Conheça os principais sintomas da andropausa

Compartilhe
principais-sintomas-da-andropausa

Ao contrário das mulheres, que param de menstruar quando entram na menopausa, os homens não têm um momento em que possam afirmar, com certeza, de que estão na andropausa. No entanto, ficar de olho em alguns sintomas da andropausa pode ajudar o homem a descobrir se está começando a entrar para essa fase. No post de hoje, explicaremos melhor o que é a andropausa, quais são os seus sintomas e como amenizá-los. Vamos lá?

O que é a andropausa?

À medida que um homem vai envelhecendo e chega à faixa etária dos 40 aos 55 anos, sua produção de testosterona, o principal hormônio masculino, tende a diminuir. No entanto, isso não quer dizer que os níveis de testosterona ficarão abaixo do normal, apenas não estarão tão altos como eram em outras etapas da vida. O problema é que a diminuição de hormônios pode causar a andropausa, cujos sintomas podem causar diversos desconfortos. É sobre isso que falaremos agora.

Quais são os sintomas da andropausa?

Alteração de humor

Um dos principais sintomas da andropausa é a alteração de humor. É comum que os homens que estão passando por essa fase estejam felizes ou tranquilos em determinado momento do dia e bravos ou desanimados horas depois.

Diminuição da libido

Como a testosterona é considerada o hormônio do sexo, é comum que os homens que entram na andropausa comecem a ter menos libido, ou seja, menos desejo sexual.

Impotência e queda no desempenho sexual

Além de desejar fazer menos sexo, o homem na andropausa também pode apresentar mais facilmente impotência sexual. É comum também que o desempenho na hora do sexo diminua.

Alterações de memória

Ficar esquecido, guardar objetos em determinados locais e depois não saber mais onde encontrá-los também é um sintoma da andropausa.

Perda de pelos

Durante a andropausa o homem também pode apresentar queda de cabelos, de pelos pubianos e de pelos de outras partes do corpo como braços, pernas e axilas.

Perda de massa óssea

A massa óssea também é prejudicada pela baixa dos hormônios, tornando os ossos mais frágeis e fracos.

Sensação de cansaço

Estar sempre cansado e indisposto para realizar as atividades é outro exemplo de sintoma da andropausa.

Diminuição da força física

O homem na andropausa também pode apresentar fraqueza em atividades físicas que antes fazia com facilidade, por exemplo.

Como combater a andropausa?

Geralmente um tratamento de reposição hormonal é suficiente para fazer com que os transtornos causados pela andropausa na vida dos homens diminuam. No entanto, não se deve sair tomando medicamentos ou fórmulas milagrosas que são vendidas na televisão e na internet por conta própria, pois o ideal é sempre consultar um médico endocrinologista e fazer uso de produtos de qualidade reconhecida. Além dos tratamentos médicos, a produção de hormônios também pode ser estimulada com o consumo de determinados alimentos.

Agora que você já conhece os principais sintomas da andropausa e sabe que esse mal tem tratamento, que tal se cadastrar no nosso blog e receber diversas dicas sobre saúde no seu e-mail? Vale a pena! Afinal, informação nunca é demais, principalmente quanto se trata de saúde, não é mesmo? Até a próxima!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Banner Ebook2 (Bem Estar na Menopausa)

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email