Ter ou não ter que sofrer com os sintomas da menopausa é uma opção de cada mulher, pois existem inúmeras formas de amenizar as mazelas e obter uma qualidade de vida melhor. A dança é uma ótima alternativa para quem está buscando recursos para não sofrer com a queda hormonal. Gostou?! Então descubra aqui como a dança na menopausa pode ser um recurso muito bom para a sua saúde.
Os benefícios da dança na menopausa
Não é de hoje que as mulheres recorrem à dança em busca de mais bem-estar, saúde e socialização. A dança tem o poder de curar os sofrimentos emocionais, proporcionar um reencontro com o eu, e é claro tonificar o corpo! Todavia, os benefícios da dança perpassam os três itens citados e esbarra na menopausa. A dança na menopausa combate os sinais emocionais como, a depressão, a ansiedade, a gangorra emocional, o estresse e todos os outros problemas de caráter psíquicos. Mas também, ajuda a reverter o declínio físico, pois enrijece os músculos e fortalece os ossos.
A dança pode te ajudar na menopausa também, no resgate com a vaidade, pois muitas mulheres acabam se distanciando ou abrindo mão de suas estimas devido o grande mal-estar gerado pelos sintomas, e através da dança o desejo de evidenciar a beleza retorna!
Agora que você já sabe o quanto a dança na menopausa é uma aliada de grande destaque, que tal descobrir alguns ritmos que irão fazer a sua cabeça e seu corpo e é claro te deixar com vontade de mexer os pezinhos?
Samba
Sambar além de garantir muita diversão, garante também muito suor! E para quem está em busca da diminuição das medidas e dos inchaços ocasionados pelo a menopausa, esse estilo de dança é ótimo. É possível encontrar aulas de samba de gafieira e de samba-enredo. O samba de gafieira é executado em dupla, portanto, não perca tempo e já convide o seu parceiro para entrar na aula com você! Vocês irão economizar nas mensalidades e de quebra irão garantir algumas horinhas juntinhos dançando! Isso não é um máximo?
Agora, se você está solteira as aulas de gafieira podem te ajudar a fazer novos amigos, e quem sabe conhecer uma pessoa especial? O samba de gafieira também irá te ajudar a tonificar os braços, as pernas, panturrilhas e glúteo, bem como melhorar o reflexo visual, a agilidade motora, a percepção de espaço e adquirir muita leveza.
Já o samba-enredo é uma atividade que demanda muito fôlego e agilidade, portanto, se você busca dar adeus para o sedentarismo em grande estilo e de quebra, tonificar todos os músculos do corpo e melhorar a postura esse ritmo é uma ótima pedida. O samba-enredo, também pode ajudar na prevenção da pressão alta, do AVC e das doenças cardíacas de um modo geral. Não se esqueça da sandália plataforma meia-pata, do batom e de muito carão! Você se sentirá uma rainha de bateria!
Estilleto
Já que estamos falando de salto alto, e caso você já seja uma mulher fatal, o estilleto é a dança ideal para você! A dança estilleto foi idealizada pela cantora, dançarina e atriz Beyoncé Knowles e possui como regra máxima dançar sobre os saltos altos e ter que transbordar muita feminilidade. Os passos de dança são altamente rigorosos demandando muita agilidade, equilíbrio e muita força na peruca, pois o cabelo estará presente em todas as coreografias.
A dança é embalada sob os acordes do R&B (Rhythm and blues) estilo musical afro-norte americano que tem como característica ser um ritmo completamente sensual e envolvente. O estilleto além de resgatar a feminilidade, ajuda a fortalecer os membros inferiores femininos, ajuda a desenvolver o equilíbrio e percepção espacial, bem como, é ótimo para melhorar a auto-estima da mulher.
É impossível não começar a dançar estilleto e não dizer um até nunca mais para baixa-estima! Você se tornará uma mulher poderosíssima, cheia de atitude e blindada contra os sintomas emocionais da menopausa.
Dança do ventre
Aproveitando que estamos falando do resgate do feminino, a dança do ventre também é fabulosa para esse propósito. Esse estilo de dança na menopausa proporciona uma expedição interna e externa no corpo feminino, proporcionado a ressignificação do que é ser mulher, potencializando a vaidade, a sedução e o desejo. Por isso, a dança do ventre é muito procurada por mulheres que estão lutando contra o câncer, e que devido ao tratamento tiveram algumas características femininas ceifadas, a dança ajuda a realocar a percepção, e o espelho passa a ser um aliado e não mais um ditador do sofrimento e da cobrança!
Zumba
A zumba na verdade é um exercício aeróbico baseado nos movimentos de danças latinas, como o reggaeton e a salsa e se abrasileirou aglutinando os ritmos brasileiros. O treino dançante trabalha principalmente os músculos das coxas, glúteos e dos quadris. A zumba é ótimo para quem está em busca de novas amizades, pois as aulas são realizadas sempre em grandes turmas proporcionando interação social. Através da zumba você dará tchau para o estresse, tristeza e é claro para o sedentarismo.
Você pratica algum estilo de dança? Conte-nos os benefícios que foram conquistados!