Comer couve diariamente deixa o cérebro 11 anos mais jovem

Compartilhe
couve-alimento-contra-o-envelhecimento

Todos já sabem que alguns alimentos fazem muito bem à saúde, principalmente as frutas, verduras e vegetais, mas uma nova pesquisa mostrou que isso vai além.

De acordo com um estudo realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, uma única porção de folhas verdes escuras por dia pode rejuvenescer o cérebro. Para chegar nesse resultado, os pesquisadores avaliaram a dieta e a habilidade mental de 950 idosos durante 10 anos. Nesse período foram realizados testes que pudessem detectar a função mental, além de identificar os alimentos que faziam parte da dieta deles.

Dessa forma, foi possível perceber que os que consumiam vegetais verdes folhosos, como couve ou espinafre, uma ou duas vezes ao dia, tiveram perda cognitiva menor que os outros participantes, mesmo sendo levado em conta fatores como escolaridade, histórico familiar de demência e atividades físicas. Os participantes que comeram com frequência os vegetais tiveram declínio mental 11 anos mais tarde do que quem não consumia esse alimento com frequência.

Todas as verduras de cor escura como couves (manteiga, brócolis, flor), espinafre e a folha da beterraba possuem vitamina E, antioxidantes e neutralizam os radicais livres, diminuindo assim o envelhecimento precoce. Além disso o consumo dessas folhas previne arteriosclerose, pois é rico em betacaroteno e vitamina C, conhecidos antioxidantes que impedem a fixação de colesterol ruim nas artérias e veias. Por fim evita a ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral.

A couve é formidável para quem quer combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite colabora também com o tratamento da úlcera estomacal. Devido ao seu alto teor de fibras a couve combate a prisão de ventre, ajuda na amenização da resseca.

Para quem quer perder peso ela aumenta a sensação de saciedade e é pobre em calorias. Por isso, ela é muito utilizada nas dietas.

Rica em glicosinolatos que estimulam a limpeza das substâncias tóxicas do organismo.

Curtiu? Partiu fazer um estoque de couve? Infelizmente o estoque não será possível, pois a durabilidade dessa verdura é pequena. Mas, você pode incluí-la na lista da feira. Não é mesmo?!

Receita de suco de couve com laranja e gengibre

suco-de-couve

Ingredientes

  • 2 folhas de couve rasgadas;
  • 1 laranja descascada;
  • 1 pedaço (1 cm) de gengibre sem casca;
  • água.

Modo de fazer

Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador. Acrescente a couve, o gengibre, a água. Não se esqueça de coar e sirva em seguida.

Dica do Saudável e Feliz

Como já foi mencionado, a durabilidade da couve é curta! Pensando nisso, que tal preparar cubos de couve? veja a receita:

  • Coloque no liquidificador ou na centrífuga um maço inteiro (não se esqueça dos talos) de couve. Lembre-se de lavar a verdura;
  • Acrescente um pouco de água filtrada e bata no liquidificador até se tornar um suco consistente e homogêneo;
  • Despeja o suco em uma forma de gelo e leve ao refrigerador e pronto!

Quando você quiser tomar o seu suco saudável e refrescante é só misturar os cubinhos de gelo de couve e os outros ingredientes.

reposicao-hormonal

A couve é vida, não é mesmo?! Principalmente quando o assunto é o retardamento da velhice. Você gostou da matéria? Então deixe o seu comentário.

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui