O que não pode faltar na ceia de natal?

Compartilhe
o-que-nao-pode-faltar-na-ceia-de-natal
o que não pode faltar na ceia de natal

Chega o final do ano e as pessoas acabam comendo muito mais do que em qualquer outro período. Para comemorar esta época, fica a dúvida, o que não pode faltar na ceia de natal?

Antes de tudo, a nutricionista Andressa Volp alerta, o importante é ter moderação, para não ter sensação de estufamento.

O que não pode faltar na ceia de natal?

Repolho e couve

Se é dinheiro que você espera para este final de ano e para o próximo, as “boas línguas” dizem que comer estes dois alimentos juntos traz umas notinhas a mais para o bolso.

Sobre seus valores nutricionais, a couve tem efeito desintoxicante, por isso é tão utilizada em dietas de emagrecimento, além disso, reduz a perda de água, a celulite, o risco de câncer e previne doenças cardiovasculares.

Já o repolho branco possui muito ácido fólico, uma vitamina do complexo B, que previne o risco do câncer e também potássio, importante para regular a pressão arterial. Vai uma saladinha aí?

Romã

o-que-nao-pode-faltar-na-ceia-de-natal
o que não pode faltar na ceia de natal

A superstição diz que essa poderosa fruta é capaz de trazer sorte e até mesmo fertilidade!

Ela é muito bem recebida pelo corpo, pois tem uma polpa rica em fibras, que ajuda no bom funcionamento do intestino, essencial neste final de ano, onde comemos além da conta. Sua semente tem muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres, consequentemente prevenindo o envelhecimento precoce.

Uva

A crença de origem espanhola diz que deve-se comer uma uva para cada badalada do relógio, representando a doçura de cada um dos meses.

Essa fruta possui muitas fibras e água. Na uva roxa, encontra-se uma substância conhecida como resveratrol (a mesma dos vinhos), que reduz o risco de infarto e doenças cardíacas.

Lentilha

Popularmente conhecida também por chamar o dinheiro, a lentilha, que é da família das leguminosas (a mesma que a do feijão).

Essa delícia possui baixo nível calórico e bastante fibras solúveis em sua casquinha, fazendo com que seus nutrientes ajam no sistema sanguíneo, eliminando a gordura em excesso.

Peixe e porco

De acordo com Andressa, estes alimentos são menos gordurosos que a carne vermelha, o chester e o peru, além de serem indicados pela superstição, pois “sempre andam pra frente”.

O peixe e o porco são as opções de proteína para o final do ano, recomendados de forma assada, com molhos leves.

Sobremesas

Rabanada

Diretamente de Portugal, a rabanada veio para nosso país e se tornou muito tradicional nos natais das famílias brasileiras.

Aqui esses pãezinhos normalmente são polvilhados em canela e açúcar. Dentro das suas variedades, as opções vegetarianas são mais saudáveis, já que na massa, trocam o leite de vaca pelo de soja e os ovos por farinha de grão de bico ou de soja.

Pudim

O mais comum entre os brasileiros é o pudim de leite condensado. Essa receitinha faz parte do natal de muitas famílias, e nasceu nos navios da Marinha Real Britânica.

Sua calda feita como um caramelo pode der calórica, então, mesmo sendo uma sobremesa deliciosa e muito comum no natal, lembre-se de pegar leve!

Gelatina

Nesta época do ano, muitas pessoas fazem gelatina de vários sabores e misturam, sendo uma opção muito saudável, já que este alimento estimula a produção de colágeno, melhorando pele, cabelo e unhas.

O que pode deixar essa receitinha um pouco mais calórica são os “aditivos”, como o leite condensado por exemplo. Se não houver exagero, pode-se comer sem medo.

Pavê

Receitas muito encontradas no período natalino são a de pavê de bolacha champagne ou de bolacha de maisena. Esta é uma das sobremesas mais calóricas do natal, pois envolve muito açúcar, mas também é adorada por várias famílias. Difícil resistir não é?

Manjar

Este pudim de coco servido com calda de ameixas é um dos alimentos que não podem faltar na ceia de natal, pelo seu sabor adorável.

Uma fatia média de 130 gramas possui 315 calorias, veja se vale a pena de acordo com a sua dieta e desfrute desse sabor.

Panetone com sorvete

o-que-nao-pode-faltar-na-ceia-de-natal
o que não pode faltar na ceia de natal

Feito com panetone ou chocotone, essa receita agrada o paladar de muitos! O “sorvetone” pode ter variadas receitas, mas o mais recomendável é sempre comer com sorvetes naturais de frutas, que não causam problemas à saúde e são extremamente saborosos.

Mousse

Os que estão no topo dos mais feitos no natal são os de sabor maracujá e limão, e estas são ótimas escolhas!

Os mousses de frutas são mais saudáveis do que os de chocolate por exemplo. Se você ama o mousse com aquele chocolatinho, dê preferência aos meio amargos!

Lembre-se de ir devagar nas sobremesas, pois elas costumam ser mais calóricas. Aproveite! O que não falta no seu natal? Conte-nos aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui