Benefícios do sorvete: descubra o que essa delícia pode fazer

Compartilhe
beneficios-do-sorvete
benefícios do sorvete

Ele é tão delicioso que ganhou um dia só dele, 23 de setembro! Celebre esta maravilha gelada e descubra os benefícios do sorvete!

Como surgiu o sorvete?

O sorvete nasceu na China de 3.000 anos atrás, sendo uma mistura de neve com mel e suco de frutas, feita em pleno inverno.

De lá pra cá, a receita mudou, ganhando ingredientes ricos em proteína, açúcar, gordura, cálcio, fósforo e muitas vitaminas.

Benefícios do sorvete

1. Fonte de vitaminas

beneficios-do-sorvete

Todo sorvete tem como base as vitamina A (excelente para pele, unhas e cabelo), vitamina B, vitamina C e vitamina D. Além destes elementos, a maioria destas delícias geladas possuem vitamina K, que auxiliam na coagulação sanguínea, evitando hemorragias e ajudando na cicatrização de cortes e feridas.

2. Proporciona o bem-estar

beneficios-do-sorvete

De acordo com pesquisas feitas no Estados Unidos, o aminoácido triptofano, presente na composição do sorvete, é um grande aliado no bom humor, pois ajuda no aumento da produção da serotonina, que é a substância do bem-estar.

2. Dá mais energia

beneficios-do-sorvete

As proteínas, carboidratos e açúcares presentes no sorvete ativam a energia no corpo, dando mais disposição para fazer as atividades do dia a dia.

3. Possui minerais

beneficios-do-sorvete

O cálcio e o fósforo são minerais essenciais, que fazem bem para os ossos e para os dentes, além de contribuindo também na prevenção das pedras nos rins.

4. Tem efeito refrescante

beneficios-do-sorvete

Nada como um bom sorvete para trazer aquela sensação de refrescância num dia de muito calor. Seu aspecto geladinho associado ao sabor fazem desta uma boa opção.

“Toda vez que tomo sorvete me sinto bem e sinto que estou me refrescando na praia.”

— internauta Manuel Sampaio

5. Auxilia no tratamento de doenças

beneficios-do-sorvete

Os chamados “sorvetes terapêuticos” auxiliam na prevenção de anemias, câimbras e têm ação anti-inflamatória.

O sorvete de banana, graviola e água de coco pode ajudar a prevenir câimbras pela riqueza em potássio. Já o sorvete de abacate com nozes é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, por causa da gordura monoinsaturada e do ômega 3, que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

6. Ajuda no bronzeado

beneficios-do-sorvete

O sorvete de cenoura, laranja e gengibre auxilia no bronzeado, por causa do betacaroteno, antioxidantes, magnésio, além de vitaminas A e C.

Mesmo com todos esses benefícios, é sempre importante ficar atento na quantidade, já que sorvete tem alto teor calórico (dependendo do sabor e do complemento) e pode engordar, chegando ao dobro de calorias de um pão francês.

7. Estimula o cérebro

benefícios-do-sorvete

O sorvete estimula a endorfina (que é um hormônio da felicidade) e ajuda a reduzir os níveis de estresse no corpo. O sorvete é feito de leite, que contém L-triptofano, sendo um calmante natural e ajuda a relaxar o sistema nervoso e também ajuda a prevenir sintomas de insônia.

Os resultados do Instituto de Psiquiatria de Londres disseram que o sorvete é muito bom para o nosso corpo. Há uma parte do cérebro que serve para definir o comportamento: o córtex pré-frontal. O sorvete é um excelente ativador desta área.

8. Reduz o risco de câncer para mulheres na pré-menopausa

beneficios-do-sorvete

Com base em pesquisas realizadas no Instituto de Medicina Comunitária da Universidade de Tromso-Noruega, o risco de câncer para mulheres pré-menopáusicas que tomam leite pode ser reduzido, consumindo 3 copos ou mais por dia. Assim, comer sorvete também pode reduzir o risco de câncer, porque um dos ingredientes básicos é o leite.

9. Ajuda na luta contra a infertilidade

benefícios-do-sorvete

Aqui está uma razão pela qual muitas mulheres querem consumir sorvete: um estudo de Harvard, publicado na revista Human Reproduction, sugere que o consumo de leite ou sorvete pode melhorar suas chances de ter um bebê. O estudo analisou os hábitos alimentares de mais de 18.000 mulheres entre 24 e 42 anos. As mulheres que comiam sorvete duas ou mais vezes por semana tinham um risco 38% menor de infertilidade relacionada à ovulação.

E o sorvete diet?

Algumas pessoas que estão acima do peso ou não querem engordar, optam pelo sorvete diet. A nutricionista Fabiana Albanesi explica que essa só é uma boa opção para diabéticos, e para outros, é uma má escolha, já que por não conter açúcar, possui mais gordura.

Para quem está acima do peso, a recomendação são sorvetes light ou a base de iogurte e frutas.

tratamento-natural-para-menopausa

Qual a melhor opção para as crianças?

Escolher os naturais é sempre a melhor opção para os pequenos, e eles acabam se acostumando com o sabor da fruta, de acordo com a dra. Albanesi.

Agora que você sabe os benefícios do sorvete, pode tomá-lo sem receios! Qual o seu sabor favorito?

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui