Descubra o que acontece no corpo na TPM

Compartilhe
o-que-acontece-com-o-corpo-na-tpm
Entenda quais são os efeitos da TPM e da Menopausa no corpo feminino e descubra como conviver melhor com a queda no nível hormonal.

Você sabe o que acontece com o corpo na TPM e na menopausa? A influência dos hormônios femininos começa oficialmente na puberdade. A menina vira “mocinha” com a primeira menstruação e precisa lidar com as modificações do corpo causadas pelos hormônios (que causam a TPM e a menopausa).

Com a adolescência e a vida adulta, a mulher se depará com a visita mensal da menstruação e dos sintomas que antecedem sua chegada. A famosa TPM (tensão pré-menstrual) ocorre antes da menstruação e são relatados mais de 150 sintomas.

As modificações hormonais perduram durante a fase reprodutiva e na menopausa. A principal causa da TPM e da menopausa estão intrínsecas ao desequilíbrio ou a cessação do estrogênio no organismo respectivamente.

Se você está na idade reprodutiva ou na menopausa sofrerá com as mudanças hormonais e os sintomas associados. É preciso reconhecê-los e associar ao período hormonal em questão, para tomar as medidas mais adequadas.

Felizmente, existem estratégias naturais para minimizar o sofrimento das mulheres que passam por  grandes alterações hormonais. Alimentos que estimulam a produção de estrogênio, também, são indicados para combater os dois problemas.

Por isso, continue a leitura e conheça os principais sintomas da TPM e da menopausa e como você poderá tratar estas manifestações.

Tensão pré-menstrual (TPM)

O que acontece com o corpo na tpm?

Tensão pré-menstrual (TPM) ou cientificamente denominada de síndrome disfórica menstrual (SDM) é um conjunto de sintomas que antecede a menstruação. Normalmente, eles aparecem entre 10 a 15 dias antes do primeiro dia de fluxo menstrual e muitas mulheres não associam estas manifestações clínicas ao desequilíbrio dos hormônios.

Os principais sintomas psicológicos são alterações de humor, como irritabilidade, “falta de paciência”, choro fácil, angústia, pensamentos negativos, alteração do desejo sexual e muita indisposição para as tarefas cotidianas. Algumas mulheres comem mais doces e alimentos calóricos neste período para aumentar a sensação de prazer, mas nem sempre isso funciona.

Os sintomas físicos podem ser aumento e dor nas mamas, inchaço nas pernas e barriga, cansaço, ganho de peso dentre outros. Portanto, se você percebeu que apresenta alguns desses sintomas é melhor procurar ajuda médica. Para facilitar sua vida, escreva os sintomas apresentados em um diário e anote também o dia da menstruação para relatar adequadamente o problema aos médicos. Você viu o que acontece com o corpo na tpm? São, muitos os sintomas, não é mesmo?! Mas calma! Existem tratamentos.

Tratamento da TPM

O tratamento natural tem sido um alívio para muitas mulheres que não querem tomar outros tipos de medicamentos. Ele é indicado para quase todas as mulheres, e quando é associado a uma dieta adequada e exercícios físicos pode levar a melhoria significativa dos sintomas.

o-que-acontece-com-o-corpo-na-tpm

Menopausa

Principais sintomas

Agora que você já sabe o que acontece com o corpo na tpm, veja quais são os sintomas da menopausa. Ela é caracterizada com cessação da menstruação após um período de 12 meses. Pode ocorrer entre 45 e 55 anos, mas é mais comum a partir dos 50 anos.

Os sintomas hormonais da menopausa são fogachos, sudorese noturna, ossos fracos, insônia, depressão, perda de memória, incontinência urinária dentre tantos outros.

A chegada da menopausa pode coincidir com acontecimentos próprios da idade. Neste período algumas mudanças na estrutura familiar podem ocorrer, bem como, alterações nos vínculos sociais.

Neste caso a ajuda médica é necessária para lidar com todas essas emoções. E nada melhor que utilizar produtos naturais para não interferir ainda mais nos processos vividos.

Tratamento para menopausa

Pensando nisso, é importante que você identifique os principais sintomas e converse com seu médico. Ele avaliará melhor o caso e poderá indicar o tratamento mais adequado que pode ser realizado com remédios sintéticos ou produtos naturais.

Os produtos naturais constituem uma alternativa para mulheres que não se adaptaram ao tratamento sintético ou pra outras que preferem um tratamento mais duradouro.

Os produtos naturais são baseados nas substâncias como óleo de prímula, óleo de soja e gérmen de trigo, linhaça, ômega 3 e 6. Alimentos ricos em vitamina B e C podem favorecer a produção de estrogênios e assim melhorar os sintomas da TPM e menopausa.

Alguns laboratórios já produzem compostos a base de óleo de prímula e linhaça, gérmen de soja, além de ômega 3 e 6 que facilitam a administração diária dos produtos.

reposicao-hormonal

Dentre os tratamentos naturais podemos citar alimentos a base de soja que contêm isoflavonas que são substâncias com estrutura química semelhante ao estrogênio e o óleo de prímula.

O óleo de prímula diminui a sensibilidade mamária, aumenta a sensação de bem-estar, ameniza as cólicas menstruais e fortalece o sistema imunológico. Também ajuda a controlar a compulsão por doces.

Orientações úteis para todas as mulheres na TPM e na Menopausa

Independente do período hormonal algumas recomendações são infalíveis…Prefira sempre os alimentos saudáveis. Frutas, legumes, verduras, fibras e comida caseira são ingredientes essenciais de uma boa saúde. Portanto, o seu lema a partir de agora será “descascar mais e desembalar menos”. O consumo de sal deve ser diminuído, pois favorece o inchaço das pernas e mamas.

Especificamente para os desequilíbrios hormonais que falamos, é importante comer alimentos ricos em ômega 3 e 6, vitamina E, vitamina B6 e vitamina A. O ômega 3 e 6 estão presentes nos alimentos como sardinha e salmão, melhoram o fluxo sanguíneo facilitando o retorno venoso.

A vitamina E presente no azeite e nozes podem diminuir as dores musculares da menopausa e as cólicas na TPM. A vitamina B6 é importante para equilibrar as alterações psicológicas, deixando a mulher mais calma e relaxada. A vitamina A está relacionada ao aumento da progesterona que pode diminuir os sintomas da fase da TPM. E por fim o magnésio que pode diminuir as dores musculares e as cólicas menstruais.

Além disso, é importante fazer exercícios físicos regularmente. Parece clichê, mas os exercícios liberam endorfinas (substâncias calmantes) que podem ajudar a controlar os sintomas psicológicos das alterações hormonais. Além de fortalecer a musculatura, prevenir a osteoporose e deixar as mulheres mais dispostas para encararem suas rotinas exaustivas.

Você viu o que acontece com o corpo na tpm e a na menopausa? O bom é que, já existe um tratamento natural para aliviar os sintomas e deixar você com mais bem-estar.

Gostou? Então deixe o seu comentário! Compartilhe.

leia-relogio-biologico-qual-e-seu-tempo

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email