Controlar a Ansiedade é possível! Conheça 8 dicas que podem te ajudar nisso

Compartilhe

Controlar a ansiedade é um desafio. Afinal, a ansiedade é mais do que uma emoção avulsa, ela é um transtorno real capaz de causar muitos danos para a sua saúde, que vão desde a irritabilidade cotidiana até distúrbios de ansiedade intensos, podendo refletir e muito no desempenho de um indivíduo no trabalho, nos estudos, na vida pessoal etc. 

Já ouviu falar na expressão: ”quem sofre por antecipação, sofre duas vezes”? Pois é, esse é um problema constante na vida de pessoas ansiosas, se você tem um compromisso ou alguma tarefa mais elaborada, já sente a ansiedade batendo dias antes daquele dia chegar.

A boa notícia é que você não precisa ser vítima da ansiedade, você não precisa se preocupar ou até ter medo de situações da sua rotina! No texto de hoje, vamos apresentar alguns hábitos diários que podem te ajudar a lidar com essa sensação tão ruim e incômoda. Escolha alguns, experimente e veja bons resultados no seu dia a dia!

Medite

Meditar é muito mais do que uma opção espiritual, é um hábito que controla a depressão, ajuda você a se acalmar, a se concentrar e a controlar a ansiedade. Há diversos estudos que comprovam que a meditação interfere positivamente na massa cinzenta do cérebro e diminui as sinapses, tranquilizando as conexões cerebrais e trazendo mais equilíbrio para a mente.

controlar-a-ansiedade

Pratique atividades físicas

Acumular energia durante o dia pode deixar você inquieto durante a noite e, consequentemente, ainda mais ansioso durante o dia. Praticar atividades físicas, além de liberar energia, libera endorfina e outras substâncias que conseguem amenizar os sintomas da ansiedade.

Durma bem

A privação do sono causa muitos danos para a saúde: metabolismo lento, irritabilidade, depressão e até mesmo o desenvolvimento de quadros como a diabetes e obesidade. Dormir mal também pode aumentar a ansiedade.

Por esse motivo dormir bem é um ótimo remédio para você se manter equilibrado durante o dia, longe da ansiedade.

Organizar a rotina é uma ótima forma de controlar a ansiedade

Uma das causas da ansiedade é o pânico que vem quando você tem prazos atrasados, listas enormes de tarefas pendentes, milhares de reuniões durante a semana e pouco tempo de sobra. Viver nesta pressa do cotidiano só aumenta sua ansiedade.

Para evitar isso, organize seu tempo e sua agenda, lembrando de dedicar um tempo para a pausa e o descanso. Isso vai ajudar você a controlar a ansiedade.

Fuja do trânsito pesado

O estresse do trânsito nos dias de hoje merece um tópico a parte. É tanta a falta de educação, a pressa, a irritabilidade que fica quase impossível não alimentar a ansiedade.

Para evitar tudo isso, fuja do trânsito nas horas de pico e se você precisar mesmo enfrentar um engarrafamento, tente se manter o mais calma possível. Experimente escutar uma música clássica calma e lenta, por exemplo.

Esteja presente em todos os momentos que participa

É muito importante você focar no que você está fazendo em cada minuto da sua vida. Estar em um lugar, mas com a cabeça na reunião do outro dia ou no problema de ontem não vai resolver nada e vai deixar você mais ansioso. Meditar vai ajudar você nessa tarefa de focar no presente.

Tome chás

Tomar chá é um hábito cultural que já comprovou aliviar muitas tensões e até sintomas de algumas doenças. No caso da ansiedade, o consumo de chá pode aliviar a mente, relaxar o corpo e conter os seus sintomas.

controlar-a-ansiedade-2

Não desconte na comida

É muito comum ver alguém desejar comer uma torta inteira durante uma crise de ansiedade. Algumas pessoas veem a comida como um conforto para quando estão se sentido angustiadas ou estressadas. Isso pode aliviar você naquele momento, mas a longo prazo vai trazer mais danos para a sua saúde. Evite esse hábito compulsivo. 

Vale a pena lembrar que as crises de ansiedade podem aumentar muito no período da menopausa. Já que a a queda nos níveis hormonais, como o estrogênio, podem refletir não só em questões físicas mas também psicológicas, como no humor da mulher.

Por isso, um tratamento natural para essa etapa pode ajudar a reequilibrar o organismo feminino e promover mais qualidade de vida e bem-estar.

aw plus

Você sofre com a ansiedade? O que você faz para controlá-la? Conte pra gente aqui nos comentários, o que está lhe incomodando pode ser a mesma coisa que incomoda outra pessoa, compartilhe os seus sentimentos conosco. Abraços!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email