Tabelinha funciona? Descubra se este método é realmente seguro!

Compartilhe
tabelinha-funciona

Muitas mulheres querem prevenir a gravidez e ficam com aquela dúvida de qual método é melhor e mais eficaz. Dentre os questionamentos, aparece na mente “será que a tabelinha funciona?”. Fique tranquila, o Saudável e Feliz explica pra você!

O que é a tabelinha?

Também chamada de Método Rítmico ou Ogino-Knaus, a tabelinha é um método contraceptivo natural, baseado no ciclo menstrual e na inspeção do período fértil. Mesmo sendo uma prática gratuita, natural e sem efeitos colaterais, é necessário ter bastante atenção, pois qualquer erro nos cálculos pode gerar a gravidez.

“A mulher que quiser utilizar este método deve ser orientada a marcar em um calendário, durante pelo menos seis meses, o primeiro dia de cada menstruação, para verificar o número de dias que durou cada ciclo menstrual e, com esses dados, calcular o período fértil, com a ajuda de um profissional de saúde.”

— Ministério da Saúde

Nos dias em que a mulher estiver fértil, a relação terá que ser sem penetração e a ejaculação não pode ser próxima à entrada da vagina, como no períneo, na coxa ou na virilha.

A tabelinha funciona?

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a tabelinha tem uma eficácia de 76 a 88%, se feita corretamente, tendo uma proporção de contracepção inferior a alguns métodos e semelhante a outros. Veja abaixo o nível de eficácia deles:

Método eficácia
pílula contraceptiva oral (anticoncepcional) 97%
adesivo anticoncepcional 91%
anel vaginal 91%
DIU 99%
diafragma 88%
espermicida 71%
esponja contraceptiva 76 a 88%
preservativo feminino 79%
preservativo masculino 85%
injeção anticoncepcional 97%
implante contraceptivo 99%
laqueadura 95%
vasectomia 99%

 

 

“Em termos gerais, quem se vale da tabelinha, deveria precaver-se cinco dias antes e cinco dias depois da data da possível ovulação. Vamos supor um ciclo de 28 dias. Teoricamente, a ovulação se daria no décimo quarto dia. Portanto, para garantir certa margem de segurança, a partir do nono dia até o décimo nono a menina deveria cercar-se de cuidados. No entanto, emoção mais forte, alterações no nível de progesterona ou a própria atividade sexual podem alterar o ciclo e comprometer o resultado.”

— Professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, Nilo Bozzini.

Quando ocorre a ovulação?

No geral, a ovulação acontece no meio do ciclo, que pode variar entre 28 e 35 dias. Por exemplo: nos ciclos regulados de 28 dias, a mulher ovula em 14 dias depois do 1º dia da última menstruação.

Esta fase é conhecida como o período fértil, que é o momento no qual o óvulo é liberado pelo ovário, chegando até as trompas. Logo em seguida, ele percorre o trajeto até o útero, para fecundação. Por isso é sempre importante se atentar nesse período, pois é o mais propício à gravidez.

Como saber o padrão menstrual?

tabelinha-funciona-ciclo-menstrual
Ministério da Saúde – tabelinha funciona?

1- Anote o primeiro dia de cada menstruação. O ciclo vai corresponder ao 1º dia da menstruação, até o dia que antecede o fluxo menstrual seguinte.

2- Após anotar este padrão menstrual, é necessário reconhecer a data do período fértil. Para calculá-lo, o procedimento é o seguinte:

(total de dias do ciclo mais curto – 18 = início do período fértil)
(total de dias do ciclo mais longo – 11 = fim do período fértil)

3- Considerando este exemplo, onde o ciclo menstrual mais longo possui 35 dias e o ciclo mais curto possui 26 dias, obtemos:

(26 – 18 = dia 8, início do período fértil)
(35 – 11 = dia 24, fim do período fértil)

Benefícios da tabelinha

  • não altera a pele;
  • não dá dor de cabeça;
  • não altera o peso;
  • não afeta a menstruação;
  • não gera gastos.

Desvantagens da tabelinha

  • baixa porcentagem de eficácia comparada a maioria dos outros métodos;
  • não oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis;
  • necessita de monitoramento constante do ciclo menstrual e da ovulação;
  • não é recomendada para quem tem ciclo menstrual desregulado.

Qual a chance de engravidar no período fértil?

tabelinha funciona?
tabelinha funciona?

O ginecologista Sérgio Kobayashi aponta que a probabilidade de engravidar com apenas uma única relação sexual sem preservativo é de 8%. Mesmo parecendo uma porcentagem pequena, a chance de fecundação é alta.

Usar a tabelinha como método contraceptivo pode oferecer riscos, já que fortes emoções, stress e até mesmo um resfriado podem desregular a menstruação feminina.

Tabelinha e gravidez

A tabelinha também pode ser usada para engravidar. Você deve estar questionando agora: como assim? O cálculo do período fértil pode ser muito útil para quem quer ser mamãe, já que é a fase na qual a mulher fica mais propensa à gravidez, mas, diferente de quem quer evitar filhos, o coito (ejaculação) do parceiro nesse caso não é interrompido.

Já usou o método da tabelinha? Funcionou ou deu super errado? Deixe seu depoimento!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

  1. E sobre os injetáveis? É realmente seguro a injeção mensal, né? Estou pensando em utilizar o Cyclofemina. Os ativos são acetato de medroxiprogesterona e o cipionato de estradiol. Pesquisei nesse site http://cyclofemina.com.br que tem informações como a bula mas gostaria de saber mais sobre a injeção. Vocês tem algum post sobre ela? Aguardo resposta!

    • Olá Marta! Em relação as injeções contraceptivas, variam entre períodos. Algumas duram 1 mês e outras até 3 meses, mas isso depende da quantidade de hormônio que seu ginecologista liberar. Não temos uma matéria ainda, mas agradecemos a sugestão e com certeza produziremos em breve. Abraços Equipe Saudável & Feliz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui