Contratura muscular – como tratar?

Compartilhe

O tratamento para a contratura muscular deve levar em consideração, a causa gatilho que está por trás da contração do músculo. Isso porque, essa movimentação incorreta pode ser um alerta de mau posicionamento postural, ou até mesmo estar associada com uma doença mais grave.

Com isso, fica claro que tratar do incômodo perpassa pela obtenção de exames e do diagnóstico, assim como, não deixe de escutar o parecer de um médico descartando ou não a evidência de uma outra enfermidade.

“Uma contratura muscular ocorre quando o músculo se contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento, em reposta a uma sobrecarga de esforço continuando exercício sobre um músculo ou tendão, e ao quais os mesmos não estão acostumados.”

-Autor desconhecido.

Doenças ligadas à contratura muscular

Conforme foi sinalizado, a contração incorreta do músculo pode ser o sintoma de alguma outra doença que esteja acometendo o organismo e causando a disfunção muscular.

Por isso, se faz necessário identificar a causa e tratá-la também, ao contrário qualquer procedimento terapêutico que seja destinado ao combate das dores não será eficaz. Veja a seguir as doenças que podem desencadear a contratura muscular:

reposicao-hormonal

Qual é o sinal ?

Os sinais principais são o espasmo do músculo, e a dor que pode variar de intensidade. O fato é que essa contratura, pode ocorrer em qualquer região do corpo contemplada por algum tipo de musculatura, e essa ação impacta o bom funcionamento dos órgãos, tendões, articulações e vasos sanguíneos. Os reflexos de uma contratura muscular no corpo são:

A coluna vertebral também é um agravante

Os desequilíbrios que ocorrem nas vértebras fazem com que os músculos tenham que trabalhar constantemente para compensar a desestabilização e, com isso, ficam fadigados e desencadeiam contraturas musculares.

São como campainhas alertando que os músculos estão sobtensão e muito sobrecarregados; lutando para manter o equilíbrio corporal. O que normalmente não se sabe é que os problemas na coluna, podem afetar drasticamente a harmonia entre todos os elementos que compõem o corpo humano.

Como tratar a contratura muscular?

Para tratar a contratura muscular, a pessoa necessita unir três procedimentos distintos, entretanto, quando são somados afastam a possibilidade de mais um episódio de uma contração irregular, são eles:

  • Terapêutica medicamentosa;
  • Fisioterapia;
  • Dieta adequada.

Medicamentos

Os medicamentos serão prescritos para os casos em que as dores estão intensas. O médico pode recomendar anti-inflamatórios e relaxantes musculares, todavia é importante ressaltar que apenas tomar os remédios não será o suficiente, você precisa seguir o TFD (Terapia de medicamentos, fisioterapia e uma dieta rica em nutrientes).

Fisioterapia

É um grande erro achar que a fisioterapia não surtirá efeito contra a contratura. Dos três pilares da TFD, ela é a maior potência, pois reabilitará o músculo atingido e dará  condições para que a musculatura possa seguir com as suas funções básicas.

contratura-muscular
Fisioterapia de paciente com contratura muscular.

Dieta adequada

As pessoas que sofrem da disfunção necessitam incluir em suas refeições, três minerais fundamentais para a saúde dos músculos: o potássio, magnésio e o cálcio. Incremente em sua dieta os alimentos abaixo:

Aliviando a dor

Às vezes mesmo seguindo os passos do TFD, as dores não aliviam de imediato, e isso é natural, pois se leva um tempo até surtir o efeito esperado. Mas, o desconforto não espera!

Caso você queira adicionar ao tratamento técnicas caseiras para o alívio imediato da dor, nós temos a solução. Veja a seguir algumas dicas de como amenizar o padecimento.

Tratando após a lesão

Após a pessoa sofrer a lesão, recomenda-se que se tome algumas precações para que os impactos não sejam mais intensos no músculo.

Compressa com gelo

A compressa com gelo irá atuar sobre o nervo que está correlacionado com o músculo, é um bloqueio térmico que irá minimizar o sinal nervoso, com isso, você sofrerá menos com a dor.

A compressão fria deve ser realizada durante os três primeiros dias após a lesão – faça 3 vezes ao dia, em um tempo médio de vinte minutos.

Tratando 3 dias após a lesão

Depois dos três primeiros dias após a lesão, é hora de garantir a regeneração muscular. Portanto, você irá investir em técnicas que garantem o relaxamento da musculatura, para que ela possa se reestruturar.

Compressa com água quente

A compressa com água quente deve ser utilizada na contratura muscular para relaxar a região. Essa técnica só deve ser utilizada três dias após a lesão. Você também deve fazer três vezes ao dia (assim como a de gelo) até desaparecer a dor e a musculatura se soltar.

Beba muita água!

Um corpo desidratado está mais suscetível a sofrer de contratura muscular. Portanto, beba no mínimo dois litros de água, bem como, consuma melancia, melão e carambola, pois elas possuem em suas composições uma grande quantidade de água.

A água é um elemento fundamental para a metabolização celular; e um organismo sem a presença desse nutriente básico para a sobrevivência está fadado a sofrer com os espasmos e com as dores.

A prevenção

A prevenção da contratura está vinculada ao cuidado com os músculos. Alongar o corpo é uma ótima maneira de deixar a musculatura flexível. Invista também RPG para reeducar a postura e evitar futuros impactos na coluna vertebral. Faça atividades físicas, todavia, atenção aos excessos, pois podem também ocasionar a contratura muscular.

Você já sofreu uma contratura muscular? O que você fez para amenizar as dores? Nós queremos saber. Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui