Saúde e Nutrição: Os benefícios de uma boa alimentação para a sua vida

Compartilhe
saude-e-nutriçao

A cada dia que passa, vemos cada vez mais pessoas adotando hábitos saudáveis. Alguns começam a praticar um novo esporte, uns diminuem a quantidade de cigarros até chegar no momento de parar de vez com o vício, outros param de abusar do álcool e uma grande quantidade de pessoas tem buscado na alimentação, uma forma de equilibrar saúde e nutrição.

No conteúdo de hoje, vamos explicar a relação entre saúde e nutrição, focando em informações e dicas de como adotar e manter uma alimentação equilibrada em meio a uma rotina corrida, além de todos os benefícios que esse caminho pode oferecer.

Como a nutrição pode influenciar a minha saúde?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o conceito de saúde é: “Completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Já a nutrição pode ser reconhecida como a maneira em que o corpo produz energia e mantém as funções do organismo em plena atividade. Tal resultado é fruto de processos que envolvem ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção de nutrientes.

Pensando nos conceitos abordados acima, é possível criar uma conexão entre saúde e nutrição, veja só! Para que a saúde esteja em dia, é necessário que os níveis nutricionais estejam nivelados. Esse equilíbrio nutricional, que é derivado da nossa alimentação, promove o pleno funcionamento do corpo e de toda a energia que ele precisa. Se houver alguma carência considerável de algum nutriente no organismo, consequências podem surgir, como as próprias enfermidades e doenças. Alguns exemplos disso são problemas como a osteoporose, que é uma doença derivada da falta de cálcio no corpo, ou a anemia, consequência da falta de ferro no organismo.

Notou como saúde e nutrição estão ligados? Um depende do outro! Por isso, uma das melhores formas de sentir mais qualidade de vida e bem-estar, é cuidar da alimentação e colocar em prática a medicina preventiva. Prevenir problemas de saúde é bem mais interessante do que gastar tempo e dinheiro em seus tratamentos. Afinal, todos nós temos as nossas responsabilidades, nossos objetivos e sonhos, manter o corpo e a mente funcionando em equilíbrio é um excelente caminho para concretizar tudo aquilo que desejamos.

Quais cuidados devo tomar com a minha alimentação?

Atualmente, comer bem e de tudo é praticamente meio caminho andado para a longevidade e uma vida mais prazerosa. Além de ter uma refeição cheia de grupos variados de alimentos, saboreá-los de maneira fracionada também é importante, assim você não irá se sentir empanturrado.  É possível sim comer de tudo um pouco e manter hábitos saudáveis, desde que as escolhas sejam feitas com sabedoria e cautela.

Como a alimentação pode me ajudar a emagrecer?

Se existe a intenção de emagrecer, alguns métodos ajudam a trazer resultados, já outros não são recomendados. Vamos listar algumas atitudes e a nossa consideração sobre cada uma delas:

Devo tomar cuidado com as calorias derivadas dos líquidos?

Sim. Muitas pessoas acabam prejudicando a sua própria rotina por conta do consumo em grande volume de bebidas calóricas, como sucos industrializados e refrigerantes. Bebidas alcoólicas costumam ser bem calóricas também, por isso é importante entender que os líquidos também são essenciais na dieta.

Posso copiar a dieta dos amigos?

Não. Cada pessoa tem um metabolismo único e que responde de maneira diferente à ingestão de nutrientes no dia a dia. Cada um tem suas necessidades nutricionais e copiar a dieta de alguém não é a melhor opção.

O dia do lixo funciona?

Depende. Essa medida reserva um dia fora do regime, assim a pessoa pode comer o que tiver vontade. Ter um “day off” pode servir como recompensa pessoal em relação ao esforço de vários dias seguidos, mas é importante lembrar que ele só pode ser concedido a partir da conclusão de uma meta, se não perde o sentido.

Tome cuidado com os excessos, ainda mais aqueles que estão no começo da reeducação alimentar. Terão ocasiões que será mais interessante ter uma refeição “sem regras”, ou seja, comer o que tiver vontade, mas sem exageros, do que colocar todo o esforço por água abaixo devido a uma gula momentânea.

Existem alimentos que ajudam no processo de emagrecimento?

Sim. Alguns alimentos ajudam a emagrecer, são ricos em vitaminas e sais minerais e ainda aumentam a sensação de saciedade poupando seus impulsos. São eles: abóbora, abacaxi, banana, iogurte, biscoitos de fibras, verduras de folhas verdes, damasco, arroz integral, queijo branco magro, aveia, pão integral, entre outros.

Saúde e Nutrição na prática

Cada pessoa possuí um organismo próprio, logo a melhor opção é ouvir a opinião de um profissional como um nutricionista e endocrinologista. Esses profissionais podem indicar uma série de exames e avaliarem quais são os melhores alimentos, horários de refeição, o que deve ser evitado, o que deve ser priorizado etc.

Seja persistente! O começo pode ser mais difícil, afinal a mudança é um desafio. Pratique exercícios físicos, beba bastante água, tenha uma rotina de descanso e siga as orientações propostas pelo médico de sua confiança, tudo vai dar certo!

Deixe um comentário
Print Friendly

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui