Chá para menopausa: Conheça os 7 maiores benefícios

Compartilhe
cha-para-menopausa

A menopausa começa a dar o “ar da graça” e muitas mulheres já ficam desesperadas. Nada mais natural, já que perdemos muitos hormônios nesse período, como a progesterona e estrógeno, situação que causa muitos efeitos colaterais.

Alguns deles são muito conhecidos e, se você ainda não experimentou, certamente já ouviu falar. Ondas de calor, aumento de peso e irritabilidade aflorada são apenas alguns exemplos.

Uma alternativa para lidar com essa situação é um tratamento natural: chá para menopausa. Veja na postagem de hoje quais são os benefícios que eles podem trazer no controle desse período!

O que é um chá para menopausa, afinal?

Beber chá para menopausa têm o objetivo de minimizar os efeitos da menopausa. Assim, as mulheres conseguem lidar com mais facilidade e leveza com essa situação. Existem diversas opções de chás, envolvendo frutas, legumes, temperos e o que mais você imaginar. Essa é uma maneira natural e sem nenhum tipo de comprometimento para sua saúde.

Quais são as suas vantagens?

1. Diminuição do calor

O calor é uma das principais queixas das mulheres durante a menopausa e, se você já sentiu, entende por quê. Beber chá para menopausa que contenha elementos específicos em sua composição, como a soja, ajudam muito a controlar essa sensação.

Se não for a soja, é bom procurar qualquer alimento que seja rico em isoflavona, pois esse fotoquímico pode atenuar esses sintomas. Caso você não saiba da importância desse componente, ele atua na produção, metabolismo e ação dos hormônios sexuais, regulando a quantidade ideal. Como o calor é provocado pela queda hormonal, os isoflavonoides ajudam muito, pois atuam como um substituto quase perfeito para o estrógeno.

Assim, o equilíbrio hormonal é restabelecido e você sente menos o calor (especialmente o calor noturno).

reposicao-hormonal

2. Combate ao acúmulo de gordura

É fácil perceber que a gordura se acumula com uma facilidade incrível nesse período, o que faz com que muitas mulheres engordem. O chá branco pode ser um grande aliado nesse momento, pois ele tem uma quantidade maior de catequinas que o chá verde.

O chá branco é feito com folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes delas aflorarem. O prateado desses brotos e folhas fez com que bebida fosse nomeada de chá branco. A planta não passa por fermentação e tem ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína. Para prepará-la, a planta passa pela a vaporização parcial e secagem ao ar na luz natural.

Com essa boa composição, o efeito antioxidante é aumentado, ajudando na eliminação de toxinas que ficam no seu organismo e ainda na regularização das lipoproteínas. E não para por aí: esse chá ainda aumenta o metabolismo basal, medida que auxilia o controle do acúmulo de gordura visceral.

3. Promoção de satisfação e tranquilidade

É muito comum ficar mais estressada, sem paciência e irritada. A sensação é horrível e faz com que a gente fique desgastada. Durante esse período, a sálvia pode ser outro ingrediente interessante, trazendo muitos benefícios.

Com uma ação anti-inflamatória, ela atua diminuindo as dores de cabeça e a irritabilidade. Só de controlar esses dois sintomas, já é motivo de sobra para tomar esse chá, concorda? E o melhor de tudo é que você pode encontrá-lo nas lojas de plantas medicinais e produtos naturais.

4. Melhora da vida sexual

Um ponto que é realmente decepcionante durante a menopausa é a perda de libido, não é? Ficamos sem disposição para ter relações sexuais, e muito disso por causa do ressecamento vaginal. Os chás também podem ser uma ótima opção, pois trabalham com muita eficácia combatendo esse ressecamento, controlando os níveis hormonais e despertando seu desejo.

relação-libido-e-chás-para-menopausa

5. Diminuição do inchaço

A retenção de líquidos também é comum nesse tempo, o que aumenta o inchaço e faz com que muitas mulheres se sintam mais feias, tendo uma queda na autoestima. Até para isso os chás também podem se revelar como uma boa solução, principalmente aqueles que têm um perfil mais diurético e ajudam na liberação de líquidos.

Nesse caso, aposte em opções como chás verdes, de urtiga ou de gergelim – que podem amenizar esses efeitos. Além disso, adotando essa medida, você aumenta o consumo de líquidos durante o dia, o que pode não fazer sentido, mas ajuda bastante. Tudo isso porque você estimula o trabalho dos rins e faz com que eles filtrem com mais facilidade.

6. Auxílio na perda de peso

Beber chá para menopausa ajuda na perda de peso parecem uma realidade distante de cada uma de nós, não é? A boa notícia é que essa opção existe. O chá de amora é um exemplo (além de ser superfácil de preparar). Tudo que você precisa fazer é colocar a água para ferver e, quando isso acontecer, colocar algumas folhas de amora.

E não é só isso: o chá de amora ainda é rico em vitamina C e antioxidante, o que ajuda muito no combate aos radicais livres e na prevenção do envelhecimento antes da hora e do câncer.

7. Combate à osteoporose

A osteoporose é uma doença muito comum, mas seu efeito é ainda mais incisivo entre as mulheres. Como reduz a densidade dos ossos, eles ficam mais sensíveis a possíveis quebras e dores. Há alguns anos, os médicos achavam que a doença era causada por pouco cálcio no organismo, mas hoje se sabe que ela ocorre por uma má distribuição dessa substância.

Esse problema também pode ser resolvido com alguns chás, como a alfafa e a amora. A alfafa é rica em vitamina K, substância que pode atuar na prevenção da massa óssea, enquanto a amora tem boas doses de cálcio, o que ajuda no combate.

E o melhor é que essas substâncias também podem prevenir os sintomas também, ou seja, um motivo a mais para você as inserir na sua dieta. Dessa forma, não precisa lidar com esse tipo de situação.

Com tantos benefícios assim, você certamente já sabe que os chá para menopausa é uma ótima opção para enfrentar esse período com mais tranquilidade. Não desperdice a oportunidade de descartar alguns desses efeitos colaterais e viver com mais leveza!

Para ter resultados ainda melhores, considere inserir alguns sucos na sua dieta – eles também podem ser ótimos aliados. Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de comentar no espaço abaixo, para que possamos ajudá-la! Até a próxima!

Deixe um comentário
Print Friendly