Como reduzir as cólicas menstruais durante a TPM

Compartilhe
reduzir-as-colicas-menstruais

Como reduzir as cólicas menstruais durante a TPM? Mensalmente, grande parte das mulheres sofrem com os desconfortos da TPM e como se não bastasse a menstruação elas ainda são “contempladas” com as chamadas cólicas menstruais, estudos apontam que as cólicas atingem 65% das brasileiras.

Em muitos casos essas dores vem acompanhadas de outros desconfortos como enjoos ou diarreias, isso acontece porque o trânsito intestinal aumenta. Ter cólicas é normal, porém quando essas dores se tornam muito intensas é ideal procurar um médico, pois isso podem ser sintomas de alterações no útero e ovário, como inflamações, miomas e etc.

Que alimentos podem reduzir as cólicas menstruais?

As cólicas podem ser amenizadas por meio de bolsas de água quente colocadas sobre a região abdominal, o calor relaxa os músculos e dilata os vasos, assim as dores são amenizadas.

Massagens e chás também proporcionam o efeito relaxante e por isso também aliviam as dores por um tempo.

Segue duas receitinhas de chá bem prática que você pode fazer em casa hoje mesmo que vai te aliviar, e muito, nas cólicas:

Chá de orégano

Em uma caneca coloque 2 colheres de orégano e acrescente água fervente logo em seguida. Tampe por 5 minutos. Não adicione açúcar ou adoçante e beba 2x ao dia durante a menstruação. O chá deve ser tomado ainda quente. Você verá como essa chá irá reduzir as cólicas menstruais.

Chá de melissa

reduzir-as-colicas-menstruais

Uma erva não tão popular, porém possui efeitos medicinais incríveis como o relaxamento dos músculos, evita enxaquecas e diminui das contrações do útero.

Separe 10 folhas de melissa (pode ser encontrada em casas de produtos naturais). Quando a água estiver fervendo dentro da panela coloque as folhas e deixe por mais 2 minutos com fogo ligado. Desligue, retire as folhas e coloque em uma xícara.

Cuidado! O chá de melissa é indicado também para quem possui problemas de insônia, por isso, se você for dirigir não tome uma grande quantidade de uma vez.

Chocolate

Mas e o chocolate? Bom, o chocolate dará a sensação de satisfação ao seu cérebro chamada: endorfina, porém não há nada comprovado que o cacau ajuda a reduzir as cólicas menstruais.

Abacate

O abacate, as nozes, e as amêndoas possuem os ácidos graxos ômega-3, 6 e 9 que agem com suas ações anti-inflamatórias no organismo. Consumi-los no período das cólicas menstruais irá ajudar você a aliviar as dores e desconforto.

Uva

A uva é rica em potássio, magnésio e vitamina B6 fundamentais para colaborar com a melhora no trânsito intestinal e reduzir na retenção de líquido. Além da fruta das videiras, você pode consumir o melão, a melancia, o kiwi, o morango, o abacaxi, o limão e o tomate, pois todas essas frutas são ricas nos nutrientes citados.

Pesquisas também identificam que ingerir feijão, soja, lentilha e ervilha, além de vegetais, todos ricos em magnésio, servem para prevenir as dores e também os outros sintomas dessa fase antes e durante a menstruação.

Gostou? Pare de sofrer com as cólicas menstruais! Acrescente agora mesmo em sua dieta os alimentos apresentados na matéria e viva mais Saudável e Feliz.

tpm-sem-sintomas

Não esqueça de compartilhar e de deixar o seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email