Saiba como se livrar da vontade de comer alimentos calóricos durante a TPM

Compartilhe
Alguns alimentos calóricos, como o chocolate por exemplo, estimulam a produção de endorfina no seu corpo, trazendo sensação de bem estar.
Alguns alimentos calóricos, como o chocolate por exemplo, estimulam a produção de endorfina no seu corpo, trazendo sensação de bem estar.

Quando a TPM chega, traz com ela todos os sintomas que fazem com que a cada mês as mulheres sofram um tanto mais, como principalmente o mau humor, a sensibilidade a flor da pele, as dores de cabeça, além das terríveis cólicas. Nesse período é normal que sinta uma vontade louca de comer alimentos calóricos, ou seja, ingerir qualquer besteirinha que ver pela frente, principalmente o tal do chocolate, mas essa fase não deve ser usada como desculpa para isso.

O que acontece é que durante esse período os níveis de progesterona e as taxas de estrogênio e serotonina no organismo caem bastante, fazendo com que a mulher busque no açúcar uma fonte de prazer.

Um fator importante é que mulheres que sofrem com estresse em sua rotina tendem a ter o desejo de doces ainda maior, pois essa pressão do dia a dia faz aumentar o cortisol no sangue o que atrapalha a produção da serotonina. Ainda que pareça uma missão quase impossível é possível driblar a comilança durante a TPM com alguns alimentos que diminuem e saciam essa vontade de forma saudável, como por exemplo manter uma dieta rica em carboidratos complexos, frutas, legumes, massas integrais, alimentos que ajudam a manter os níveis de glicose no sangue controlados e também tem a digestão mais demorada, fazendo com que a pessoa tenha menos vontade de comer.

Alimentos que diminuem a vontade de comer besteiras:

Banana: A fruta é rica em triptofano que age como a serotonina, hormônio da felicidade. Além disso é bem mais saudável e nutritiva que uma barra de chocolate.

Doce de abacate: A gordura insaturada que é muito presente no abacate, ajuda a diminuir o cortisol no sangue, evitando o estresse.

Fibras: O sabor doce de algumas delas ajudam a aliviar a vontade de abusar nos doces.

A dica mais importante: Sim, comer de três em três horas é muito importante para manter as taxas de açúcar no sangue controladas e para evitar as beliscadas fora de hora.

Deixe um comentário
Print Friendly