Cuidados com a barba: saiba como valorizá-la do jeito certo

Compartilhe
cuidados-com-a-barba
Optar em ter uma barba implica em alguns cuidados fundamentais que irão proporcionar a saúde dos pelos e da pele.

Quando as mulheres querem mudar de visual, costumam mudar o corte de cabelo, a forma que se maquiam, aderem a algum acessório etc. Já o homem tem a sua barba como o seu principal diferencial, ela transforma a aparência do homem e tem o mesmo peso do que a maquiagem para as mulheres. Logo, cuidados com a barba são fundamentais.

Ao longo do texto, vamos falar mais sobre os principais cuidados com a barba que todo homem precisa ter, além de dicas e truques que vão deixar a sua barba ainda mais estilosa e marcante.

Saiba cultivar e tenha cuidados com a barba

Para ter a barba dos seus sonhos, é preciso conhecimento e dedicação. Deixá-la crescer é tão importante quanto acompanhar o processo de crescimento dos fios. Além disso, lembre-se que a velocidade do crescimento de pelos varia de homem para homem.

Fatores como a genética podem interferir no desenvolvimento da sua barba, se for o seu caso, procure um dermatologista e verifique se há alguma coisa a se fazer para corrigir as falhas.

tinos-hair-para-homens

Segure a vontade de coçar a barba

Muitos homens desistem de cultivar os pelos no rosto justamente pela coceira que provoca quando está crescendo. Isso é natural, acontece por que os fios têm que ‘‘romper’’ a pele para sair dos poros e isso pode causar vermelhidão, coceira e incômodo.

Ao usar unhas para coçar a barba, você atrapalha o crescimento dos fios e pode aumentar as chances do seu pelo encravar. Para evitar isso, use produtos pré e pós barba, o uso de hidratantes faciais e óleo podem ajudar também.

Mantenha sua barba limpa

Ao decorrer do dia, uma série de impurezas vão se misturando. Fatores como a poluição da cidade, vento, suor, resto de comida (principalmente no bigode), secreção, enfim, esse acúmulo de fungos e bactérias é prejudicial para a saúde e aparência da barba, aumentando assim a sua oleosidade e até podendo provocar caspa, isso mesmo, caspa na barba.

Além do banho, existem outros momentos ao longo do dia que precisamos tomar cuidados com a barba, lave ela após as refeições, depois do sexo, ao acordar e antes de dormir. Recomendamos o uso de produtos como shampoos específicos. Se os fios forem muito ressecados, você pode passar condicionador também, deixando-a assim mais macia na hora de pentear.

Seguindo essas dicas e deixando sua barba seca após a lavagem (se for usar secador, evite ar quente), você terá um visual mais limpo, cheiroso e hidratado.

Apare a barba

Realizar a manutenção da barba é fundamental. Dependendo de como a sua barba cresce e qual é o tamanho que você pretende atingir, você deve colocar na rotina o hábito de apará-la.

Para manter uma harmonia, apare os pelos do pescoço e das bochechas, além de cuidar das laterais e dos pelos soltos que podem surgir. Lembre-se que cada parte da barba cresce numa velocidade.

As opções mais usadas são maquininhas de corte, que geralmente possuem diferentes medidas de tamanho e de acabamento, ou tesoura e pente.

Se preferir, vá até um barbeiro, aproveite e peça algumas dicas para ele, a experiência de um profissional pode te ajudar.

Penteie e molde a sua barba

Além de manter as medidas, você pode modelar a sua barba com um bom pente específico para isso. Inclusive, o uso de um bom óleo para barba pode ajudar a combater o ressecamento, nutrindo assim os fios danificados.

Dê uma atenção especial para o bigode, não deixe os fios caídos sobre a boca, é importante apará-lo e penteá-lo regularmente. Uma opção é usar uma cera para bigode, ela ajuda na fixação e na modelagem do bigode e pode ser usada em toda a extensão da barba, o resultado é elegante e moderno.

cuidados-com-a-barba
Tipos de modelagens para a barba.

O barbear perfeito

Antes de tudo, você precisa abrir os poros do seu rosto. No barbeiro é normal o uso de toalhas quentes, mas você pode usar água morna, umedecendo os pelos para que eles fiquem mais maleáveis e macios.

Quando for fazer o seu acabamento na barba, dê preferência para os cremes de barbear sem espuma, eles facilitam a ação e diminuem as chances de erro e falhas no corte.

Invista em um bom aparelho e tenha lâminas novas sempre à mão, recomendamos usar até 3 vezes antes de trocar, evitando assim que as mesmas fiquem cegas e cortem ou inflamem seu rosto. E não esqueça da loção pós barba no final.

É dos barbudos que elas gostam mais

É indiscutível que a barba está em alta, seja na televisão, no cinema, no futebol, na rua, encontramos cada vez mais homens aderindo a essa moda. Inclusive, existe até um termo voltado para aqueles que tem adotado a barba longa, combinando também botas, camisa flanela de xadrez, robustez e masculinidade, conhecido como: lumbersexual, ou estilo lenhador.

Enfim, entenda que a barba é uma extensão da sua personalidade, ela é tão importante quanto o seu cabelo, por isso é importante você aderir a um estilo que você se senta à vontade e que eleve a sua autoestima, o resto é consequência disso.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui