Eles são um encanto de sabor e agradam até mesmo a paladares internacionais, mas podem ser uma bomba calórica se consumidos em excesso. Descubra tudo sobre os doces típicos brasileiros!
Doces típicos brasileiros
1. Romeu e Julieta
Este doce é de origem mineira e surgiu ainda na era colonial, quando iniciou-se a produção de queijo. Essa mistura que une a goiabada e o queijo recebeu o nome de Romeu em Julieta pois foi relacionado com o romance de William Shakespeare, e a união “perfeita” entre duas pessoas denominou a junção incrível de dois sabores opostos, o doce e o salgado.
Para uma porção de 100 gramas:
- carboidratos – 53%;
- proteínas – 13%;
- gorduras totais – 34%;
- calorias – 269 kcal.
2. Brigadeiro
Este docinho surgiu na década de 40 em São Paulo. Mulheres do bairro que apoiavam a candidatura de Brigadeiro Eduardo Gomes a presidente, fizeram a iguaria e distribuíram numa festa da alta sociedade. Isso foi suficiente para que o doce agradasse o paladar de muitas pessoas, e hoje, o confeito ainda faz sucesso e possui muitas variações.
Veja quantas calorias as variações de brigadeiro possuem:
- brigadeiro tradicional – possui em uma porção de 15g, 58 kcal;
- brigadeiro de colher – uma colher de 20g possui 72 calorias, ou seja, em 100g tem um total de 100g;
- brigadeiro branco (chocolate branco) – 77 calorias em 15g;
- brigadeiro industrializado de lata – 15g possui 46 kcal;
- brigadeirão (tipo pudim) – uma fatia tem 255 calorias;
- trufa de brigadeiro – dependendo da marca, uma trufinha chega à 200 kcal.
3. Paçoquinha
O nome é vem da origem tupi “po-çoc”, que significa esmigalhar, sendo também um doce que surgiu em SP, na região do Vale do Paraíba. Esse doce une amendoim, farinha de mandioca e açúcar, que eram socados num pilão, formando esta delícia que virou um dos símbolos da festa junina.
Uma porção comum de 22g contém:
- carboidratos -10 g;
- proteínas – 4 g;
- gorduras totais – 6 g;
- calorias – 110 kcal.
4. Doce de abóbora
Gaúcho, carioca ou mineiro? Não se sabe! A origem do doce de abóbora é uma dúvida, alguns dizem vir do Rio Grande do Sul, outros do Rio de Janeiro ou de Minas. Esse doce geralmente é feito de abóbora, açúcar, canela, cravo e coco, mas possui variações de acordo com sua consistência e com quem faz também.
No doce de abóbora cremoso, encontramos em uma colher de sopa:
- carboidratos – 21,84 g;
- proteínas – 0,36 g;
- gorduras totais – 0,08 g;
- fibra alimentar – 0,92 g;
- calorias – 79,6 kcal.
5. Quindim
Ele veio diretamente do nordeste para conquistar todo o Brasil! Essa receitinha une: ovo, coco ralado e açúcar, trazendo uma mistura cremosa e consistente ao mesmo tempo!
1 quindim possui:
- açúcares – 16,83;
- carboidratos – 18,15g;
- calorias – 158 kcal.
6. Pé-de-moleque
O pé-de-moleque é um dos doces típicos da culinária brasileira, feito pela mistura de rapadura com amendoim torrado.
“Este doce surgiu no século XVI, com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegador Martin Afonso de Sousa.”
— A Enciclopédia Livre
O pé-de-moleque tem em uma porção de 100g:
- proteínas 8 g;
- calorias 486 kcal;
- gorduras totais 19g;
- carboidratos 71g;
- colesterol 12m;
- sódio 445 mg.
7. Pamonha
A pamonha é uma iguaria brasileira, muito comum nas regiões nordestinas e em Goiás, Minas, Mato Grosso, Paraná, Tocantins e São Paulo. Seu nome vem de origem indígena, da palavra tupi “pa’muñã” que significa “pegajoso”.
Em uma porção de 200g, encontramos:
- sódio – 312mg;
- gordura total – 9g;
- saturada – 3g;
- carboidratos – 46g;
- calorias – 313 kcal.
8. Tapioca
Como um tipo de crepe, a tapioca não é necessariamente um doce, já que pode ser recheada com alimentos salgados. A fécula da mandioca (também conhecida como goma) é inserida em uma frigideira, formando uma massa com formato semelhante à de panqueca. No ano de 2006, recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural de Olinda. Este alimento tem o nome de origem tupi “tapi“ (pão) e “oca” (casa).
A tapioca tem uma média de 130 kcal numa porção de 100g, mas é claro que este número pode aumentar dependendo do recheio.
9. Pudim de leite
Os pudins “nasceram” nos navios da Marinha Real, por volta dos séculos XVIII e XIX. Esse doce consistia na mistura de farinha e gordura, mas hoje, a receita teve alterações, podendo ter vários sabores, sendo o mais comum o de leite condensado.
Numa porção de 100g de pudim de leite podemos encontrar:
- carboidratos – 63%;
- proteínas – 12%;
- gorduras totais – 25%;
- calorias – 160 kcal.
10. Rapadura
Como dizem popularmente, ela é doce mas não é mole não! Depois do pau-brasil, a cana-de-açúcar se tornou o principal produto de exportação no Brasil. A transportação do açúcar mascavo era muito complicada, assim, o alimento costumava estragar com facilidade. A transformação do melaço da cana em barras facilitava a conservação e o manuseio do açúcar. Assim nasceu a rapadura, que pode ser achada no formato tradicional ou em pequenos blocos recheados.
Em 100g de rapadura, obtem-se 352 calorias.
Qual dos doces típicos brasileiros é o seu favorito? Gostou de saber mais sobre as calorias deles? Deixe seu comentário!