Como tirar rugas? Saiba tudo sobre as linhas de expressão!

Compartilhe
como-tirar-rugas

De onde surgem as rugas?

Ao longo da vida, nos expressamos muito facialmente. Essa movimentação constante da musculatura do rosto, aliada à redução do colágeno no corpo e a perda de ácido hialurônico, propicia o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além das causas naturais, alguns elementos externos podem colaborar no surgimento dessas marcas na pele, como: poluição, sol, cigarro e estresse. Existem diferentes “intensidades” de rugas, por isso, cada uma é descrita de uma forma. Veja abaixo quais são elas e descubra como tirar rugas.

Rugas finas

Costumam aparecer em pessoas com a pele branca, por volta dos 30 anos, estando associadas à perda da proteína de colágeno, que serve para manter a firmeza e a resistência da pele. Elas podem se agravar com a exposição ao sol, criando um aspecto mais profundo. Na pele negra, o processo de aparecimento de linhas de expressão é mais lento, devido ao fato da fibra de colágeno ser mais densa, além da proteção natural contra os raios solares: a melanina.

Rugas profundas

São resultantes do envelhecimento natural ou dos fatores externos. Esse tipo de ruga aparece devido à perda de colágeno, mas não só isso, o afinamento da pele também entra como um desses fatores, sendo mais comum a partir dos 45 anos.

Linhas de expressão

linhas-de-expressão

Geralmente aparecem ao redor dos olhos (os famosos “pés de galinha”), no meio das sobrancelhas e na testa. São características de quem faz muitos movimentos no rosto para se comunicar, independendo da idade.

Rugas gravitacionais

Estes tipos de rugas são um combo de perda de colágeno unidas a flacidez da musculatura facial, apresentando sobras de pele, mais comuns na região mandibular. Geralmente aparece aos 60, mas também sofre influência dos fatores externos, principalmente o tabagismo.

É possível atrasar o aparecimento das rugas?

Sim! As rugas irão aparecer de qualquer forma, mas já existem maneiras muito eficientes de retardar o envelhecimento.

  • Protetor solar: essencial nessa luta contra o tempo, pois previne contra os raios UVA e UVB (raios ultravioleta);
  • Vitamina C: segundo dermatologistas, investir em produtos à base desta vitamina vale a pena, já que ela é uma grande aliada na produção e manutenção do colágeno;
  • Ômega 3: esta maravilha serve para combater os radicais livres e pode ser encontrada em peixes, cereais, vinho, castanhas e frutas, atrasando o envelhecimento;
  • Beije mais: isso mesmo! O beijo exercita os músculos faciais e ativa a circulação, aumentando a firmeza e consequentemente prevenindo as linhas de expressão.

Afinal, como tirar rugas?

As rugas podem derrubar a autoestima feminina, pois as vezes trazem uma expressão facial constante, podendo deixa-la com o aspecto triste, ou com cara de brava, mesmo não sendo seu estado. Já existem vários tratamentos que amenizam estes problemas, sendo os mais procurados:

Carboxiterapia

Diminui a flacidez da pele, sendo capaz de remover até olheiras. O procedimento é feito com uma agulha, injetando CO2 na região da pele onde as rugas se localizam, melhorando a oxigenação cutânea e aumentando o metabolismo local.

Peeling químico

Melhora o aspecto da pele, pois remove as camadas superficiais e danificadas da derme, por meio da aplicação de ácidos, promovendo a descamação e desenvolvendo o crescimento de uma nova camada, mais firme, lisa e resistente, através da renovação das células.

Acupuntura Estética

Você conhece este método? A acupuntura estética era feita tradicionalmente na China para o tratamento de lesões na pele, tendo como principal meta aperfeiçoar a oxigenação, a circulação e a sustentação cutânea, trabalhando a musculatura do rosto, além de reduzir a oleosidade.

Maquiagem

maquiagem
como tirar rugas com maquiagem

Os cosméticos servem mais para casos de emergência, já que eles não removem o problema, mas conseguem disfarçar rapidamente, além de exigir pouco tempo. Ao se maquiar, faça contornos suaves, utilizando uma base de textura cremosa que tenha uma cobertura maior, tomando sempre cuidado com as de efeito matte que podem marcar ainda mais as linhas. Evite o uso de pó compacto! Ele pode se acumular nas rugas e deixa-las mais intensas. Opte por batons secos, pois eles não se acumulam nos sulcos e não escorrem.

Lembre-se de sempre procurar um dermatologista, pois ele pode indicar os melhores tratamentos e orientá-la sobre como tirar rugas, além de indicar maquiagens específicas para o seu tipo de pele, trazendo resultados mais precisos.

Gostou das dicas? Conte mais! Faça seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui