Conheça 5 exercícios físicos para se fazer durante o trabalho

Compartilhe
mulher sobindo escadas praticando Exercícios físicos durante o trabalho
Sem tempo para se exercitar quando chega em casa? Realize esse exercícios físicos durante o trabalho e viva com mais disposição e bem-estar.

Uma rotina corrida não precisa ser sinônimo de falta de tempo para cuidar de si mesmo e da saúde. Estando na menopausa, então, os cuidados com a saúde são ainda mais importantes para poder encarar as transformações hormonais de forma mais leve e feliz. A prática de atividades físicas na menopausa é altamente benéfica para combater os sintomas do período, além de garantir mais disposição e qualidade de vida. Sem precisar arranjar um espaço na agenda, confira cinco exercícios físicos durante o trabalho:

Caminhadas

Não há nenhum exercícios físicos durante o trabalho do que caminhar! Especialmente se você trabalha muito tempo sentada ou na mesma posição, após cerca de uma hora dê uma pequena volta pelo local de trabalho de modo a favorecer a circulação.

quer-saber-como-seu-corpo-funciona

A caminhada pode até ser rápida, coisa de cinco minutos. Além de favorecer a sua  circulação, ajudará na sua produtividade e a combater alguns dos sintomas da menopausa – especialmente a sensação de angústia que pode se agravar com a monotonia e repetição de tarefas. Se você fizer cinco minutos de caminhada a cada uma hora do expediente de trabalho, você praticará mais do que os 30 minutos diários da atividade física recomendadas pelos especialistas e sem precisar sair do trabalho.

Você pode organizar um grupo de caminhada no seu trabalho, e no horário do almoço reservar meia hora para dar uma volta nos quarteirões em torno da empresa. Aproveite e determine entre o grupo que na hora da caminhada não serão permitidos assuntos relacionados a demanda de trabalho. Com isso, você também já diminui o estresse ocasionado pela tarefas.

Subir escadas é uma forma de praticar exercícios físicos durante o trabalho

Provavelmente onde você trabalha possui pelo menos uma escada e, por isso, você pode utilizá-la como uma forma de praticar exercícios físicos. O ideal, entretanto, é que você mantenha a coluna sempre na posição correta para não causar prejuízos. Além de melhorar a circulação, subir escadas fortalece as panturrilhas e também ajuda no condicionamento físico. O ato de percorrer os degraus também será capaz de evitar que você ganhe muito peso durante a menopausa, mantendo seu metabolismo sempre ativo.

Faça alongamentos

exercicios-fisicos-durante-o-trabalho
O alongamento é extremamente funcional e pode ser realizado com o auxílio dos objetos presentes no ambiente de trabalho.

O alongamento, por sua vez, é indispensável e deve ser feito sempre que possível. Para isso, estique seus braços com as mãos unidas a frente e acima do seu rosto, estique as pernas e tente tocar o dedo dos pés sem flexionar o joelho. Ao fazer isso você melhora a sua circulação e também previne problemas como lesões e distensões.

A menopausa pode levar a uma perda de massa magra e, portanto, a uma diminuição da força muscular. O alongamento, por sua vez, age combatendo esse problema, ajudando a prevenir lesões e quedas em geral.

Veja abaixo alguns alongamentos que você pode realizar em seu trabalho:

exercicios-fisicos-durante-o-trabalho
Dicas de alongamentos para serem feitos no local de trabalho.

Erga-se da cadeira

Um dos exercícios físicos durante o trabalho que ajudam  a fortalecer a musculatura e os ossos é usar a cadeira como forma de erguer o corpo de modo a desenvolver mais resistência. Para esse exercício físico, apoie uma mão em cada lado da cadeira e erga-se do assento, deixando as pernas juntas, esticadas e em posição paralela ao chão. Você deve segurar essa posição por cerca de 10 segundos e repeti-la pelo menos 10 vezes.

É importante, entretanto, manter a postura correta, não colocar peso demais nas articulações dos ombros e também fazer o exercício em uma cadeira fixa, já que as com rodinha podem causar acidentes.

Levante peso

Provavelmente existe algo moderadamente pesado no seu ambiente de trabalho, nem que seja um peso de papel ou uma garrafa cheia de água. Aproveitando-se desses objetos você pode fortalece a musculatura e os ossos o fazer um tipo de levantamento de peso como exercícios físicos durante o trabalho.

Para isso, basta segurar o objeto com o cotovelo em 90° e trazê-lo em direção ao ombro, mantendo a posição original. Repita em torno de 30 vezes para cada braço e você terá uma musculatura mais protegida e fortalecida.

Os exercícios físicos são fundamentais para encarar o período da menopausa de maneira mais fácil e com menos sintomas. Isso não significa, entretanto, sair do escritório. É possível, sem desculpas, fazer exercícios físicos durante o trabalho.

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui