produzida nos testículos, a testosterona é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, características secundárias (barba, pomo-de-adão, voz mais grossa, massa muscular, agressividade, etc.) e pela libido (desejo sexual).
A queda de testosterona começa geralmente a partir dos 30 anos, mas em volume baixo, cerca de 1% ao ano. A andropausa gera alterações de humor, cansaço, perda de energia, diminuição da libido, disfunção erétil e perda de músculos. É importante lembrar que nem todos os homens vão sentir os sintomas da andropausa.
Doenças causadas por alterações hormonais
Hipertireoidismo
Hipotireoidismo
Excesso de cortisol
As obrigações, a ansiedade e o nervoso cotidiano podem aumentar o nível da produção de cortisol, conhecido como hormônio do stress.
É importante tratar este desnível hormonal desde o princípio, para não causar quadros graves de estresse intenso, através de terapia, relaxamento, exercícios físicos regulares, alimentação saudável baseada em vitaminas e antioxidantes, além de evitar ficar muitas horas em frente ao computador e à televisão.
Problemas no fígado, tumores e dilatação no canal sanguíneo
Estas doenças são causadas pelo uso de hormônios anabolizantes, geralmente consumidos por pessoas que frequentam academias, em busca do “corpo ideal”, mas isso pode custas caro.
“Existem profissionais pouco confiáveis que incentivam muitos jovens à utilização de anabolizantes, principalmente em academias. Infelizmente, existem médicos e outros profissionais de saúde que também fazem o mesmo.”
― R7.
As consequências do uso de anabolizantes podem aparecer somente depois de anos. Não se arrisque, opte pela vida saudável!
Agora você sabe mais sobre a alteração hormonal! Já passou por isso? Que tipo de tratamento utilizou? Faça seu comentário.
Parabens pelo artigo, é muito interessante.
Obrigada Nilsa! Seu carinho é muito importante para nós 🙂
Ótimo comentários , estão de parabéns.
Obrigada Manoela! Sua opinião é muito importante para nós 🙂