Saiba como fortalecer o seu sistema imunológico e evitar doenças

Compartilhe
mulher forte quer fortalecer o sistema imunológico
Fortalecer o sistema imunológico é fundamental, ele defende o nosso organismo contra invasores que podem causar doenças.

Também chamado de imune ou imunitário, o sistema imunológico tem como função proteger o organismo, combatendo doenças. Esta defesa contra microorganismos invasores é feita por células chamadas leucócitos (glóbulos brancos), que também produzem anticorpos, prevenindo que as enfermidades se instalem no corpo novamente. Por isso, é importante fortalecer o sistema imunológico, veja abaixo tudo sobre esta defesa do corpo.

Por que ficamos com a imunidade baixa?

Quando o número de células defensivas diminui, a ponto de serem insuficientes comparando ao número de micro-organismos, o corpo fica frágil, tendo uma maior abertura para doenças, desencadeando a chamada imunidade baixa. Essa queda pode ser causada por doenças fortes, maus hábitos (como a falta de atividades físicas, noites mal dormidas, uso de drogas, alimentação pobre em nutrientes, etc.), uso excessivo de antibióticos, obesidade e até mesmo a idade.

Sintomas da imunidade baixa

  • Resfriado e infecções (por fungos ou no intestino) frequentes;
  • Herpes nos lábios;
  • Unhas quebradiças;
  • Queda de cabelo;
  • Fadiga;
  • Otite.

Imunidade baixa e os hormônios

Com as alterações hormonais decorrentes da gravidez, é normal que haja uma queda na imunidade, por isso, é importante dar uma atenção maior a problemas como gripe, resfriado e infecção urinária. Para evitar problemas, é essencial ter acompanhamento médico, através das consultas de pré-natal.

O mesmo acontece com a menopausa, as oscilações hormonais, além de desencadearem sintomas como calorão, perda de libido, tontura, etc. Também podem causar um enfraquecimento no sistema imunológico, por isso é importante estar sempre atenta.

Como fortalecer o sistema imunológico

Ao aumentar a imunidade, o corpo fica mais protegido e ágil no combate a doenças. Isso pode ser feito através de hábitos simples que trazem benefícios enormes para a saúde. Veja abaixo o que fazer para manter seu organismo resistente:

Alimentar-se corretamente

• Frutas cítricas: possuem vitamina C, uma grande aliada no reforço da imunidade, tendo uma grande concentração no limão e na laranja.

• Cenoura: este legume possui uma alta taxa de betacaroteno, e além do reforço do sistema imunológico, ainda traz benefícios para o resto do corpo, melhorando o aspecto de cabelo, pele e unhas.

• Castanha-do-pará: possui selênio, que tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres.

• Peixe: rico em ômega 3, este alimento auxilia no aumento da imunidade;

• Nozes: contém zinco, as células do sistema imunológico necessitam de zinco para ter um bom funcionamento.

Dormir bem

Além de dar disposição, uma noite de sono bem dormida ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois, durante o sono nosso organismo produz as células de defesa. O tempo recomendável para uma boa de noite de sono aos adultos é em torno de 7 a 9 horas.

Praticar exercícios físicos

O estresse está cada dia mais presente na vida das pessoas devido a rotina corrida. Ele pode afetar seu sistema imunológico de diversas maneiras, simplesmente por afetar seu ânimo.
atividade física pode contribuir para a comunicação do sistema nervoso central com o sistema imunológico, tornando a resposta imune mais eficiente, por isso, é importante tirar um tempo do seu dia para se dedicar ao corpo. Se você não gosta de exercícios de alto impacto, pode praticar a yoga, o tai chi chuan e exercícios de respiração, que auxiliam no relaxamento.

Tomar sol

O sol faz com que seu corpo absorva um nutriente importante para a imunidade, a vitamina D. Estudos indicam que nosso organismo precisa de cerca de duas horas de sol por semana (lembrando que muito tempo de exposição aos raios solares também pode ser prejudicial). A sugestão é pegar um solzinho por, aproximadamente, 30 minutos por dia e sem filtro solar e de preferência, que se evite tomar sol ao 12h, pois ele está mais intenso.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo e conte-nos mais sobre você e o que você faz para fortalecer o sistema imunológico!

Deixe um comentário
Print Friendly