Como lidar com a sensação de solidão na menopausa?

Compartilhe
Nós mulheres sofremos consequências da menopausa físicas e emocionais. Descubra como lidar elas, principalmente a sensação de solidão
Descubra como lidar com a sensação de solidão

A vida corre agitada para nós mulheres. Sempre às voltas com a família e o trabalho, cuidar de tudo e de todos preenche a maior parte do tempo. Mas com o decorrer dos anos e o crescimento os filhos acaba vindo a famosa síndrome do ninho vazio. Esse momento, da autonomia dos filhos, geralmente coincide com o climatério. Quando isso acontece, dá para dizer que a solidão na menopausa se torna uma das consequências mais difíceis nesse período em que a mulher já fica naturalmente mais vulnerável emocionalmente. Por isso, muita atenção: cuidar de si mesma, nessa época de transição é garantir qualidade de vida!

Algumas consequências da menopausa para o corpo

Com o fim da atividade dos ovários, há uma progressiva redução dos níveis hormonais. Esse desequilíbrio influencia no funcionamento do organismo, e pode ser facilmente percebido em diversas partes do corpo:

  • Pele – extremamente sensível às variações hormonais, pode sofrer com a queda dos níveis de estrogênio, se tornando mais frágil. As células produtoras de colágeno e elastina se modificam, o que facilita o aparecimento das rugas e a perda do viço. Manchas também costumam aparecer, por causa das alterações na função dos melanócitos, os responsáveis pela produção de pigmento.
  • Unhas – além de crescerem mais devagar, elas ficam mais frágeis e quebradiças. Além disso, podem engrossar e apresentar estrias.
  • Vagina – Os lábios vulvares e a mucosa vaginal se tornam mais finos, as secreções diminuem, surge a secura vaginal. Isso tudo pode vir acompanhado por uma intensa coceira e até mesmo ardor, incontinência urinária e dores durante a penetração na relação sexual.
  • Estrutura óssea – com menos estrogênio circulando no organismo, as células que formam os ossos são menos estimuladas. Como resultado, há uma progressiva perda de massa óssea, denominada osteoporose pós-menopáusica.

Apesar dessas consequências da menopausa, tenha em mente que é perfeitamente possível reverter o quadro desanimador pintado pelas mudanças hormonais.

Como lidar com as modificações no corpo

Há muito que se fazer para ficar de bem com a vida, basta você ficar atenta para perceber que as possibilidades são muitas. Entre elas, as melhores são os produtos naturais: muito eficientes para combater os efeitos da menopausa, eles são aliados seguros nessa luta. Que é possível vencer!

menopausa

Como lidar com a sensação de solidão na menopausa?

Muitas vezes uma das consequências da menopausa é a sensação de estar sozinha. Aqui, a dica é investir em si mesma. Se nos anos que se passaram você esteve ocupada com as necessidades dos filhos e da sua carreira, agora chegou a hora de cuidar de você. Em primeiro lugar, se valorize. Enxergue tudo o que já fez, e o quanto foi capaz de realizar, e não deixe que os hormônios te abalem a ponto de mergulhar em um estado de desânimo e depressão.

Invista nos seus sonhos

Nada de enxergar o fim do período fértil como o primeiro passo para a velhice! Ao invés disso, encare-o como um divisor de águas, uma passagem para uma época de maiores cuidados pessoais e maior dedicação aos seus objetivos.

Sabe aquele curso que você sempre quis fazer, mas antes precisava fazer o jantar das crianças? Ou aquela viagem com seu esposo que estão adiando há anos para pagar o ensino do seu filho? Pois é… agora você pode e deve realizar tudo isso.

Comece a enxergar o lado positivo das coisas e assim verá que a solidão na menopausa não precisa ser um sintoma, apenas uma fase ruim.

Cuide da sua saúde

Cuide de sua saúde física. Um bom começo é a adoção de uma vida saudável com alimentação correta e terapia com tratamentos naturais, livres de contraindicações.

E não deixe de prestar atenção na sua aparência:

  • Exercite-se – sedentarismo é péssimo em qualquer fase da vida, mais ainda após o fim da menstruação. Praticar atividades físicas, além de manter suas curvas e seu peso em dia, te auxiliará a fortalecer o coração, ossos e a autoestima. Se não gosta de academia que tal convidar uma amiga para caminhar 40 minutos com você?
  • Cuide da pele – beba muita água, para manter a pele sempre hidratada. E só saia ao sol com filtro solar.  O uso diário de um bom creme para o rosto, área dos olhos e mãos é mais um hábito que deve ser adotado para continuar com a pele ótima.
  • Alimente-se bem – frituras, gorduras, bebidas alcoólicas: abandone de vez esses vilões da boa forma. Substitua-os por uma alimentação rica e equilibrada, com muitas fibras.
  • Durma com qualidade. Adotar uma rotina de horário para ir para a cama fará seu relógio biológico se acostumar quando é hora de fechar os olhos e dormir.
  • Inclua em sua dieta alimentos como inhame e soja, que contribuem para diminuir os calorões da menopausa.

menopausa-exercicios

Interaja

Aproveite o seu tempo para interagir, seja com a cultura, com as pessoas ou com o mundo ao seu redor. Eles incluem fazer novas amizades, estar em sintonia com a evolução que ocorre em toda parte e, é claro, afastar a sensação de solidão.

Eles abrangem ainda bem-estar mental e bom funcionamento das funções cognitivas. Ou seja: colocar a cabeça para funcionar. Sabe aquela frase: Mente vazia, oficina do diabo? Então, talvez seja hora de você se aplicar em alguma coisa 100%, assim os pensamentos ruins vão perder espaço.

Deixamos, aqui, uma última consideração: todas as sensações que acompanham a menopausa – inclusive a de solidão – podem estar relacionadas à parte física. Então, comece o quanto antes a colocar seu corpo em equilíbrio!

Deixe um comentário
Print Friendly