Alimentos que ajudam combater os sintomas da TPM

Compartilhe
sintomas da tpm
Os sintomas da TPM são intensos e incômodos. Descubra como lidar com eles sem perder o bom-humor aqui no Saudável e Feliz.

Durante o período menstrual toda mulher sente pelo menos alguma mudança espontânea no corpo ou comportamento, seja cólica, inchaço, irritação, dores no corpo ou nas mamas.

É uma história que se repete mensalmente. No entanto, há alimentos que possuem o poder de diminuir alguns sintomas da TPM e que estão mais acessíveis do que se imagina, repondo os nutrientes que o corpo precisa nesse período.

Alimentos que possuem vitamina E, cereais integrais, castanhas, nozes, azeite de oliva, gema de ovo, e os ricos em ômega 3 e 6 como salmão, atum e linhaça, diminuem as dores nas mamas e as cólicas menstruais.

A alteração da progesterona pode levar à retenção de líquidos e causar inchaço, ganho de peso, dores de cabeça e dores nas articulações, alimentos como abacaxi, framboesa, alface, espinafre e salsinha diminuem tais efeitos.

Para a irritabilidade alimentos que possuem a vitamina B6, liberadores de serotonina, substância que melhora o humor e combate também as dores de cabeça, essa vitamina é encontrada no salmão, fígado, aveia e nozes e além do preferido das mulheres nessa fase, o chocolate, porém ele não deve ser consumido em grande quantidade e deve ser meio amargo.

Existem ainda alguns alimentos que devem ser evitados para diminuir ainda mais as dores, tais como alimentos embutidos e industrializados: presunto, salame, salgadinhos, entre outros. Pois estes contêm grande quantidade de sódio que absorve a água do organismo deixando a mulher inchada.

A boa alimentação é uma aliada para todas as fases, devemos saber inserir no cardápio alimentos que unam não só sabor, mas também nutrientes e vitaminas para o bem estar do corpo.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email