Sedentarismo, como fugir do inimigo de uma vida saudável?

Compartilhe
fuja-dos-males-do-sedentarismo

Um estudo realizado pela Pesquisa Nacional de Amostra a Domicílio (PNAD) em 2015 aponta que 62,1% dos jovens em torno dos 15 anos, não praticam nenhum tipo de esportes, ou atividades físicas com frequência. Ou seja 6 a cada 10 jovens são vítimas do sedentarismo no Brasil. Como combater o inimigo de uma vida saudável? Confira abaixo!

Como identificar o sedentarismo?

Tem trocado uma ida ao shopping pelas compras online? Prefere jogar vídeo game do que se exercitar? Se você ultimamente tem passado uma boa parte do seu dia sentado, se a presença de exercícios físicos é quase nula, se você escolhe passar a tarde assistindo TV, ao invés de praticar alguma atividade física, infelizmente o seu pior inimigo chegou.

O sedentarismo é basicamente a falta da prática de esportes ou atividades físicas, mas pode acarretar muitos problemas com sua chegada, como por exemplo a obesidade, diabetes, problemas físicos, musculares, e até doenças cardiovasculares.

Fique atenta(o) com os fatores de risco

Obesidade

Com a chegada do sedentarismo, a má alimentação pode ser tornar um grande aliado desse vilão. Logo você começa a ganhar uns quilinhos, e a obesidade pode estar se aproximando, um grande fator de risco pra sua saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um estudo recente que aponta que se a população mundial não fizer nada a respeito, em 2025 podemos chegar a um número de 2,3 bilhões, de adultos com sobrepeso, e 700 milhões com obesidade. O número de crianças obesas no mundo pode chegar a 75 milhões.

reposicao-hormonal

Doenças Cardiovasculares

A prática de exercícios físicos faz com que o nosso coração trabalhe mais, e sustente maiores necessidades de oxigênio e nutrientes em nosso corpo. Mas, na falta dessas práticas, faz com que o coração enfraqueça, e possibilite o surgimento de doenças cardiovasculares como:

Doença arterial coronária (DAC)

Surge quando as artérias coronárias são obstruídas por conta de placas de gorduras.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O AVC surge quando a demanda de sangue contendo oxigênio e nutrientes, não chega em determinadas áreas do cérebro.

Doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)

Quando há obstrução de fluxo sanguíneo, e o sangue que seria levado aos braços e pernas, com o intuito e nutrir esses membros, não realiza sua função.

Problemas musculares

Os seus músculos são estimulados através da prática de esportes, quando você as realiza seus músculos tendem a crescer, se fortalecer, melhorar o condicionamento físico e podem também beneficiar as funções cardíacas. Caso contrário, pode gerar enfraquecimento, dores musculares, dores nos pés, varizes e outros problemas.

dores-musculares
O sedentarismo pode causar dores musculares, osteoporose e problemas nas articulações.

Osteoporose

A osteoporose é o enfraquecimento ósseo, na maioria das vezes surge durante o envelhecimento, mas o sedentarismo pode te trazer esse problema bem antes do imaginado, então se previna.

Problemas respiratórios

A prática de esportes ou atividades físicas aumentam sua capacidade respiratória, então a falta dos mesmos, podem te incapacitar, dessa forma qualquer esforço físico cansará logo, pois requer mais capacidade respiratória do que você tem a oferecer.

Diabetes

A principal diabetes que pode aparecer nesses casos é o tipo 2, que faz o nível de açúcar no sangue aumentar, o que torna o sistema imunológico incapaz de produzir insulina suficiente.

Como combater o sedentarismo

O principal fator para o combater esse vilão, é a disciplina, então dá uma olhada nas dicas abaixo:

  • Sempre se policie e procure fazer alguma atividade física assim que possível;
  • Trave uma rotina onde você aponte horários específicos para cada tarefa do seu dia, assim não terá que se preocupar que não teve tempo para a pratica de exercícios;
  • Procure fazer exercícios dinâmicos, que não cansem sua rotina;
  • Se preferir matricule-se em uma modalidade esportiva como futebol, natação, vôlei, ou outros de sua preferência;
  • Faça atividades físicas rápidas caso tenha uma rotina corrida;
  • Pequenos esforços físicos ajudam, como por exemplo, ao invés de usar o elevador opte pelas escadas;
  • Pule corda em seu tempo livre, é uma atividade física rápida, que não toma seu tempo;
  • Se torne menos dependente da tecnologia, vá ao shopping, ao invés de comprar online, uma pequena caminhada ajuda;
  • Se necessário faça uma reeducação alimentar.

Como melhorar sua alimentação

Procure sempre ingerir alimentos para fortalecer a musculatura e que sejam saudáveis, com baixa caloria, para não atingir o sobrepeso. Opte por sucos detox, naturais, e procure evitar refrigerantes e sucos industrializados. Corra de alimentos muito gordurosos que possam desencadear futuras doenças cardíacas e a obesidade. Diminua o açúcar, tente substituí-lo pelo adoçante. Mantenha uma rotina saudável, e alimentos ricos em nutrientes e baixa caloria.

Fuja do sedentarismo, compartilhe nos comentários o que você faz para escapar desse inimigo da vida saudável.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui