Como melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue?

Compartilhe
como-controlar-os-niveis-de-acucar-no-sangue
como controlar os níveis de açúcar no sangue

Os níveis de açúcar no sangue muito baixos ou muito altos podem prejudicar consideravelmente o organismo e atrapalhar a qualidade de vida. Veja como isso se manifesta!

Hipoglicemia

Caracterizada pelo baixo nível de açúcar no sangue, a hipoglicemia apresenta mais de 150.000 casos por ano no Brasil, de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein.

Sintomas

Hiperglicemia

É caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue (acima de 126 mg/dl em jejum e acima de 200 mg/dl até duas horas após uma refeição), o que pode desencadear doenças como a diabetes por exemplo. Isso ocorre pois o sangue não consegue transportar o açúcar para as células.

Um estudo de 2012 relatou que 12 a 14% dos adultos americanos tinham diabetes tipo II, enquanto 37 a 38% eram classificados como pré-diabéticos. Isso significa que 50% de todos os adultos americanos têm diabetes ou pré-diabetes.

Sintomas

  • aumento na frequência urinária;
  • sede;
  • fome;
  • fadiga;
  • perda de peso;
  • agitação excessiva sem motivo aparente.

Como melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue?

1. Exercite-se regularmente

O exercício regular pode ajudar a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina, o que significa que suas células são mais capazes de usar o açúcar disponível na corrente sanguínea.

Atividades físicas também ajudam seus músculos a usar o açúcar no sangue para energia e contração muscular. Se você tiver problemas neste controle, deve verificar rotineiramente seus níveis. Isso ajudará no aprendizado de como reagir a diferentes atividades e a manter os níveis de açúcar no sangue.

Boas formas de exercício incluem: levantamento de peso, cooper, corrida, ciclismo, dança, caminhada, natação e muito mais.

2. Controle sua ingestão de carboidratos

Seu corpo quebra os carboidratos em açúcares (principalmente glicose), e então a insulina move os açúcares para as células. Quando se ingere demais ou existem problemas com a função da insulina, esse processo falha e os níveis de glicose se elevam.

A Associação Americana de Diabetes recomenda o controle da ingestão de carboidratos, regulando ou usando um sistema de troca de alimentos. Alguns estudos descobriram que esses métodos também podem ajudar a planejar refeições adequadamente, o que pode melhorar ainda mais o controle do açúcar no sangue.

3. Aumentar sua ingestão de fibra

A fibra retarda a digestão de carboidratos e a absorção da glicose. Por estas razões, promove um aumento gradual dos níveis de açúcar na circulação sanguínea.

Além disso, o tipo de fibra que você come também pode ter interferência neste processo.

Existem dois tipos de fibra: insolúvel e solúvel. Embora ambas sejam importantes, a fibra solúvel tem demonstrado mais eficácia na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Uma dieta rica em fibras, como vegetais, frutas, legumes e grãos integrais, também pode ajudar a controlar o diabetes tipo I.

A ingestão diária recomendada é de cerca de 25 gramas para mulheres e 38 gramas para homens. Dando por volta de 14 gramas para cada 1.000 calorias.

4. Beba água e permaneça hidratado

como-controlar-os-niveis-de-acucar-no-sangue
como controlar os níveis de açúcar no sangue?

Beber bastante água ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis!

Além de prevenir a desidratação, ajuda os rins a eliminar o a glicose em excesso da corrente sanguínea, através da urina.

Um estudo observacional mostrou que aqueles que bebiam mais água tinham menor risco de desenvolver altos níveis de açúcar no sangue.

A água potável reidrata o sangue regularmente, reduz os níveis de açúcar, consequentemente reduzindo o risco de diabetes.

Tenha em mente que a água e outras bebidas não calóricas são melhores. Bebidas açucaradas aumentam a glicose no sangue, aumentam o ganho de peso e aumentam o risco de diabetes.

5. Implementar controle por porção

O controle da porção ajuda a regular a ingestão de calorias e pode levar à perda de peso.

Monitorar o tamanho de suas porções também ajuda a reduzir a ingestão de calorias e subsequentes picos de açúcar no sangue.
Aqui estão algumas dicas úteis para controlar porções:

  • meça e pese as porções;
  • use pratos menores;
  • evite restaurantes à que incentivam o “coma à vontade”;
  • leia os rótulos dos alimentos e verifique os tamanhos das porções;
  • mantenha um diário alimentar;
  • coma devagar.

Qual a sua técnica para controlar os níveis de açúcar no sangue? Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui