Cardápio para melhorar o humor e te deixar mais bonita!

Compartilhe
melhorar-o-humor

Não é mistério nenhum que uma boa alimentação pode trazer enormes benefícios para o seu organismo, certo? Agora, o que talvez você não saiba, é que entre as várias vantagens que ele oferece, está o fato de que sua vida pode ficar muito mais alegre com um cardápio especial. Mas como isso é possível?

No post de hoje vamos apresentar vários exemplos de alimentos para melhorar o humor. Acompanhe nossas dicas e adote em seu dia a dia!

O que sua alimentação precisa ter?

De modo geral, os alimentos que te ajudam a manter-se saudável e em bom humor possuem altas quantidades de triptofano, um aminoácido presente nos alimentos que aumentam a produção de serotonina. A serotonina é o hormônio responsável, entre outras coisas, por regular o cérebro em situações que envolvam bem-estar. Um corpo em falta com este hormônio pode sofrer de transtornos como a depressão, sonolência e alterações bruscas de humor.

Alimentos que contêm altas quantidades de triptofano geralmente vêm acompanhados de nutrientes essenciais para um corpo saudável e ativo, ideais para qualquer atividade. Exemplos incluem:

  • Magnésio para regulagem do sistema digestivo e cardiovascular;
  • Cálcio para reforçar o sistema ósseo;
  • Vitamina C para proteger o corpo de doenças;
  • Vitamina D para ajudar na quebra de ácidos graxos, que também fortalecem o metabolismo.

melhorar-o-humor

Com um consumo frequente destes alimentos, você notará como vai estar bem mais animada para encarar o dia a dia — o que será perceptível também na sua aparência, mais saudável e visivelmente mais disposta.

Agora que você já sabe como os alimentos podem deixá-la ainda mais bonita e feliz, vamos ver quem são os responsáveis por estas mudanças. E você vai se surpreender com alguns deles.

Sorria! Veja a lista dos alimentos essenciais para melhorar seu Humor

Estes são os alimentos que vão te ajudar a ter uma vida muito mais bonita e bem-humorada. E não se preocupe com as receitas e cardápio; mais adiante, temos algumas sugestões para você organizá-las da maneira que preferir.

Avelã

Possui uma boa quantidade de triptofano, além de selênio, mineral responsável por produzir boa quantidade de energia no corpo. Para quem gosta de oleaginosas, outras sugestões que podem gerar os mesmos efeitos são nozes, amêndoas e castanha-do-pará.

Abacate

O abacate é uma fruta muito benéfica para a sua saúde, além de levantar o seu humor. Rica em boas gorduras, ela é também uma ótima fonte de triptofano e de vitaminas C e D. Guacamole, cremes, vitaminas: use sua criatividade e consuma mais abacate no seu dia. Maracujá, abacaxi e uva podem ser boas substituições para variar nas frutas e conseguir efeitos similares.

Banana

Este é o seu melhor amigo para obter os carboidratos que você precisa para uma vida mais animada! Além de triptofano, possui nutrientes como magnésio, potássio e vitamina B6. Com apenas uma banana por dia, você consegue todos esses efeitos.

como-melhorar-humor-banana
Imagem by Freepik

Chocolate

Quem nunca comeu ou bebeu um chocolate em um dia mais friozinho, ou quando está naquele dia mais triste? Por mais que digam que esta não seja a melhor atitude, na verdade, o chocolate adequado pode ajudar — e muito — o humor.

Ele não contém muio triptofano, mas sua versão amarga (a mais recomendada aqui) possui boa quantidade de manganês, magnésio, vitamina B6 e cobre, capazes de elevar sua sensação de bem-estar. Se lhe faltar bananas, esta é uma boa dica de substituição.

Laranja

Combater o estresse com um bom suco de laranja feito na hora pode ser a solução do seu problema. A fruta cítrica, além de outras deste grupo como a tangerina, maracujá, e limão, possui uma fonte considerável de vitamina C, além de fornecer outros nutrientes que o corpo precisa.

Leite

Cálcio e triptofano são os melhores nutrientes que você pode tirar do leite. Você pode encontrar o mesmo em seus derivados, como a manteiga (não vá confundir com margarina; essa não ajuda em nada) e queijos, sendo mais recomendáveis a ricota e o queijo branco.

Peixes e frutos do mar

Os frutos do mar não possuem uma quantidade considerável de triptofano, mas não deixam de oferecer minerais importantes para o cérebro produzir serotonina, como selênio e zinco. Opções como salmão, sardinha, atum, e ostras oferecem os nutrientes de que precisa para complementar sua alimentação.

Outras sugestões

É claro que essas não são as únicas opções de alimentos que você pode degustar para conseguir o bom humor que tanto deseja. Alimentos como ovos e pimenta, que oferecem vitaminas e bem-estar; a alface, que cuida do coração e da insônia; e até mesmo o feijão, que dentre outras características, possui uma alta quantidade de ferro, podem manter seu organismo muito mais ativo, animado e belo.

Melhorar o Humor é sinônimo de rotina equilibrada

Apesar de você já saber uma ampla variedade de alimentos que podem te tornar mais bem-humorada e bonita, pode ser um pouco confuso, a princípio, organizar tudo isso em um cardápio diário para aproveitá-lo, não é verdade? E é claro que vamos te dar uma ajudinha para facilitar essa organização!

Escolha uma das opções a seguir em cada horário de refeição. Assim, você não ficará perdida sobre o que comer, e pode variar sem perder os nutrientes que precisa:

Café da Manhã

cafe-da-manha

  • Banana
  • Avelã
  • Abacate
  • Leite (Chocolate quente, feito com chocolate amargo em pó, é uma boa sugestão)

Almoço

  • Suco de laranja
  • Peixe
  • Feijão

Lanche da Tarde

Jantar

  • Frutos do mar
  • Arroz integral com castanhas
  • Suco de uva

Fique atenta: as sugestões de alimentos como substitutos podem nem sempre possuir todos os nutrientes para o bom humor, mas vão garantir que você possa variar os alimentos no dia a dia. Além de melhorar o humor, privilegiar esses alimentos no seu cardápio pode, ainda, te ajudar a perder aqueles quilinhos a mais. Isso sim é emagrecer com prazer!

Lembre-se que uma boa alimentação é apenas parte da receita para ter um bom humor e ficar ainda mais linda. Praticar exercícios e se dedicar a hobbies são os outros ingredientes para uma vida mais sadia. Tenha isso em mente quando quiser melhorar o humor!

Gostou do nosso artigo? Quais desses alimentos você já consome no seu dia a dia e quais pretende incluir? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email