Por que comer aveia? Conheça os 10 motivos!

Compartilhe

A aveia é um cereal rico em fibras que pode ser encontrado de várias formas, como flocos, farinha ou farelo. O cereal em si não contém glúten, então é muito indicado para aqueles que sofrem de intolerância a essa substância. Porém quando a aveia passa pelo estágio de processamento, ela se junta com o trigo. Que ao contrário da aveia é rico em glúten e pode ser um risco aos celíacos.

Um cereal nutritivo e saudável, é importante que a aveia seja consumida pela manhã, junto com frutas, iogurte, leite ou suco de laranja. Por ser uma grande fonte de vitaminas, esse cereal apresenta diversos benefícios quando ingerido da forma correta.

1 – Aliado do processo de emagrecimento

A aveia pode ser uma forte aliada no processo de perda peso, e não é por conta das calorias, pois a cada 100 gramas ela pode apresentar até 394 calorias. A aveia contém um composto chamado beta-glucana, que é uma fibra solúvel que aumenta os níveis de colecistoquinina, que é um hormônio que dá a sensação de saciedade por mais tempo. Ou seja, os intervalos entre uma refeição e outra você sentirá mais saciedade.

Mas você deve estar se perguntando o que ocorre para trazer essa saciedade? Aquela fibra solúvel citada acima, o beta-glucana. Essa fibra é digerida pelo intestino, onde mais tarde vai sugar a água que está no órgão, e vão crescer de tamanho formando um gel que cobre a parede do estomago. Esse processo promove o retardo do esvaziamento gástrico, e libera a sensação de saciedade. Assim sua fome será menor, o que fará você comer menos e alimentos mais leves, tornando mais fácil o processo de quem faz dieta.

 2 – Rica fonte de fibras

O Ministério da Saúde recomenda que pelo menos 25 gramas de fibras sejam consumidas por dia, e a cada 100 gramas de aveia você consome 9,1 gramas de fibras alimentares. Ou seja, o cereal oferece um pouco mais de 1/3 do recomendado diário. Quando o cereal for combinado com frutas e outras fontes de fibras, você atingirá a quantidade recomendada pelo Ministério da Saúde, e manterá um organismo saudável.

3 – Ganho de massa muscular

Além da grande quantidade considerável de fibras, a aveia também é rica em proteínas vegetais contendo até 13,9 gramas a cada 100 gramas. Porém ela não fornece todos os aminoácidos essenciais, por isso é necessário o consumo de outras fontes proteicas como grãos e proteínas animais. Mesmo assim a aveia deve ser incluída na sua alimentação, pois ela é uma ótima opção para obter toda proteína necessária.

4 – Fonte de energia

Esse cereal se encontra na base da pirâmide alimentar, por ser um alimento rico em carboidratos, a aveia pode ser uma ótima fonte ne energia. Quando ingerida o carboidrato se transforma em glicose, que mais tarde se transforma em energia. Ela pode ser consumida a qualquer horário, fornecendo energia e força necessária para realizar as suas atividades durante o dia.

reposicao-hormonal

5 – Melhora a saúde cardiovascular

Um estudo realizou uma pesquisa com 10 mil pessoas durante 19 anos e concluiu que comer alimentos ricos em fibras reduziu as chances de doença coronária em até 15% e doenças cardiovasculares em até 11% para aquelas pessoas que ingeriram 21 gramas de fibra por dia.

Um outro estudo publicado no The American Journal of Clinical em 1999 mostra que há uma ligação entre o consumo de aveia e uma vida saudável. Isso acontece, pois, as fibras solúveis presentes na aveia diminuem os riscos de doenças cardíacas. Ou seja, já foi mais que comprovado que o consumo de alimentos ricos em fibra como a aveia auxilia na saúde cardiovascular.

6 – Auxilia na prevenção de diabetes

Por ser rica em fibras, a aveia ajuda a controlar o índice glicêmico, o que promove lentidão no processo de digestão, e a absorção mais fácil dos carboidratos ingeridos. Esse processo impede o pico glicêmico após as refeições, e controla o nível de açúcar no sangue, dessa forma evitando o desenvolvimento de diabetes.

7 – Ajuda na saúde cardiovascular nas mulheres na pós-menopausa

Uma pesquisa estudou em torno de 200 mulheres durante 3 anos e apontou que as mulheres que se encontram no período pós-menopausa e apresentaram quadro de doenças cardíacas como colesterol alto, pressão alta, aterosclerose, tiveram retardo na evolução dessa doença e estenose ao ingerir pelo menos 6 vezes a porção indicada de grão integrais como aveia durante a semana.

Já as mulheres que consumiram fibras vindas de frutas, legumes e grãos refinados não obtiveram o mesmo resultado. Ou seja, para as mulheres que se encontram no período do climatério e menopausa é importante já ir se cuidando, uma dessas formas é incluir a aveia em sua alimentação.

8 – Alivia a constipação

As fibras solúveis da aveia auxiliam na saúde intestinal, o que alivia a constipação. Mas para que essa ingestão de fibras seja aproveitada é necessário que seja acompanhado de líquidos como água. Uma receita milagrosa nesses casos é o suco detox de laranja com aveia, é ideal que seja consumido pela manhã.

Nessa receita você utilizará 250 ml de água de berinjela, uma laranja sem semente e uma colher (sopa) de aveia. Basta misturar tudo e tomar pela manhã. Além de aliviar a constipação esse suco pode ajudar no processo de emagrecimento, você sabia?

aveia-amora

9 – Protege a saúde da pele

A aveia é um alimento rico em silício e proteínas o que é ótimo para renovação de tecidos e células. Isso deixa a pele mais saudável e com uma aparência melhor.

10 – Reduz o risco de câncer de cólon

Foi comprovado que existe uma relação positiva entre o consumo de fibras, aqueles que vem de grãos integrais, e a redução do risco de câncer de cólon. As fibras são incorporadas nas fezes e absorvem água. Processo que facilita a passagem pelo intestino, prevenindo a constipação que é um fator de risco para esse tipo de câncer.

Agora que você já conhece os motivos para comer aveia, nos conte que achou do post. Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui