Saiba como aliviar a tensão e estresse no trabalho

Compartilhe
estresse-no-trabalho

A vida da mulher moderna é uma verdadeira prova de fogo. Somos obrigadas a se superar cada dia que passa, seja nos cuidados pessoais, nas tarefas ligadas a família e é claro, no ambiente profissional. O estresse no trabalho, somados a um clima competitivo e cheio de metas a cumprir, pode gerar muita tensão.

Pensando nisso, o Saudável & Feliz preparou uma matéria especial para aquelas mulheres que diariamente, estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho e que fazem questão de estar com a beleza em dia e na companhia das pessoas que ama.

Se identificou com essa situação? Saiba que você não está sozinha! Esse texto é para você!

Não gaste suas energias com coisas pequenas

A ideia é evitar energias negativas ao longo do seu dia. Na rotina, encaramos situações chatas e desgastantes, mas a forma que a gente reage em relação a elas conta muito!

Se você costuma pegar trânsito no caminho para o trabalho, programe-se para perder o mínimo de tempo possível no trajeto. Que tal ouvir uma música no caminho? Ou mesmo o rádio, para ficar antenada nas notícias.

Evite fofocas e intrigas no escritório, isso pode desgastar qualquer relação profissional. Quando você se envolve nisso, pode acabar tomando as dores de alguém e ser obrigado a tomar um partido, logo você estará vulnerável a julgamentos.

Auto cobrança em excesso faz mal!

Afim de atingir os resultados propostos pela empresa, acabamos sendo cobradas pela nossa equipe e inclusive, por nós mesmas. Até certo ponto, essa autocobrança pode trazer benefícios para o nosso desempenho, mas em excesso, pode provocar uma sensação de inferioridade, baixa autoestima e aumentar o estresse no trabalho.

Cada pessoa é única, se tornar um profissional melhor faz parte de um processo que envolve diversos fatores. Procure estar rodeado de pessoas que te motivam, não apenas aquelas que julgam ou cobram.

estresse-no-trabalho

Use seu tempo livre com equilíbrio e sabedoria

Dedique o seu tempo livre fazendo o que você gosta, com quem você gosta. Pessoas que se mantém estressadas, mesmo após o trabalho, costumam ficar irritadas e temperamentais.

Dessa forma, algumas consequências podem se desenvolver, como mania de limpeza, TOC e o pior, acabam descontando o estresse em pessoas que não tem ligação nenhuma com o a raiz do problema.

Invista na meditação

Aqueles que acham impossível meditar após um dia estressante, estão muito enganados! A meditação é a prática de se desligar do mundo exterior e olhar para si. Por isso, os resultados vêm com a prática diária. Mas atenção: “olhar para si” não quer dizer refletir sobre o que aconteceu no dia, como resolver um problema ou listar tarefas pendentes. Trata de se esvaziar por completo dos máquina de pensamentos.

Para os iniciantes, a prática pode não parecer uma das tarefas mais simples. Porém, é preciso começar! Para isso, reserve alguns poucos minutos do seu dia – comece com três e aumente gradativamente, conforme se sinta mais à vontade com o exercício -, escolha um local tranquilo, de baixa luminosidade e, se preferir, baixe uma playlist com sons da natureza.

Para se desapegar dos pensamentos, o truque é concentrar em sua respiração: inspire e expire com calma acompanhando os movimentos do seu diafragma durante a prática. Com o tempo vai ficando mais fácil e você ficará mais relaxado.

Renove as energias por meio de atividades físicas

Reserve uma hora para a prática de alguma atividade física para quebrar o estresse no trabalho. Musculação, corrida, hidroginástica, caminhada, yoga, pilates. Não importa a escolha, desde que faça dela uma prática rotineira no seu dia a dia!

Sabemos que muitas vezes, nossa família está esperando em casa ou simplesmente estamos cansadas para praticar alguma atividade física. Porém, é necessário tirar a energia acumulada do corpo e da mente para ter resultados efetivos no trabalho. Com isso, uma forma de possibilitar esses efeitos é realizando exercícios.

Além disso, exercícios ajudam a emagrecer, manter as curvas na silhueta e gerar aquela sensação ótima de dever cumprido.

Tome um banho morno e durma bem

Tomar um banho morno, vestir um pijama confortável, deitar e dormir. Atitudes simples e que podem fazer a diferença. Durante o banho morno não é apenas o seu corpo que relaxa: a sua mente também.

Durante o ritual de relaxamento no chuveiro a frequência cerebral é reduzida, o que leva à sensação descrita por neurocientistas como “estado alfa” – aquele sentimento de “estar nas nuvens”, sabe? Porém, para se beneficiar deste efeito não basta ligar a água e tomar uma chuveirada como quem está com pressa. Desfrute o momento! Deixe a água correr por alguns estantes e esqueça o mundo lá fora esvaziando a sua mente.

Cuide da sua saúde!

Altos níveis de estresse no trabalho, a longo prazo, podem trazer complicações na saúde. Pressão alta, fadiga, insônia, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça, baixa imunidade, ganho ou perda excessiva de peso, várias consequências podem estar relacionadas com o estresse.

Outro prejuízo são os maus hábitos, como comer alimentos gordurosos e industrializados, beber muito café e principalmente fumar, que está muito ligado a falsa sensação de relaxamento e fuga dos problemas, ato que gera mais problemas ainda.

Outro ponto que merece atenção é a menopausa, quando as mulheres sofrem grandes variações de humor devido às alterações hormonais, o estresse se torna ainda mais presente. Por isso, é importante buscar informações em relação a essa etapa da vida da mulher.

Viaje mais

Que tal aproveitar o resultado de muito trabalho duro nas merecidas férias? Viajar pode promover novas experiências, bons momentos ao lado de quem amamos e aquela sensação gostosa de renovar a alma.

Mas lembre-se, toda viagem, independente da duração e destino, precisa ser planejada. Afinal, ninguém merece passar estresse nas férias.

Estresse no trabalho tem solução!

No texto de hoje, levantamos uma série de dicas e oportunidades que podem ser aproveitadas afim de lidar melhor com o estresse no trabalho.

É importante lembrar que vivemos em um mundo de pessoas estressadas e aceleradas, então é importante não se deixar levar pelos outros e encarrar o estresse de frente, nenhum problema é maior do que a nossa própria força de vontade.

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui