Alimentos que ajudam combater os sintomas da TPM

Compartilhe
sintomas da tpm
Os sintomas da TPM são intensos e incômodos. Descubra como lidar com eles sem perder o bom-humor aqui no Saudável e Feliz.

Durante o período menstrual toda mulher sente pelo menos alguma mudança espontânea no corpo ou comportamento, seja cólica, inchaço, irritação, dores no corpo ou nos seios. Essa é uma história que se repete todo mês. E ao invés de se tornar refém dos remédios, que tal mudar a forma que você usa para diminuir esses sintomas que são tão incomodos no período que antecede a menstruação? Veja abaixo como fazer isso!

Como diminuir os sintomas da TPM?

Uma estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que quando somados os sintomas da TPM podem chegar a 200. Alguns alimentos possuem o poder de diminuir alguns desses incomodos da tensão pré-menstrual. E acredite, eles são mais acessíveis do que se imagina. Então veja abaixo quais são os alimentos que agem repondo os nutrientes que o corpo precisa nesse período.

1. Cereais integrais

Os cereais integrais, os vegetais verdes escuro e também as carnes são fontes ricas de vitamina B, responsável por diminuir as dores de cabeça. Além disso, a vitamina B6 regula as variações hormonais que quando não estão regulados, podem reduzir a eliminação de sódio pelo organismo causando prisão de ventre e consequentemente o inchaço;

2. Salmão

O salmão é um ótimo aliado para manter o bom humor, pois graças a vitamina B6 e o ômega 3 presente em sua composição ele trabalha na regulação do humor. E ainda foi comprovado cientificamente sua eficácia no tratamento de pacientes com depressão. Isso acontece graças ao aminoácido triptofano que ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor que é capaz de diminuir a sensação de dor e criar um bem-estar na pessoa;

3. Ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 possuem uma gordura que contém propriedades antiinflamatórias, o que contribui para não aparição de espinhas e celulites. Vocês pode encontrar esse componente no atum, salmão, sardinha, arenque, semente de chia e outros;

4. Abacaxi e banana

O abacaxi é rico em magnésio, substância responsável por controlar a irritabilidade. E também o potássio presente no abacaxi e na banana, ele ajuda a controlar o inchaço e diminuir o desejo por doce, que pode ser uma tentação nesse período;

5. Feijão e nozes

Esses são dois dos inúmeros alimentos que possuem zinco. Essa substância é essencial para diminuir a irritabilidade e a insônia, que são dois sintomas que reinam nessa fase do mês. Outros alimentos como peixes, carnes magras, leite, cereais integrais, ostras e crustáceos também fazem parte dessa lista de alimentos com zinco.

6. Alimentos com vitamina B6

Além do salmão, outros alimentos que possuem a vitamina B6, podem ajudar a reduzir a irritabilidade. Isso acontece pois eles são liberadores de serotonina, substância que melhora o humor e combate também as dores de cabeça. Essa vitamina é encontrada no salmão, fígado, aveia e nozes e além do preferido das mulheres nessa fase, o chocolate. Porém ele não deve ser consumido em grande quantidade e o ideal seria o meio amargo.

7.Chá de Camomila

O chá é indicado para aqueles dias que você está sofrendo com as dismenorreias ou as famosas cólicas menstruais. Mas como o chá de camomila pode me ajudar? A camomila aumenta os níveis de glicina, um aminoacido que promove o espasmo muscular. Diminuindo assim as cólicas menstruais.

A alteração da progesterona pode levar à retenção de líquidos e causar inchaço, ganho de peso, dores de cabeça e dores nas articulações.

Existem ainda alguns alimentos que devem ser evitados para diminuir ainda mais as dores. Como os alimentos embutidos e industrializados: presunto, salame, salgadinhos, entre outros. Pois estes contêm grande quantidade de sódio que absorve a água do organismo deixando a mulher inchada. A boa alimentação é uma aliada para todas as fases. Devemos saber inserir no cardápio alimentos que unam não só sabor, mas também nutrientes e vitaminas para o bem estar do corpo.

O que achou? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email