Gorduras boas e gorduras ruins: Entenda as diferenças

Compartilhe

Quando se fala em gordura é normal que pessoas, logo, associem a palavra a algo que causa prejuízos à saúde. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, nem todas são ruins e entender a diferença entre os tipos existentes é mais do que fundamental para se ter uma alimentação balanceada e saudável para o organismo. Confira a seguir como diferenciar as gorduras boas das gorduras ruins.

Os tipos de gorduras ruins

Gorduras saturadas e trans são o que chamamos de gorduras ruins. Consumi-las em excesso pode elevar o colesterol, a pressão arterial, causar problemas cardiovasculares, entre outros.

Gorduras saturadas

São as gorduras de origem animal, responsáveis por elevar o colesterol ruim (LDL) e consequentemente causar danos ao coração e entupir artérias. As gorduras saturadas são principalmente encontradas em manteigas, carnes gordurosas, queijos amarelos, chocolates, massas folhadas e leite integral. O consumo deste tipo não deve ultrapassar as 7g diárias.

Gordura Trans

A gordura trans é uma modificação industrial que transforma as gorduras boas em ruins. O consumo desse tipo de gordura aumenta a taxa de colesterol ruim (LDL) e diminui as taxas do colesterol bom (HDL), além de poder causar diabetes, obesidade, esteatose e muitos outros problemas de saúde.

Ela é encontrada nos alimentos industrializados como bolachas recheadas, sorvetes, gordura hidrogenada e alimentos fritos em óleo, por exemplo. De acordo como a ANVISA, só é obrigatório aos fabricantes colocarem a quantidade de gordura trans no rotulo de determinado alimento quando essa for maior que 0,2g.

Dessa forma, uma bolacha recheada, por exemplo pode ter menos do que essa quantidade, porém o seu pacote inteiro certamente terá mais do que 0,2g dessa gordura danosa à nossa saúde. Por isso, é recomendado não consumi-la.

As categorias de gorduras boas

As gorduras insaturadas são as conhecidas como gorduras boas. Há dois tipos delas, a poliinsaturada e a monoinsaturada.

Gordura poliinsaturada

A gordura poliinsaturada é benéfica ao nosso organismo, pois fornecem energia a são essências para absorção das vitaminas A, D, E e K. Além disso ela reduz os níveis do mal colesterol (LDL) e triglicérides e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL). A gordura poliinsaturada é encontrada em óleos de girassol, milho e soja, nozes, castanhas, sementes de linhaça, chia e também em peixes.

Gordura monoinsaturada

A gordura monoinsaturada é benéfica ao organismo, pois além de reduzir os níveis do mal colesterol, ainda age como antioxidante impedindo a formação das placas de gorduras em artérias e diminuindo também o triglicérides sanguíneo. Esse tipo de gordura é encontrado no azeite de oliva, óleo de palma, abacate e também no amendoim.

Recomenda-se a ingestão diária de cerca de 45g de gorduras boas diariamente.

As gorduras não são as vilãs da alimentação, e sim a escolha errada que se faz sobre elas. Quem está preocupado com saúde e busca se alimentar de maneira saudável deve priorizar o consumo de gorduras poli e monoinsaturadas e deixar as saturadas e trans de lado.

Você já sabia a diferença entre gorduras boas e gorduras ruins? Gostou do texto ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email