Castanha-do-Pará: Uma aliada contra a TPM e o envelhecimento

Compartilhe
castanha-do-pará
A Castanha-do-Pará é uma semente deliciosa e cheia de nutrientes, que auxilia no bom funcionamento do corpo e da mente. Já provou?

A Castanha-do-pará é uma semente muito utilizada em dietas de pessoas que malham diariamente e para as que tem intuito de emagrecer, pois além de ajudar na perda de peso, ela é eficaz na eliminação das toxinas presentes no nosso corpo e ajuda a retardar o envelhecimento do organismo, por isso é indicada para todas as pessoas.

Apenas uma Castanha-do-Pará por dia, nada mais que isso, é o suficiente para garantir as doses de selênio que o corpo necessita para preservar as células e eliminar as substâncias que o corpo não precisa. Outro benefício da Castanha é controlar a tireóide, ajudando a preservar as células cerebrais, além desses benefícios o zinco também presente na semente controla a pressão arterial ajudando a reduzir os sintomas da TPM.

Apesar desses diversos benefícios que essa semente oferece, se consumida em excesso pode gerar o ganho de peso e causar intoxicação devido a grande concentração de selênio, dando reações como dores de cabeça, queda de cabelos e enfraquecimento das unhas.

Os médicos recomendam o consumo mínimo de 55 microgramas de selênio por dia, valor que apenas uma uma Castanha-do-Pará já fornece. O selênio é um mineral presente em poucos alimentos e é ligado a alguns nutrientes que combatem aos radicais livres, portanto, a castanha repõe a quantidade necessária de nutrientes que ajudam a combater o envelhecimento e auxilia em tantas outras funções do nosso corpo.

Benefícios da Castanha-do-Pará para o organismo

Diminui as chances de doenças cardiovasculares

A castanha-do-pará é riquissima em gordura poliinsaturada. Essa gordura ajuda a diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL) no organismo. Assim, consequentemente as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares também diminuem.

Reduz o risco de doenças neuromotoras

Quando os alimentos que possuem gordura poliinsaturada são combinados com alimentos com vitamina E, eles favorecem a redução do colesterol no sangue. Através das lipo proteínas de alta densidade, o que parece reduzir o risco de doenças neuromotoras.

Controle da saciedade

A castanha-do-pará é rica em magnésio substância responsável por diminuir a irritabilidade. Consequentemente também controla a vontade por doce, diminui o apetite e as dores de cabeça.

Diminui as diabetes

O magnésio presente na castanha-do-pará ajuda da diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Assim diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Fortalece a imunidade do corpo

A castanha-do-pará é grande fonte de zinco, esse mineral é responsável pela manutenção do sistema imunológico. E além disso, também contribui para o bom funcionamento das células de defesa, os glóbulos brancos.

Saúde Óssea

A castanha-do-pará contém taxas significantes de cálcio e magnésio o que ajuda no fortalecimento dos ossos.

Ajuda na sua dieta

Além da riqueza em fibras e proteínas, as gorduras insaturadas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade o que faz que você se alimente menos.

Promove o crescimento muscular

Ao se exercitar os tecidos sofrem pequenas lesões, e para reparar isso, são necessárias doses de proteína. E apenas um copo de castanha-do-pará pode fornecer quase 20g da mesma. As gorduras insaturadas e o selênio presente na castanha são importantes para a formação da testosterona, que é o hormonio que promove o aumento da massa muscular.

Você viu quantos benefícios a castanha-do-pará pode ter para sua saúde. E não é só no quesito TPM, e sim em todos. Deixe seu comentário abaixo, queremos saber a sua opinião!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email