Aumento de peso na TPM: por que isso acontece?

Compartilhe
Mulher com aumento de peso na TPM

Durante o período pré-menstrual, é normal que as mulheres ganhem cerca de três a cinco quilos. Ou seja, há um aumento de peso na TPM. Essa é uma situação chata, que, felizmente, desaparece após alguns dias de menstruação.

O aumento de peso é um exemplo de um sintoma da TPM, que inclui uma série de mudanças físicas, emocionais e comportamentais às mulheres, as afetando alguns dias antes da menstruação. Tais mudanças são causadas pelas alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual.

Grande parte das mulheres ficam preocupadas com esse aumento de peso na TPM, acreditando que estão ganhando gordura, o que não é verdade. Para desmitificar esse assunto, trazemos esse artigo que mostra os motivos desse aumento de peso acontecer, e como você pode fazer para amenizá-lo. Confira:

Causas do aumento de peso na TPM

As mulheres podem experimentar tanto um aumento de peso na TPM, como uma sensação de dor e inchaço no abdome. Existem alguns motivos para isso:

Alterações hormonais

As alterações hormonais que ocorrem no período pré-menstrual fazem com que a mulher retenha mais liquido e, consequentemente, aumente o seu peso. Dias antes da menstruação, o estrogênio e a progesterona diminuem rapidamente, sinalizando ao corpo que é a hora de começar a menstruação.

O estrogênio e a progesterona também controlam o modo como o corpo regula a água. Assim, quando esses hormônios se alteram, o corpo passa a acumular mais líquido, resultando em retenção e inchaço. Essa retenção de água é capaz de aumentar o peso corporal, mas não significa que a mulher ganhou mais gordura.

Inchaço

O inchaço ou as cólicas durante a TPM são capazes de fazer com que as roupas pareçam apertadas e desconfortáveis. Apesar de não ser um ganho de peso verdadeiro, faz com que a mulher sinta que ganhou alguns quilos extras.

Isso ocorre, pois durante o período pré-menstrual, as alterações hormonais aumentam os gases no sistema gastrointestinal, causando esse inchaço.

Em geral, o inchaço começa cinco dias antes do período menstrual e continua nos primeiros dias da menstruação. As cólicas, por outro lado, têm início em um ou dois dias antes do período menstrual, também durando alguns dias.

Comer demais

Muitas mulheres tendem a ter um desejo enorme de certas comidas durante a TPM, fazendo com que elas comam em excesso durante o período. Na semana anterior à menstruação, os níveis de progesterona aumentam, e esse hormônio é um estimulante do apetite. Com ele aumentando no organismo, as mulheres estão mais propensas a comer mais do que estão acostumadas.

A baixa da serotonina também faz com que a mulher sinta o desejo de consumir mais carboidratos, um macronutriente que ajuda o corpo a produzir esse neurotransmissor. Muito desse carboidrato acaba vindo do açúcar, fazendo com que a mulher aumente o número de calorias ingeridas durante a TPM e ganhe peso real, de gordura.

Problemas gastrointestinais

As flutuações hormonais que ocorrem durante todo o ciclo menstrual são capazes de gerar problemas gastrointestinais, incluindo constipações e diarreias. Como isso resulta em inchaço no estômago, as mulheres têm a impressão que ganharam peso.

Esse resultado é por causa do aumento da progesterona uma semana antes da menstruação, o que prejudica as contrações do músculo intestinal, resultando em digestão lenta e constipação.

Além disso, quando a menstruação começa, o útero libera prostaglandinas, capazes de causar diarreia e diminuição dos eletrólitos.  É muito comum que até as mulheres mais saudáveis tenham problemas gastrointestinais antes e durante o período menstrual.

Faltar na academia

Quando a mulher sofre com o inchaço durante a TPM, é normal que ela queira faltar na academia. Esse é um caso que pode contribuir para o ganho de peso, especialmente se ela sofrer com o aumento de fome ou de desejos por comidas açucaradas, por exemplo.

Como o aumento de estrogênio e da progesterona uma semana antes da menstruação causa cansaço e baixa de resistência, a mulher se sente mais desconfortável em praticar exercícios físicos.

Dicas para amenizar o aumento de peso na TPM

É possível diminuir o problema de retenção de líquidos e o inchaço durante a TPM através de algumas mudanças no estilo de vida. Confira logo abaixo:

Beba mais água

Parece ser uma contraindicação, mas quando você se mantém hidratada, reduz a retenção de água. A explicação é simples: o corpo tende a reter mais liquido se você estiver desidratada.

Opte por alimentos mais saudáveis

Se você estiver mais propensa a desejos alimentares, o melhor a se fazer a manter opções mais nutritivas por perto. Quando o desejo por açúcar atacar, tente comer alimentos como frutas ou carboidratos integrais, por exemplo.

Mantenha os exercícios em dia

É possível reduzir o acúmulo de líquidos simplesmente se movimentando mais. O exercício físico também faz com que você se livre do excesso de água acumulada, já que você acaba suando.

Prevenção do aumento de peso na TPM

Além das dicas para diminuir esse sintomas durante o período pré-menstrual, a prática de hábitos saudáveis ao longo do mês evita o ganho de peso e a retenção de líquidos durante a TPM.

Exercite-se regularmente

Se você sofre para ir na academia por causa dos sintomas da TPM, saiba que o exercício aeróbico regular faz com que eles diminuam consideravelmente. Dessa maneira, procure fazer ao menos 30 minutos todos os dias.

Mantenha-se hidratada

Beber água durante a TPM é fundamental. Mais do que isso, a ingestão de água ao longo do mês ajuda o corpo a não reter liquido durante a TPM.

Reduza a ingestão de sal

O sódio aumenta a retenção de água. Assim, para diminuir a sua ingestão, limite ou evite alimentos processados na sua dieta.

Evite a cafeína e o açúcar

Alimentos e bebidas com cafeína e açúcar pioram o inchaço. Por isso, os evite duas semanas antes do período menstrual.

Evite alimentos que provocam gases

Alimentos como feijão, repolho, brócolis, repolho e refrigerantes dão gases, aumentando a sensação se inchaço durante a TPM. Apesar de muitos deles serem saudáveis e fazerem parte de uma dieta equilibrada, os consuma com moderação durante o período pré menstrual.

Você viu quantos motivos há para o aumento de peso na TPM? Você costuma a ficar mais pesada durante esses dias? Deixe o seu comentário para nós logo abaixo.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui