Conheça os benefícios da soja comum e da soja preta

Compartilhe
soja-preta
Tanto a soja comum quanto a soja preta trazem muitos benefícios para a saúde, prevenindo doenças e eliminando sintomas incômodos.

A redução dos hormônios femininos durante a menopausa faz com que o corpo apresente diversas alterações como calorões, mudanças na textura da pele e outros muitos sintomas que costumam acontecer com as mulheres entre os 45 e 55 anos. Alguns alimentos são eficazes e capazes de auxiliar neste caso. A soja comum e a soja preta podem ajudar a diminuir os efeitos presentes.

“Quando se fala em soja, logo se pensa no grão amarelo. Poucos sabem, porém, que a soja preta em as mesmas qualidades nutricionais, além de apresentar o dobro de atividade antioxidante e de prevenir a degeneração das células.” 

-Lara Deus, Agência Universitária de Notícias – Universidade de São Paulo. 

reposicao-hormonal

A soja é rica em isoflavonas que possui efeito parecido com o estrogênio, responsável  por controlar o ciclo menstrual. Essa substância auxilia o funcionamento do metabolismo, ajuda a ativar os hormônios sexuais e a diminuir os sintomas durante a menopausa.

A soja possui fibras capazes de melhorar o funcionamento do intestino, possui grande quantidade de cálcio que beneficia os ossos e ajuda a reduzir o colesterol.

Soja amarela X soja preta

Além da soja comum, amarelinha, que já é conhecida na mesa dos brasileiros, a soja preta ainda que seja novidade para muitos e seja mais difícil de se encontrar, ela também apresenta diversos benefícios para a saúde. Pesquisas chinesas provaram que o grão além de ser rico em fibras e proteínas de origem animal, possui isoflavona e antocianinas presentes em sua casca, por isso essa soja possui a cor preta.

Os benefícios da soja preta

soja-preta

“As antocianinas contém um pigmento que vai do vermelho ao azul e, portanto, são encontradas principalmente em alimentos destas tonalidades. Elas fazem parte do grupo dos flavonóides, compostos de origem vegetal não produzidos pelo corpo humano. As antocioninas são o principal fator diferencial entre as duas sojas, já que é apenas encontrada na preta.” 

-Lara Deus, Agência Universitária de Notícias – Universidade de São Paulo. 

A soja preta ajuda a combater não só os sintomas da menopausa como também o da TPM, evita a osteoporose, prolonga a sensação de saciedade, controla colesterol e diabetes, além de evitar o câncer e fortalecer o sistema imunológico. Os estudos apontam que o aminoácido presente nela inibe o acúmulo de gordura no corpo pois impede a proliferação das células que armazenam a gordura nos tecidos.

“A maior quantidade de compostos fenólicos e flavonóides e a presença de antocianinas na soja preta são responsáveis pelas propriedades diferenciadas em relação à amarela. Isto porque as substâncias são responsáveis por evitar reações de oxidação de moléculas que podem acelerar o processo de morte celular, ou seja, são antioxidantes. Ao comprovar a relação entre compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas com a antioxidação, a pesquisa indicou que, em média, a soja preta apresenta o dobro desta capacidade.” 

-Lara Deus, Agência Universitária de Notícias – Universidade de São Paulo. 

Esse ingrediente pode ser inserido em pratos como sopas, sucos, saladas, refogados, dentre outros. A soja preta geralmente é encontrada em lojas de produtos naturais.

Receita de salada com soja preta

Essa receita é para aquelas mulheres que tem a vida super agitada, mas que não querem abrir mão de uma refeição leve e nutritiva. A preparação é muito rápida, você pode deixar os alimentos cortados na geladeira, e apenas misturar a quantidade que você comerá.

Ingredientes

Modo de preparo

Pique os tomates, os pimentões, a cenoura,  a cebola e o cheiro verde. Coloque os produtos em uma saladeira e a acrescente a soja. Misture os alimentos. Tempere com o azeite o vinagre.

Você pode variar a receita acrescentando três colheres de sopa de iogurte desnatado, bem como, trocar o vinagre de maçã por suco de limão. Atenção! Não precisa acrescentar sal na receita tente ao máximo degustar os alimentos com os seus sabores in-natura, fará bem para o seu corpo, e você verá o quanto era questão de readequar o paladar. O sal é muito prejudicial a saúde e, também, altera o sabor original, tente sentir o sabor peculiar da soja preta.

Interessante, não é?! Você já experimentou a soja preta? Se sim, diga-nos como foi a experiência.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui